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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
SERVIÇO SOCIAL (31001017066P9)
A INCORPORAÇÃO DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL: AVANÇOS E DESAFIOS
ROSELI DA FONSECA ROCHA
TESE
28/05/2014

Esta tese apresenta uma análise da inserção da temática étnico-racial no processo de formação em Serviço Social e a sua implicação para a intervenção profissional, tendo em vista o fortalecimento do projeto ético-político do Serviço Social. Diante do quadro de expropriação da classe trabalhadora e de níveis alarmantes de desigualdade social, vê-se que a condição étnico-racial funciona como um importante mecanismo de seleção para o acesso a direitos em todas as esferas da vida social. Todavia, sob a égide do mito da democracia racial, as demandas sociais decorrentes do racismo, mesmo quando visíveis através de indicadores de desigualdades raciais, quase sempre são invisibilizadas, naturalizadas ou secundarizadas. A ausência do debate e da pouca produção acerca dessa temática no Serviço Social pode vir a comprometer a formação profissional, no que tange à capacidade de apreensão crítica dos processos sociais em uma perspectiva de totalidade, conforme orientam as diretrizes curriculares do curso de Serviço Social, construídas pelo conjunto da categoria profissional e sob a coordenação da ABEPSS no ano de 1996. Ademais, a partir do ano de 2004, conforme a Resolução no 01/2004 do Conselho Nacional de Educação – CNE/MEC, todas as modalidades de Ensino, incluindo o Ensino Superior, deverão incorporar em seus currículos o tema Relações Étnico-Raciais. A partir da análise da inserção da temática étnico-racial nos currículos dos cursos de graduação das Unidades Federais de Formação Acadêmica filiadas à Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e na produção teórica dos trabalhos apresentados nos Congressos Brasileiros de Assistentes Sociais (CBAS), Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS) e nas publicações das revistas Inscrita e Temporalis, constatam-se os avanços já alcançados, as lacunas ainda existentes, bem como os desafios relativos a esse debate no âmbito do Serviço Social.

Serviço Social;questão étnico-racial;formação profissional;diretrizes curriculares;totalidade social.
In view of strengthening the Social Work ethical-political project, this dissertation presents an analysis of ethno-racial themes insertion in the Social Work training process and its implications for professional intervention. In a context of working class expropriation and alarming levels of social inequality, it is noticed that the ethnic and racial condition works as an important mechanism for the selection of access rights in all spheres of social life. However, under the aegis of the racial democracy myth, social demands resulting from racism, even when they are visible by racial inequalities indicators, it is almost always considered invisible, naturalized or put in second place. The absence of debate and the little production about ethno-racial themes, in Social Work, may compromise the professional training, in terms of the critical capacity to understand the social processes in a totality perspective as recommended by Social Work Course Curriculum Guidelines, constructed by social workers body and under ABEPSS coordination in 1996. Moreover, since 2004, in the Resolution: 01/2004 from the National Board of Education - CNE / MEC, all education levels, including Higher Education, should incorporate into their curricula the Ethnic-Racial Relations theme. From the analysis the insertion of ethnic and racial themes in the curriculum of undergraduate Federal Academic Training Units affiliated to the Brazilian Association of Education and Research in Social Work (ABEPSS) and theoretical production of the articles presented in Brazilian Congress of Social Workers (CBAS), National Meeting of Researchers in Social Work (ENPESS), in the publishing academic magazines Inscrita and Temporalis we noticed the advances already achieved, the remaining gaps, as well as the challenges related to this debate in the Social Work context.
Social Work;ethnic-racial issue;professional training;curriculum guidelines;social totality.
1
211
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
TESE ROSELI DA FONSECA ROCHA 2014.pdf

Contexto

CULTURA, CIDADANIA E SERVIÇO SOCIAL
CULTURA E MOVIMENTOS SOCIAIS
-

Banca Examinadora

JOSE MARIA GOMEZ
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARILDO MENEGAT Docente - PERMANENTE
MARCELO JORGE DE PAULA PAIXAO Participante Externo
MARLISE VINAGRE SILVA Participante Externo
JOSE MARIA GOMEZ Docente - PERMANENTE
IOLANDA DE OLIVEIRA Participante Externo
MAGALI DA SILVA ALMEIDA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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