Como medida para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância
internacional decorrente do Coronavírus – COVID-19, as escolas suspenderam suas atividades
presenciais e lançaram mão de soluções baseadas em recursos digitais de aprendizagem
inspiradas na modalidade “Educação a Distância” (EaD). Na rede pública do Estado do Paraná,
esse quadro não foi diferente, o que possibilitou algumas reflexões e análises sobre os impactos
das atividades escolares não presenciais durante este período, bem como a análise da
implementação, interatividade e desafios do ensino virtual de Geografia. Neste sentido, o
objetivo do trabalho se pautou em levantar informações sobre as condições tecnológicas das
escolas, como foi o acesso e acompanhamento do Ensino Remoto Emergencial, as dificuldades
encontradas durante o processo de aprendizagem, as técnicas empregadas, as formas de
avaliação, a interação professor/aluno, a autonomia da metodologia a ser utilizada e as
experiências em relação à aprendizagem nas aulas de Geografia. Buscando subsídios para
nossas reflexões, elaboramos um questionário que foi aplicado por amostragem e respondido
por 6 gestores, 35 professores de Geografia e 227 alunos (139 com acompanhamento de
materiais impressos e 88 com acompanhamento por recursos digitais/on-line - ERE) de seis
Escolas Públicas de Educação Básica do Estado do Paraná, no Município de Maringá, com
diferentes perfis de comunidade escolar (social, econômico), localizações e público. Questões
referentes à fundamentação teórico-metodológica foram revisadas a partir da produção
bibliográfica já existente, mas a conjuntura educacional da pesquisa e a utilização com maior
destaque da tecnologia nos levaram a aprofundar o conhecimento sobre a Nova Geografia,
também denominada de “Geografia Quantitativa”, ainda de pouco destaque no Brasil. As
necessidades criadas pela pandemia, representadas pelo uso de tecnologias, trouxeram à tona a
sua contribuição, dando respostas à ação dos professores de Geografia em sala de aula por meio
de conhecimentos obtidos na formação acadêmica e referentes à utilização de programas,
ferramentas, aplicativos e plataformas. As mudanças tecnológicas das últimas décadas, o
processo de construção de um meio técnico-científico-informacional, os impactos deste
universo tecnológico em casa, e o impacto da pandemia neste cenário foram os destaques desta
pesquisa.