• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
O USO DO LASER COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICA
REINALDO INACIO BARBALHO
DISSERTAÇÃO
22/01/2021

A realização de experiências é um poderoso mecanismo para ampliar e dá sentido aos conhecimentos teóricos presentes nos livros didáticos. Porém, a realização de experiências por parte dos professores e dos estudantes ainda se revela um grande desafio. A utilização de manuais de experimentos na rede de ensino público é escassa e quando utilizados possui um custo, dificuldade de montagem e pouco valoriza aquilo que o aluno já possui de conhecimento de mundo. O uso de um manual de experimentos no campo da óptica usando o laser permite um melhor engajamento e participação ativa dos alunos no processo ensino-aprendizagem. Este trabalho apresenta um manual de experiências, de montagem simples com materiais de baixo custo e de fácil aquisição. O manual de experimento possui seu conteúdo voltado para o apoio ao ensino de Óptica e está disponível na versão digital e impressa. Esse manual é composto de nove experimentos sendo que todos usam o laser como ferramenta principal. Durante a realização das experiências o aluno deve participar ativamente do processo, sendo auxiliado pelo professor. Ao responderem aos questionários, os alunos são levado a fazer um comparativo entre o que já sabiam, isto é, seus respectivos conhecimentos prévios, com o que a literatura propõe, para então chegarem a conclusões. A aplicação desse trabalho ocorreu nas turmas de segundo ano da escola de Ensino Médio de Croatá Flávio Rodrigues, localizada no município de Croatá-CE. Por meio do pré-teste e do pós-teste foi possível verificar que houve um crescente nível de aprendizagem dos conteúdos e satisfação dos alunos, atingindo, assim, uma aprendizagem significativa, principal objetivo desse trabalho.

Aprendizagem Significativa;Ensino de Física;Experimentação;Laser.;Luz
Experimenting is a powerful mechanism to expand and gives meaning to the theoretical knowledge present in textbooks. However, conducting experiments on the part of teachers and students still proves to be a great challenge. The use of experiment manuals in the public school system is scarce and when used it has a cost, difficulty of assembly and little value for what the student already has knowledge of the world. The use of a manual of experiments in the field of optics using the laser allows for better engagement and active participation of students in the teaching-learning process. This work presents an experiment manual, simple to assemble with low-cost materials and easy to acquire. The experiment manual has its content aimed at supporting the teaching of Optics and is available in digital and printed version. This manual consists of nine experiments, all of which use the laser as the main tool. During the performance of the experiments, the student must actively participate in the process, being assisted by the teacher. When answering the questionnaires, students are led to make a comparison between what they already knew, that is, their respective previous knowledge, with what the literature proposes, and then reach conclusions. The application of this work took place in the second year classes of the High School of Croatá Flávio Rodrigues, located in the municipality of Croatá-CE. Through the pre-test and the post-test it was possible to verify that there was an increasing level of learning of the contents and satisfaction of the students, thus reaching a significant learning, the main objective of this work.
Meaningful Learning;Physics teaching.;Experimentation;Laser.;Light.
1
165
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO REINALDO INACIO BARBALHO - Reinaldo Barbalho.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

GILBERTO DANTAS SARAIVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA SONIA SILVA DE OLIVEIRA VELOSO Docente - PERMANENTE
GILBERTO DANTAS SARAIVA Docente - PERMANENTE
FERNANDA CARLA LIMA FERREIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
O UTILIZAÇÃO DO LASER COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer