• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
PROFBIO ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (32001010175P5)
Educação Presencial
O USO DO PLANO DE ESTUDO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOQUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA REGULAR URBANA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO A PARTIR DA REALIDADE
JOSIELI PARTELI CAPAZ
DISSERTAÇÃO
15/07/2022

Nas escolas públicas regulares (EPR) urbanas, ainda prevalece a ideia da superioridade do conteúdo científico em relação ao conhecimento do cotidiano, fragmentando o conhecimento e subalternizando o saber popular. Como estratégia para superar essa configuração e buscando que a escola atue com base na totalidade do conhecimento, de modo que a realidade vivida faça parte dos processos de ensino e aprendizagem, buscamos o Ensino por Investigação e a Pedagogia da Alternância como inspiração para promover processos de ensino e aprendizagem em Biologia contextualizados e pautados no exercício de questionamentos e reflexões críticas. O entendimento, por exemplo, sobre a bioquímica dos alimentos, que foi o recorte com o qual trabalhamos, possibilita a(o)s estudantes tomar decisões mais conscientes, fundamentando suas escolhas acerca de quais alimentos são importantes, benéficos e necessários à manutenção da saúde e quais são maléficos ou danosos, sendo necessário evitá-los. Além disso, o estudo da bioquímica permite compreender os efeitos dos alimentos e nutrientes no corpo. Entretanto, a abordagem desse conteúdo nem sempre se dá de forma a possibilitar essa consciência crítica a(o) estudante, que, em função disso, muitas vezes, considera-o de difícil compreensão, o que se relaciona com a perspectiva de ensino e aprendizagem adotada em sala de aula. Comumente, a abordagem dos conteúdos é pautada no uso intenso de métodos expositivos, fazendo com que a(o)s estudantes não se sintam motivados ou não se apropriem do conteúdo. Para evitar isso, em uma EPR urbana, utilizamos o Plano de Estudo (PE), mediação própria da pedagogia da alternância, usada em escolas do campo, buscando desenvolver uma didática diferenciada na disciplina Biologia em uma escola caracterizada pela pedagogia tradicional. Nesse contexto, a dissertação aqui apresentada tem como problema de pesquisa a seguinte questão: como o Plano de Estudo da Pedagogia da Alternância pode ser utilizado na disciplina de Biologia em uma escola pública regular e qual seu impacto nos processos de ensino e aprendizagem? Para responder a essa pergunta, o estudo fez uso das abordagens quali-quantitativa e do método pesquisa-ação, visando consolidar, em um material pedagógico, uma experiência de ensino e aprendizagem que apontasse as potencialidades do PE para o ensino de bioquímica em EPR’s urbanas. A produção dos dados se deu junto a uma turma da 1ª série do Ensino Médio situada em São Gabriel da Palha, noroeste do Espírito Santo, sendo usada uma combinação de técnicas. Para coletá-los, utilizamos observação com registro em diário de bordo, análise documental – os documentos, neste caso, foram relatórios produzidos pelos estudantes durante o desenvolvimento do PE – e aplicação de questionários. A análise dos dados oriundos de perguntas estruturadas foi feita com o uso de gráficos e levou em consideração os dados coletados pelo conjunto de técnicas, promovendo seu entrecruzamento. Os dados obtidos com os itens não estruturados, por sua vez, foram, assim como os obtidos na observação, submetidos à análise de conteúdo, conforme recomenda Bardin (2016). A conclusão obtida é que o Plano de Estudo da Pedagogia da Alternância apresenta várias possibilidades de uso fora do seu contexto original e que o ensino pautado na realidade dos sujeitos contextualiza o conhecimento científico e impulsiona os processos de ensino e aprendizagem. A experiência mostrou que, apesar de distintos, há uma aproximação entre o PE e o ensino por investigação, o que nos leva à defesa do uso dessa combinação nas EPR’s urbanas.

Plano de estudo;Pedagogia da alternância;Ensino por investigação;Ensino de Biologia;Escola pública regular urbana
In urban regular public schools (RPS), the idea of the superiority of scientific content in relation to everyday knowledge still prevails, fragmenting knowledge and subalternizing popular knowledge. As a strategy to overcome this configuration and seeking for the school to act based on the totality of knowledge, so that the lived reality is part of the teaching and learning processes, we seek Teaching by Investigation and the Pedagogy of Alternation as inspiration to promote processes of teaching and learning in Biology contextualized and guided by the exercise of questioning and critical reflection. The understanding, for example, about the biochemistry of food, which was the focus with which we worked, allows students to make more conscious decisions, basing their choices about which foods are important, beneficial and necessary for the maintenance of health. and which ones are harmful, being necessary to avoid them. In addition, the study of biochemistry allows us to understand the effects of food and nutrients on the body. However, the approach to this content is not always in a way that allows this critical awareness to the student, who, as a result, often finds it difficult to understand, which is related to the teaching and learning perspective. adopted in the classroom. Commonly, the approach to content is based on the intense use of expository methods, causing students to not feel motivated or to take ownership of the content. To avoid this, in an urban RPS, we used the Study Plan (SP), a mediation typical of the pedagogy of alternation, used in rural schools, seeking to develop a differentiated didactics in the Biology discipline in a school characterized by traditional pedagogy. In this context, the dissertation presented here has as its research problem the following question: how can the Study Plan for the Pedagogy of Alternation be used in the discipline of Biology in a regular public school and what is its impact on the teaching and learning processes? To answer this question, the study made use of qualitative-quantitative approaches and the action research method, aiming to consolidate, in a pedagogical material, a teaching and learning experience that pointed out the potential of the SP for the teaching of biochemistry in urban RPS's . The production of data took place with a class of the 1st grade of high school located in São Gabriel da Palha, northwest of Espírito Santo, using a combination of techniques. To collect them, we used observation recorded in a logbook, document analysis - the documents, in this case, were reports produced by students during the development of the SP - and application of questionnaires. The analysis of data from structured questions was performed using graphs and took into account the data collected by the set of techniques, promoting their intertwining. The data obtained with the unstructured items, in turn, were, as well as those obtained in observation, subjected to content analysis, as recommended by Bardin (2016). The conclusion obtained is that the Study Plan for the Pedagogy of Alternation presents several possibilities of use outside its original context and that teaching based on the reality of the subjects contextualizes scientific knowledge and drives the teaching and learning processes. Experience has shown that, although different, there is an approximation between SP and research teaching, which leads us to defend the use of this combination in urban RPS's.
Study plan;Pedagogy of alternation;Teaching by investigation;Biology Teaching;Urban regular public school
ÚNICO
102
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
31_JOSIELI PARTELI CAPAZ.pdf

Contexto

Ensino de Biologia
COMUNICAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA 
-

Banca Examinadora

DALANA CAMPOS MUSCARDI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DALANA CAMPOS MUSCARDI Docente - PERMANENTE
TATIANA PIRES BARRELLA Participante Externo
ELISA MITSUKO AOYAMA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Qualificação de Professores da Rede Pública da Educação Básica na Modalidade Semipresencial 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PLANO DE ESTUDO: MEDIAÇÃO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOQUÍMICA EM UMA ESCOLA URBANA BIBLIOGRÁFICA LIVRO
DIÁLOGO ENTRE CAMPO E CIDADE: O PLANO DE ESTUDOS COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA URBANA BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer