• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
ESTUDOS DE LINGUAGENS (51001012020P5)
A SEMIÓTICA GREIMASIANA NAS CANÇÕES INFANTIS DO ÁLBUM CRIANCEIRAS
MARIA LUCIA AMARAL MUNIZ
DISSERTAÇÃO
30/07/2021

Esta dissertação está fundamentada na teoria Semiótica greimasiana. Nosso objetivo geral é realizar a análise semiótica das canções do Álbum Crianceiras, do compositor Márcio de Camillo, ao musicalizar poemas de Manoel de Barros. O álbum é composto por dez poemas de Manoel de Barros. São eles: Bernardo; Sombra Boa; Linhas tortas; O menino e o Rio; Sabastião; O Idioma das Árvores; Um Bem Te Vi; Se Achante; Os Rios Começam a Dormir; O Silêncio Branco. A metodologia de análise consiste na utilização do percurso gerativo do sentido como forma de leitura para depreender o sentido das canções, assim como aspectos sonoros e timbrísticos. Selecionamos, essencialmente, o seguinte aparato bibliográfico: (BARROS, 2005), (FIORIN, 2001, 2005), (BERTRAND, 2003), (GREIMAS, 1966), (TATIT, 2019), dentre outras publicações mais recentes, sobretudo dos últimos cinco anos, que tratam da semiótica cancional. Nosso recorte analítico seleciona as canções do Álbum Crianceiras para a análise em suas três camadas: fundamental, narrativa e discursiva. Tomando as unidades cancionais que compõem a totalidade da obra, observamos as relações simétricas entre as canções que compõem o álbum. Nossas análises procuraram identificar: a) os actantes da enunciação: eu/tu; b) o espaço da enunciação; c) a contraposição entre valores positivos e negativos; d) os tempos verbais da enunciação; e) euforia e disforia, resultado estético da obra no contexto da região do pantanal. A análise das canções realizou-se de modo a nos permitir referenciar às imagens temáticas e figurativas, segundo as quais elas sinalizam a relação da letra com a canção (TATIT, 2003). Como objetivos específicos, pretendemos fornecer as ferramentas para melhor compreensão e interpretação do sentido do texto infantil, quer seja ao leitor de poemas e de canções musicadas de Manuel de Barros, quer seja ao educador musical, como proposto nos parâmetros curriculares para o ensino de arte. Assim, o modelo adaptado para a canção infantil, torna a atividade de ensinar música por meio de um instrumento que aproxime o aluno da disciplina. Assim sendo, guardamos a perspectiva de contribuir na ampliação dos estudos acerca da semiótica greimasiana aplicada ao objeto de análise da canção infantil, notadamente no que concerne às composições de Márcio de Camillo. Palavras-chave: Semiótica Greimasiana; Educador Musical, Crianceiras, Linha Melódica, Musicalização

Semiótica Greimasiana;Educador Musical, Crianceiras, Linha Melódica, Musicalização
This dissertation has as theoretical foundation the Greimasian Semiotics theory. Our general objective is to perform a semiotic analysis of the songs in the Álbum Crianceiras, by composer Márcio de Camillo, by musicalizing poems by Manoel de Barros. The album consists of ten poems by Manoel de Barros. They are: ‘Bernardo’; ‘Sombra Boa’; ‘Linhas tortas’; ‘O menino e o Rio’; ‘Sabastião’; ‘O Idioma das Árvores’; ‘Um Bem Te Vi’; ‘Se Achante’; ‘Os Rios Começam a Dormir’; ‘O Silêncio Branco’. The analysis methodology consists of using the generative path of meaning as a way of reading to understand the meaning of the songs, as well as sound and timbre aspects. We essentially selected the following bibliographical apparatus: (BARROS, 2005), (FIORIN, 2001, 2005), (BERTRAND, 2003), (GREIMAS, 1966), (TATIT, 2019), among other more recent publications, especially the of last ones five years, treat with song semiotics. Our analytical approach selects the songs from Álbum Crianceiras for analysis in their three layers: fundamental, narrative and discursive. Taking the song units that make up the entire work, we observe the symmetrical relationships between the songs that make up the album. Our analyzes sought to identify: a) the actants of the enunciation: I/you; b) the enunciation space; c) the opposition between positive and negative values; d) the verb tenses of the enunciation; e) euphoria and dysphoria, aesthetic result of the work in the context of the wetland region. The analysis of the songs was carried out in order to allow us to refer to thematic and figurative images, according to which they signal the relationship between the lyrics and the song (TATIT, 2003). As specific objectives, we intend to provide the tools for a better understanding and interpretation of the meaning of the children's text, whether for the reader of poems and songs set to music by Manuel de Barros, or for the music educator, as proposed in the curriculum parameters for art teaching . Thus, the model adapted for the children's song, makes the activity of teaching music through an instrument that brings the student closer to the discipline. Therefore, we keep the perspective of contributing to the expansion of studies on Greimasian semiotics applied to the object of analysis of children's song, especially with regard to Márcio de Camillo's compositions. Keywords: Greimasian Semiotics; Music Educator, Crianceiras, Melodic Line, Musicalization.
Greimasian Semiotics;Music Educator, Crianceiras, Melodic Line, Musicalization.
1
153
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
O trabalho possui divulgação autorizada
A SEMIÓTICA GREIMASIANA NA EDUCAÇÃO MUSICAL - AS CANÇOES INFANTIS DO ÁLBUM CRIANCEIRAS.pdf

Contexto

LINGÜÍSTICA E SEMIÓTICA
PRÁTICAS E OBJETOS SEMIÓTICOS
-

Banca Examinadora

SUELI MARIA RAMOS DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RITA DE CASSIA APARECIDA PACHECO LIMBERTI Participante Externo
GERALDO VICENTE MARTINS Docente - PERMANENTE
SUELI MARIA RAMOS DA SILVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer