Este trabalho analisa vídeos de curta duração do Youtube, nos quais mulheres enunciam posicionamentos sobre suas experiências como ‘Mães’ com depressão pós-parto e/ou baby blues, estabelecendo matrizes de conduta para seus corpos, materializando contenções e resistências. Para tanto, considerarei o arcabouço teórico-metodológico foucaultiano com o objetivo de estabelecer o encadeamento de enunciações, ao observar, por meio do estabelecimento de série, a relação das mães dos vídeos em processos de subjetivação na experiência da maternidade, a relação entre as materialidades discursivas, língua e corpo, ou seja, as formas de enunciar do sujeito ‘Mãe’ pelo viés do corpo, sobre a problematização do ‘ser Mãe’ como um fator social e histórico enredado a saberes em torno do controle dos corpos, das condições de possibilidades dos sujeitos e relações de poder institucionais sobre o sujeito, disponibilizados nesse espaço virtual. Identifiquei, nesse estudo, um diálogo que
complementa a problemática do lugar de atualidade no discurso das ‘Mães’ do Youtube como um modo de praticar a si na sociedade, possibilitando a emergência de posicionamentos historicamente silenciados.Este trabalho analisa vídeos de curta duração do Youtube, nos quais mulheres enunciam posicionamentos sobre suas experiências como ‘Mães’ com depressão pós-parto e/ou baby blues, estabelecendo matrizes de conduta para seus corpos, materializando contenções e resistências. Para tanto, considerarei o arcabouço teórico-metodológico foucaultiano com o objetivo de estabelecer o encadeamento de enunciações, ao observar, por meio do estabelecimento de série, a relação das mães dos vídeos em processos de subjetivação na experiência da maternidade, a relação entre as materialidades discursivas, língua e corpo, ou seja, as formas de enunciar do sujeito ‘Mãe’ pelo viés do corpo, sobre a problematização do ‘ser Mãe’ como um fator social e histórico enredado a saberes em torno do controle dos
corpos, das condições de possibilidades dos sujeitos e relações de poder institucionais sobre o sujeito, disponibilizados nesse espaço virtual. Identifiquei, nesse estudo, um diálogo que complementa a problemática do lugar de atualidade no discurso das ‘Mães’ do Youtube como um modo de praticar a si na sociedade, possibilitando a emergência de posicionamentos historicamente silenciados.