O objetivo deste presente trabalho é discutir a importância das geotecnologias no
ensino de Geografia, especialmente dos modelos tridimensionais digitais, como
instrumento didático-metodológico. Consideram-se, neste contexto, as dificuldades
encontradas ao se ensinar Geografia na atualidade destacada pela literatura
educacional e o papel central do professor dentro do processo ensinoaprendizagem. Para tal, metodologicamente, a pesquisa adotada é do tipo
colaborativa sendo, portanto, executada em conjunto com dois professores da
educação básica, valorizando, assim, seus saberes profissionais para o
desenvolvimento da pesquisa. Desta maneira, evidencia-se como as tecnologias
vêm evoluindo ao longo dos anos na sociedade contemporânea e que se constitui
em um fator preponderante quanto à produção e reprodução do espaço geográfico
em seus mais diversos níveis de articulação e influência. Discute-se, como a
Geografia enquanto ciência vem se utilizando dos aparatos tecnológicos em prol de
suas análises, demonstrando como seu processo de execução ocorre. Em
consonância com a grande representatividade tecnológica contemporânea, o
trabalho busca salientar, no contexto dos objetivos maiores da educação geográfica,
que o docente de Geografia tem no uso das tecnologias atuais um grande aliado.
Busca-se, para além da instrumentação técnica, destacar a importância didática das
novas tecnologias, especialmente das geotecnologias, destacando sua capacidade
de aproximação dos alunos com os conteúdos estudados através da visualização e
interação tecnológica, para assim a promoção do raciocínio geográfico do aluno,
ressaltando, portanto, o papel indispensável do professor para o melhor uso de tais
ferramentas, contribuindo de forma efetiva para a qualificação do ensino de
Geografia.