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Dados do Trabalhos de Conclusão

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE (33005010001P9)
A EDUCAÇÃO MUSICAL E SEUS FINS
VANDERLEI APARECIDO BANCI
DISSERTAÇÃO
08/12/2021

O presente estudo tem como foco a educação musical para crianças do ensino fundamental I, em escolas da rede municipal da cidade de Guarulhos. A investigação pretende demonstrar a educação musical desenvolvida nas escolas, revelando, por um lado, a pretensão e as propostas dos educadores das escolas e da Secretaria de Educação, e, por outro, a proposta incorporada pelos educandos. A hipótese do trabalho é de que a educação musical consiga transformar a relação com as emoções e os sentimentos. A pesquisa foi conduzida por meio de investigação das finalidades da educação musical baseada no desenvolvimento da linguagem musical nos aspectos do canto, audição, leitura, escrita, criatividade e significação. As referências teóricas e metodológicas se apoiam nas obras e análises das obras de L. S. Vigotski, principalmente a “Psicologia da Arte” e Adorno. O trabalho é constituído por uma pesquisa empírica, feita por meio de entrevistas com dois professores e duas de suas ex-estudantes que vivenciaram a educação musical. Os professores são licenciados em educação musical concursados e vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos. A pesquisa também incluiu levantamento documental das instituições e dos professores. Mais especificamente, foram analisados os seguintes documentos: Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Proposta Curricular da Rede Municipal de Guarulhos (QSN), Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) de três escolas da Prefeitura de Guarulhos, onde os professores entrevistados atuaram; Programa de Formação Continuada da Secretaria de Educação para os educadores musicais; três planejamentos pedagógicos da professora entrevistada, além das entrevistas, feitas com os quatro sujeitos da pesquisa. Os resultados confirmaram a hipótese inicial, demostrando a relevância e a necessidade da educação musical nas escolas desde a primeira infância até o ensino médio.

educação musical;arte educação;educação fundamental
The present study focuses on music education for children in the basic education at municipal schools in Guarulhos. The investigation aims at demonstrating the music education offered in the schools, revealing, at one hand, the pretension and proposals of both the schools’ educators and the Education Secretary, and, on the hand, the proposal incorporated by the students. My hypothesis is that music education may transform the relation with the emotions and the feelings. The research was carried out through the investigation of the purposes of music education based on the development of the musical language in the aspects of singing, hearing, writing, creativity and signification. The theoretical and methodological references are supported by the works and analyses of L. S. Vigotski, mainly “The Psychology of Art”, and also of Adorno. The work constitutes empirical research, with interviews with two teachers, and also with two of their previous students which have experienced musical education. The teachers either have a degree in Music, or are licensed in music education. They are public servants of Guarulhos Municipal Education Secretary. The research also included bibliographic survey of the institutions and teachers’ documents. More specifically, I analyzed the following documents: Common National Curriculum Base (BNCC); Curriculum Proposal of the Municipal Network of Guarulhos (QSN); Political Pedagogical Projects (PPPs) of three Guarulhos Municipal Schools, where the interviewed teachers worked; Continued Education Program offered by the Education Secretary for music educators; three pedagogical plans of the interviewed teacher; and the interviews made with the four subjects. The results corroborate the initial hypothesis, evincing the relevance and necessity of music education in schools from early childhood to high school.
music education;art education;basic education;elementary education
1
209
PORTUGUES
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
Vanderlei Aparecido Banci.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS
INSTITUIÇÃO ESCOLAR: ORGANIZAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES
A DIDÁTICA, OS NÍVEIS DE ENSINO E A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES

Banca Examinadora

ALDA JUNQUEIRA MARIN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALDA JUNQUEIRA MARIN Docente - PERMANENTE
MARIA REGINA GUARNIERI Participante Externo
LUCIANA MARIA GIOVANNI Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (módulo Taxas) 30

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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