No âmbito educacional há um esforço contínuo com propostas de metodologias inovadoras que situam o estudante como protagonista do seu aprendizado. Apesar da heterogeneidade dessas metodologias, ainda há uma série de entraves ao ensino-aprendizagem que não podem ser negligenciados para a construção do espírito científico. Nesse sentido, objetivando contribuir com práticas metodológicas para o ensino-aprendizagem de geometria. Propõe-se neste estudo, uma sequência didática de ensino-aprendizagem de sólidos geométricos que contemplam aspectos da Educação Ambiental, através do modelo de ensino híbrido, sala de aula invertida. As atividades planejadas, por meio da sequência didática foram desenvolvidas com duas turmas do 2º ano do Ensino Médio, contando com a participação de 28 estudantes de uma instituição pública, localizada no município de Pau dos Ferros/RN. A pesquisa sob uma abordagem qualitativa foi desenvolvida em duas etapas: 1) bibliográfica, com a realização de uma revisão sistemática, com base em um protocolo de busca e no fluxograma prisma, na qual foi possível compreender como o objeto de estudo vem sendo discutido em pesquisas implementadas no ensino fundamental II e ensino médio, nos últimos onze anos, e que utilizam materiais manipuláveis/reutilizáveis ou recicláveis para auxiliar na compreensão de objetos de conhecimento de geometria espacial e 2) a proposta de ensino foi desenvolvida em dois blocos, nos quais foi possível, através da sala de aula invertida, propor atividades diversificadas com uso de tecnologias digitais e materiais reutilizáveis. Ao todo, foram realizadas 10 atividades diversificadas distribuídas em espaço físico e virtual. Através das atividades desenvolvidas foi possível a mediação do ensino-aprendizagem de prismas, pirâmides, corpos redondos e temáticas de educação ambiental, com foco na participação ativa e colaborativa. Evidencia-se que o referente estudo proporcionou situações de aprendizagens, verificadas por meio do estudo dos materiais disponibilizados no espaço virtual e resolução de situações problemas individuais e em grupos. Durante o processo de ensino-aprendizagem e o envolvimento positivo dos participantes, com a metodologia de ensino, verificou-se que a metodologia se mostrou apropriada para mediação da aprendizagem de geometria espacial, principalmente na apropriação de conhecimentos prévios, tornando as aulas mais dinâmicas e participativas. O
que pode ser comprovado também, através da participação dos estudantes, os quais avaliaram a proposta positivamente e destacaram que gostariam de estudar matemática da forma que foi apresentada pela presente pesquisa.