• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (22001018055P1)
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nas vozes dos bolsistas egressos
ELIZEU WON ANCKEN DA SILVA
DISSERTAÇÃO
30/04/2021

O estudo resgata as principais ações formativas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na voz dos bolsistas egressos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Possui como objetivo geral analisar, a partir das percepções dos bolsistas egressos do PIBID do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEMAT, período 2014 a 2018, quais são as contribuições que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) trouxe para sua formação docente. A opção metodológica classifica-se como pesquisa de natureza aplicada, do tipo descritiva, utilizando-se como procedimento técnico o estudo de caso de abordagem quali-quantitativa. O lócus da pesquisa foi o Subprojeto PIBIDUNEMAT do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso “Carlos Alberto Reys Maldonado”, Campus Universitário de Juara. O universo de envolvidos no referido programa entre os anos 2014 a 2018 foram 64 bolsistas de iniciação à docência, 12 supervisores e 04 coordenadores de área. A amostra empregada na pesquisa foi constituída por 08 bolsistas de iniciação à docência, 02 supervisores e 02 coordenadores de área. Como instrumentos de coleta utilizaram-se um roteiro de entrevista estruturada, questionário e análise dos memoriais reflexivos. Os dados revelaram que a participação dos Bolsistas no PIBID proporcionou-lhes experiências e aprendizados para a construção de uma base mais sólida para a sua posterior atuação como educador, podendo enfrentar melhor as dificuldades e os desafios no âmbito da docência. Os dados apontam, ademais, que os objetivos do Programa PIBID foram alcançados, pois, segundo os respondentes, houve melhoria na atuação pedagógica do professor, observância quanto ao seu papel de educador frente à sociedade, além de ter propiciado melhoria na qualidade da formação inicial de professores, posto que muitos dos egressos partícipes do estudo já estão inseridos em ambientes escolares ou continuando os seus estudos em níveis de Especialização ou de Mestrado.

Ensino Superior. Avaliação de Programas. Formação de Professores
The study recalls the main formative actions of the Institutional Program for Scholarship Initiation to Teaching (PIBID), in the voice of the former fellows of the Pedagogy course of the Mato Grosso State University (UNEMAT). It has the general objective of analyzing, from the perceptions of former scholarship students of the PIBID of the Pedagogy Undergraduate Course at UNEMAT, from 2014 to 2018, what are the contributions that the Institutional Program for Scholarship Initiation to Teaching (PIBID) brought to their teaching education. The methodological option is classified as applied research, descriptive type, using as technical procedure the case study of quali-quantitative approach. The locus of the research was the PIBIDUNEMAT Subproject of the Degree Course in Pedagogy of the Mato Grosso State University "Carlos Alberto Reys Maldonado", Juara University Campus. The universe of people involved in the mentioned program between the years 2014 and 2018 were 64 scholars of initiation to teaching, 12 supervisors and 04 area coordinators. The sample used in the research consisted of 08 initiation scholars, 02 supervisors and 02 area coordinators. As instruments of collection we used a structured interview script, a questionnaire, and analysis of the reflective memoirs. The data revealed that the participation of the fellows in the PIBID provided them with experiences and learning for the construction of a more solid base for their later work as educators, allowing them to better face the difficulties and challenges in teaching. The data also show that the objectives of the PIBID Program were achieved, since, according to the respondents, there was an improvement in the pedagogical performance of the teacher, observance of their role as educators in society, as well as an improvement in the quality of initial teacher training, since many of the graduates participating in the study are already inserted in school environments or continuing their studies at the Specialization or Master's level.
Higher Education. Program Evaluation. Teacher Training.
01
80
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
2021_dis_ewasilva.pdf

Contexto

POLÍTICAS PÚBLICAS GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ANÁLISE DE PANORAMAS E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS

Banca Examinadora

WAGNER BANDEIRA ANDRIOLA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MAXWEEL VERAS RODRIGUES Docente - PERMANENTE
WAGNER BANDEIRA ANDRIOLA Docente - PERMANENTE
JAIRO LUIS FLECK FALCAO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer