Este trabalho dissertativo está inserido no âmbito das pesquisas que contemplam a avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto. Para tanto, esta dissertação foi guiada pela seguinte questão problema: como a avaliação da aprendizagem discente no 1º Ano do Ensino Fundamental está se efetivando no contexto do ensino remoto em tempos de pandemia, em termos de desafios e possibilidades pedagógicas? Assim, para responder a tal questão, traçou-se como objetivo investigar como a avaliação da aprendizagem discente no 1º Ano do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de ensino da cidade de Cajazeiras/PB está se efetivando no contexto do ensino remoto, em termos de desafios e possibilidades pedagógicas. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se por ser de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e de campo. Como instrumento para a coleta e construção dos dados empíricos, realizou-se uma entrevista semiestruturada com duas docentes, atuantes em turmas de 1º Ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas municipais. As entrevistas foram exploradas por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) à luz dos referenciais teóricos utilizados nesta pesquisa, que incluem temáticas como Ensino remoto e Avaliação da aprendizagem, além do uso de bases legais que norteiam o Ensino Fundamental. Nesse sentido, utilizou-se no aporte teórico autores como Hoffmann (2012, 2018a, 2018b, 2019a, 2019b), Luckesi (2005, 2011, 2014, 2018), Freire (2000, 2005, 2009, 2014a, 2014b), Hodges (2020), entre outros. As análises provenientes deste trabalho investigativo evidenciam que o processo de avaliação da aprendizagem, no contexto do ensino remoto, enfrenta sérios desafios, especialmente no que concerne à dúvida que se instaura para o professor acerca da veracidade do cumprimento das atividades pelo educando, bem como a
busca por estratégias eficazes que permitam ao docente despertar o interesse dos alunos e, assim, conseguir efetivar e formalizar a avaliação no 1º Ano do Ensino Fundamental. No que diz respeito às possibilidades, constataram-se um maior desenvolvimento do diálogo, da interação, da busca incessante, de forma mais assídua, por recursos tecnológicos,
aprimorando, ainda, a sensibilidade e a compreensão docente quanto ao contexto em que o aluno está inserido, entendendo as suas condições, experiências, possibilidades e entraves enfrentados.