Esta tese tem como objetivo apresentar e avaliar, considerando a prática pedagógica dos
professores de Geografia da educação básica, um encaminhamento teórico-metodológico para
a criação, produção e utilização de jogos geográficos no processo de ensino-aprendizagem. Esse
encaminhamento, sem pretender ser o único caminho para a elaboração de jogos e, ainda menos,
engessar a prática pedagógica, busca instrumentalizar os professores para, considerando os
diferentes contextos da prática profissional, serem, eles próprios, desenvolvedores de jogos
geográficos. A fim de alcançar o objetivo proposto e fundamentar teoricamente a pesquisa,
buscou-se compreender o raciocínio geográfico, tanto a partir dos fundamentos epistemológicos
da ciência geográfica (CORRÊA, 2000; 2012; MORAES, 2000; ANDRADE, 1987; CAPEL,
2013; LACOSTE, 1988; CLAVAL, 2014; MOREIRA, 2012; SUERTEGARAY, 2001;
GOMES, 2017); quanto a partir dos pressupostos da educação geográfica (LOPES, 2010;
CALLAI, 2018; DUARTE, 2016; CAVALCANTI, 1998, 2019; SANTOS, 2020; GIROTO,
2015; BNCC, 2017; CASTELLAR; PAULA, 2020; ROQUE ASCENÇÃO; VALADÃO;
SILVA, 2018). Discutiu-se, ainda, as potencialidades do jogo no processo de ensinoaprendizagem (KISHIMOTO, 1994; VIAL, 2015; LEIF; BRUNELLE, 1978; HUIZINGA,
1980; JACQUIN, 1963; GRANDO, 1995; 2000; CASTELLAR; VILHENA, 2011; VERRI,
2017; BREDA, 2018; OLIVEIRA, 2018) e, especificamente, do jogo geográfico com vistas a
construir uma definição. Nessa direção, os jogos geográficos são aqui entendidos como jogos
didaticamente organizados que articulam e explicitam uma temática geográfica, tanto em seu
conteúdo quanto em seu formato, expressando, desse modo, uma identidade própria. Com
efeito, a qualidade especial desse jogo, isto é, seu atributo fundamental, é a capacidade de
proporcionar ao jogador a apropriação de conceitos, princípios e de vocabulário geográfico,
para que, assim, o aluno desenvolva e mobilize o raciocínio geográfico. Diante disso,
apresentou-se o encaminhamento teórico-metodológico para a criação de jogo geográfico, o
qual explicita os fundamentos teóricos e definições que norteiam a construção desses materiais
e expõe nove etapas metodológicas para a elaboração, confecção e implementação dessas
ferramentas, com base na inter-relação entre o conteúdo, o sujeito e o formato (tipo) do jogo.
Metodologicamente, a pesquisa, de abordagem qualitativa, embasou-se na perspectiva
colaborativa para sua efetivação e, para tanto, foram convidadas três professoras de Geografia,
da Educação Básica, para avaliar, testar e validar o encaminhamento, a partir da realização de
oficinas e da produção de jogos geográficos. Os dados coletados ao longo desse trabalho, com
observação e entrevistas, foram analisados seguindo o método de análise de conteúdo
(BARDIN, 1977; MORAES, 1999). As professoras colaboradoras evidenciaram, ao longo das
oficinas e nas entrevistas, que o encaminhamento cumpre o objetivo de fornecer subsídios
teóricos e metodológicos aos docentes de Geografia para a produção e o uso consciente de jogos
geográficos, uma vez que detalha, em cada etapa, os elementos que os compõem e indicam o
caminho teórico e metodológico para garantir a qualidade geográfica do material. Ademais, as
docentes revelaram que o encaminhamento e, principalmente, os debates promovidos nas
oficinas, instigaram uma reflexão sobre o raciocínio geográfico e contribuíram para que
modificassem seu entendimento sobre a importância do jogo e o que, efetivamente, o qualifica
como geográfico. Nessa perspectiva, sublinha-se que os professores dessa disciplina carecem
de oportunidades de acessar aportes teóricos para ampliar os conhecimentos que fundamentam
sua prática pedagógica. Indicou-se, também, que a elaboração desses recursos a partir do
encaminhamento, conta, imprescindivelmente, com o despertar criativo e reflexivo do docente
de Geografia e com a articulação de seu arcabouço de conhecimentos. Por fim, vale ressaltar, o
encaminhamento se mostrou efetivo, na medida em que foi capaz de fomentar a reflexão sobre
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o uso dos jogos geográficos e a construção desses materiais pelos professores, além de
contribuir para o enriquecimento de suas práticas pedagógicas.