Este estudo discorre sobre as práticas de contação de histórias durante o ensino remoto, formato
de ensino emergencial, adotado no Brasil, em virtude da pandemia da COVID-19 nos anos de
2020 e 2021, período em que o vírus se propagou de forma mais intensa e desastrosa. Parte do
pressuposto de que contar histórias, por envolver ludicidade, desperta nos alunos a curiosidade,
imaginação e o gosto pela leitura literária e contribui significativamente com a formação de
leitores, não podendo deixar de ser desenvolvida, mesmo em tempos de ensino não-presencial.
Por isso, objetiva investigar, a partir da visão das professoras, as práticas de contação de
histórias com vistas a formação de leitores em turmas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
de uma escola pública do município de Pau dos Ferros (RN), durante o ensino remoto. Se
configura em uma pesquisa de campo e de abordagem qualitativa, que utiliza a aplicação de
questionário online por meio do Google Formulário e a realização de entrevista coletiva,
semiestruturada, com as professoras colaboradoras da pesquisa, por meio do Google Meet,
como técnicas para a obtenção dos dados empíricos. A pesquisa ainda adota o método de
interpretação de sentidos como técnica para analisar os dados (GOMES, 2009). A interpretação
dos dados indica que, apesar das limitações impostas pela modalidade remota de ensino, a
prática de contação de histórias mediada por suportes tecnológicos é possível e necessária,
sobretudo, para garantir aos alunos o direito à literatura. Nesse sentido, a pesquisa apresenta
resultados relevantes para a compreensão acerca da frequência e intencionalidade do trabalho
com a contação de histórias, no âmbito da Educação Básica, durante o ensino remoto; para a
reflexão dos desafios e possibilidades encontrados pelas educadoras para mediar as narrativas
em formato virtual; e para o conhecimento de experiências exitosas com a contação de histórias,
com vistas a formação de leitores em ambientes digitais. Portanto, esta pesquisa contribui com
a formação de professores, no que diz respeito a ampliação de saberes teóricos e práticos quanto
ao fomento da leitura literária através da contação de histórias em aulas remotas.