Os jogos se constituem como uma importante prática e atividade humana, na qual, ocupandose da esfera lúdica se manifestam das mais variadas formas e com atribuições de diferentes
significados culturais e sociais. Mesmo que pareça haver uma atividade despretensiosa, o jogo
possui em si um caráter didático inerente a sua função, visto que o ser humano ao tomar a
consciência que joga, pode utilizar a sua produção para ensinar ou repassar algum conhecimento
ou habilidade ao sujeito. Nesse sentido, este texto traz uma discussão acerca da contribuição
que a utilização de jogos pode ter para o ensino de Geografia na Educação Básica, utilizando
como recorte temático os temas inerentes ao espaço agrário no currículo do Ensino Médio.
Pensando nisso, este trabalho busca propor a aplicação de um jogo de nossa autoria, que vise o
estímulo da aprendizagem nos discentes que participaram. É um estudo que possui uma
abordagem qualitativa, sendo de caráter exploratório e com a adoção de pesquisa de campo.
Como procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica, estudo sobre a
produção de jogos e estudo de campo. No tocante à construção dos dados utilizamos a
observação participante, registro em diário de bordo, e aplicação de formulários com estudantes
de uma turma de 2º Ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes,
situada no município de Marcelino Vieira (RN). O processo de análise dos dados ocorreu
através da técnica de Análise de Conteúdo, método sugerido por Bardin (2011), em que foi
levado em consideração os formulários aplicados, em dois momentos distintos da pesquisa: um
antecessor a aplicação dos jogos e outro posterior a seu aproveitamento. Esperamos, com esta
pesquisa, contribuir com as discussões referentes ao uso de jogos na Educação Básica,
principalmente no tocante ao ensino de Geografia, mostrando o jogo como uma perspectiva
viável ao processo de ensino e aprendizagem do indivíduo, que transcenda a fase da infância e
que se apresente em todas as etapas de ensino. Vislumbramos, também, discutir a possibilidade
que o jogo possui, no que se refere a aproximação dos conteúdos com a realidade de quem
aprende.