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UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Educação em Ciências e Matemática (28007018018P3)
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Relação entre Universidade-Escola
MAGNA IONA CARVALHO OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
04/03/2022

O presente estudo aborda o tema Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) de professores da Educação Básica, tendo como referência o Estágio Supervisionado em Química (ESQ) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com ênfase nas aprendizagens das professoras que atuam como supervisoras e co-formadoras de ambos. O objetivo do estudo foi investigar as potencialidades do Estágio Supervisionado em Química e do PIBID para o DPD de professoras de Química da Educação Básica. O estudo encontra apoio na metodologia da abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de informações foi utilizado o mapeamento e a entrevista. A análise do mapeamento foi realizada considerando: um evento da área de Educação - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE); um da Educação em Ciências – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC); um do Ensino de Química - Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ). Também fizeram parte dessa análise cinco periódicos da área de Educação em Ciências e do Ensino de Química, quais sejam a Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), a Ciência&Educação, a Ensaio, a Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) e a Química Nova na Escola (QNEsc).O estudo também teve como sujeitos da pesquisa quatro professoras da Educação Básica que atuaram e/ou atuam como supervisoras e co-formadoras do Estágio Supervisionado em Química e do PIBID em escolas públicas do sul do Estado da Bahia. As informações advindas das entrevistas com as quatro professoras foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), na qual foram obtidas cinco categorias, a saber: a) Escolhendo ser professora; b) A interação Universidade-Escola possibilitando o DPD de professoras da Educação Básica; c) Contribuições na formação do futuro professor de Química; d) A visão das professoras da Educação Básica acerca da importância do Estágio Supervisionado em Química e do PIBID na formação inicial do professor de Química; e) Mudanças na prática pedagógica como indícios de DPD. As análises mostraram que as professoras escolheram a profissão por influência dos familiares e dos professores com quem conviveram no decorrer do seu percurso como estudante. Em relação às possibilidades de DPD, as professoras consideram que as experiências no ESQ e no PIBID são importantes para a formação e o desenvolvimento profissional do professor. Elas compreendem a importância do seu papel na formação dos licenciandos e dos bolsistas de iniciação à docência. E sobre as experiências vivenciadas no ESQ e no PIBID relataram que foram significativas para a mudança de comportamento frente a prática docente e em relação à sua formação e o desenvolvimento profissional docente,destacaram que os momentos de estudos,as participações em eventos científicos e nos projetos desenvolvidos na escola foram importante para a sua formação.E que as experiências vividas nos períodos do ESQ e no PIBID, acrescentaram dinamismo e inovação as práticas,além de mudar a visão acerca da Educação Básica, que as atividades de pesquisa, as oficinas, as metodologias inovadoras e o acesso às pesquisas desenvolvidas na Universidade,resultaram em mudanças significativas na prática pedagógica, incentivando a formação continuada por meio de cursos de especialização, mestrado e doutorado. Assim, inferimos que tanto o Estágio Supervisionado em Química quanto o PIBID efetivamente contribuíram para a formação continuada e o DPD das professoras da Educação Básica. E que essas profissionais foram influenciadas positivamente por essas ações educativas promovidas pela Universidade.

Desenvolvimento Profissional Docente;Professor Supervisor;Formação de Professor de Química;Estágio Supervisionado em Química;PIBID
This study addresses the theme Professional Teacher Development (DPD) of Basic Education teachers, having as reference the Supervised Internship in Chemistry (ESQ) and the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarship (PIBID), with emphasis on the learning of teachers who act as supervisors and co-trainers for both. The aim of the study is to investigate the potential of Supervised Internship in Chemistry and PIBID for the DPD of Chemistry teachers in Basic Education. The study finds support in the methodology of the qualitative approach, using mapping and interview as instruments for collecting information. We carried out the mapping analysis considering an event in the area of Education - National Meeting of Didactics and Teaching Practices (ENDIPE in Portuguese); one in Science Education - National Meeting of Research in Science Education (ENPEC in Portuguese); one in Chemistry Teaching - National Chemistry Teaching Meeting (ENEQ in Portuguese). Five journals in the area of Education in Science Education and Chemistry Teaching were also part of this analysis, namely the Brazilian Journal of Research in Science Education (RBPEC in Portuguese), Science & Education, Essay, Investigations in Science Teaching (IENCI in Portuguese) and New Chemistry at School (QNEsc in Portuguese). The study also had as research subjects four Basic Education teachers who acted and/or act as supervisors and co- trainers of the Supervised Internship in Chemistry and PIBID in public schools in the south of the State of Bahia. The information resulting from the interviews with the four teachers was analyzed using Discursive Textual Analysis (ATD in Portuguese), in which five categories were obtained, namely: a) Choosing to be a teacher; b) The University-School interaction enables the DPD of teachers at Basic Education; c) Contributions in the training of the future Chemistry teacher; d) The importance of the Supervised Internship in Chemistry and PIBID from the point of view of Basic Education teachers; e) Changes in pedagogical practice as evidence of DPD. The analysis showed that the teachers chose the profession under the influence of family members and teachers with whom they interacted during their career as a student. Regarding the possibilities of DPD, the teachers consider that the experiences in ESQ and PIBID are important for the training and professional development of teachers. They comprehend that those experiences were significant for the change of behavior towards teaching practice and in relation to their training and the professional development of teachers itself, highlighting that the moments of studying, participation in scientific events and projects developed in the school were important to their training. In addition to that, the experiences lived in the periods of ESQ and PIBID added dynamism and innovation to practices, besides changing the view on Basic Education, and that to research activities, workshops, innovative methodologies and access to research developed in the University, it resulted in significant changes in pedagogical practice, as well as encouraging the continuation of education through specialization, masters and doctoral courses. Thus, we infer that both the Supervised Internship in Chemistry and the PIBID provided experiences that effectively contributed to continuous teacher training and the DPD of teachers of Basic Education and that these professionals were influenced by their exposure to public schools through educational actions promoted by the University.
Professional teacher development;Teacher supervisor;Chemistry Teacher Training;Supervised Internship in Chemistry;PIBID
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136
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Final - Magna.pdf

Contexto

Ensino de Ciências e Matemática
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Formação de Professores em Educação em Ciências e Matemática

Banca Examinadora

ELISA PRESTES MASSENA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSE GUILHERME DA SILVA LOPES Participante Externo
MAXWELL ROGER DA PURIFICACAO SIQUEIRA Docente - PERMANENTE
ELISA PRESTES MASSENA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Colaborador
Empresa Pública ou Estatal
Profissional Autônomo
Não
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