Esta dissertação está fundamentada na teoria Semiótica greimasiana. Nosso objetivo geral é
realizar a análise semiótica das canções do Álbum Crianceiras, do compositor Márcio de Camillo,
ao musicalizar poemas de Manoel de Barros. O álbum é composto por dez poemas de Manoel de
Barros. São eles: Bernardo; Sombra Boa; Linhas tortas; O menino e o Rio; Sabastião; O Idioma
das Árvores; Um Bem Te Vi; Se Achante; Os Rios Começam a Dormir; O Silêncio Branco. A
metodologia de análise consiste na utilização do percurso gerativo do sentido como forma de
leitura para depreender o sentido das canções, assim como aspectos sonoros e timbrísticos.
Selecionamos, essencialmente, o seguinte aparato bibliográfico: (BARROS, 2005), (FIORIN,
2001, 2005), (BERTRAND, 2003), (GREIMAS, 1966), (TATIT, 2019), dentre outras publicações
mais recentes, sobretudo dos últimos cinco anos, que tratam da semiótica cancional. Nosso recorte
analítico seleciona as canções do Álbum Crianceiras para a análise em suas três camadas:
fundamental, narrativa e discursiva. Tomando as unidades cancionais que compõem a totalidade
da obra, observamos as relações simétricas entre as canções que compõem o álbum. Nossas
análises procuraram identificar: a) os actantes da enunciação: eu/tu; b) o espaço da enunciação;
c) a contraposição entre valores positivos e negativos; d) os tempos verbais da enunciação; e)
euforia e disforia, resultado estético da obra no contexto da região do pantanal. A análise das
canções realizou-se de modo a nos permitir referenciar às imagens temáticas e figurativas,
segundo as quais elas sinalizam a relação da letra com a canção (TATIT, 2003). Como objetivos
específicos, pretendemos fornecer as ferramentas para melhor compreensão e interpretação do
sentido do texto infantil, quer seja ao leitor de poemas e de canções musicadas de Manuel de
Barros, quer seja ao educador musical, como proposto nos parâmetros curriculares para o ensino
de arte. Assim, o modelo adaptado para a canção infantil, torna a atividade de ensinar música por
meio de um instrumento que aproxime o aluno da disciplina. Assim sendo, guardamos a
perspectiva de contribuir na ampliação dos estudos acerca da semiótica greimasiana aplicada ao
objeto de análise da canção infantil, notadamente no que concerne às composições de Márcio de
Camillo.
Palavras-chave: Semiótica Greimasiana; Educador Musical, Crianceiras, Linha Melódica,
Musicalização