• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
ODONTOLOGIA (31001017059P2)
Educação Presencial
Tendências mundiais e avaliação da eficácia de um material educativo validado sobre protetores bucais
MARIANA PIRES DA COSTA
DISSERTAÇÃO
11/03/2022

A presente dissertação foi dividida em dois estudos. No primeiro (I), objetivou-se identificar e caracterizar as tendências mundiais das pesquisas sobre protetores bucais (PB) por meio de uma revisão bibliométrica; e no segundo (II), desenvolver, validar e avaliar a eficácia de um material educativo para crianças e adolescentes (C/A) entre 8 e 15 anos sobre PB na prevenção de lesões dentárias traumáticas (LDTs). Para responder o objetivo I, seis bases de dados foram pesquisadas em busca de publicações in vivo sobre PB na prevenção de LDTs durante a prática esportiva. Análises métricas sobre autores, ano de publicação, país de origem e periódico de publicação foram realizadas no programa Vantage Point™. Adicionalmente, tipo e população do estudo, faixa etária dos participantes, modalidade esportiva, classificação do esporte, tipo de PB, desfecho principal, e métodos de avaliação do desfecho foram analisados no Microsoft Office Excel 2010™. Verificou-se que o número de publicações sobre o assunto (n=206) aumentou a partir dos anos 2000, com destaque para o período entre 2011-2020. Os Estados Unidos (n=39) e o Brasil (n=29) foram os países que mais produziram, e a Dental Traumatology (n=53; 25.7%) a revista que mais publicou sobre o tema. A maioria dos estudos eram observacionais (n=183; 88,8%), avaliando a frequência de uso do PB (n=154; 44,6%), realizados com atletas (n=95; 68,9%) adultos (n=159; 49,3%), e com questionários/entrevistas (n=194; 83,3%). O PB personalizado foi mais avaliado para esportes de contato (n=77; 43,5%) e não contato (n=13; 42%), e a maioria dos estudos avaliavam mais de uma modalidade esportiva (n=57; 28,8%). No objetivo II, para a validação do folder desenvolvido, alunos e/ou professores de pós-graduação em odontologia, especialistas em educação, e público alvo - C/A avaliaram a adequação de conteúde e linguagem. Calcularam-se os índices de validade de conteúdo (IVC) para cada item (I-IVC) e do folder (F-IVC). Elaborou-se um questionário sobre o conteúdo do folder e avaliou-se a eficácia de sua aplicação, utilizando-se testes para dados pareados para as respostas de C/A, antes e após a leitura do folder. Modelos linear generalizado e misto foram usados para avaliar associações, seguido de análise do poder amostral. Resultados de I-IVC e F-IVC confirmaram itens e folder como relevantes, representativos, com boa operacionalidade e válidos. Para o total de C/A incluídos (n=23), houve aumento na média de respostas corretas após a leitura do folder (p<0,001 – poder 99%). Conclui-se que mais estudos com C/A são importantes para a prevenção de LDTs em diferentes países e diferentes tipos de esporte, bem como estudos com intervenções para melhor compreensão sobre a visão da população relacionada ao uso de PB. Adicionalmente, o folder foi validado e pode ser considerado um instrumento capaz de aumentar o conhecimento de C/A sobre PB, devendo ser divulgado e utilizado como ferramenta de prevenção de LDTs para C/A em estudos futuros.

Criança;Estudos de validação;Traumatismos em atletas;Protetores bucais;Traumatismos dentários
This dissertation was divided into two studies. In the first (I), aimed to identify and characterize the global trends in research on mouthguards (MG) through a bibliometric review; and in the second (II), to develop, validate and evaluate the effectiveness of an educational material for children and adolescents (C/A) between 8 and 15 years about MG in the prevention of traumatic dental injuries (TDIs). To answer objective I, six databases were searched for in vivo publications about MG in the prevention of TDIs during sports practice. Metric analyzes about authors, year of publication, country of origin and publication journal were performed using the Vantage Point™ program. Additionally, study type and population, age group of participants, sport, sport classification, type of MG, main outcome, outcome assessment methods were analyzed in Microsoft Office Excel 2010™. It was found that the number of publications on the subject (n=206) increased from the 2000s, with emphasis on the period between 2011-2020. The United States (n=39) and Brazil (n=29) were the countries that produced the most, and Dental Traumatology (n=53; 25.7%) was the journal that most published on the subject. Most of the studies were observational (n=183; 88,8%), evaluating the frequency of use of MG (n=154; 44,6%), carried out with athletes (n=95; 68,9%) adults (n=159; 49,3%), and with questionnaires/interviews (n=194; 83,3%). Custom-made MG was most evaluated for contact (n=77; 43,5%) sports, and most studies evaluated more than one sport (n=57; 28,8%). In objective II, for the validation of the developed folder, students and/or postgraduate professors in dentistry, education specialists, and target group – C/A evaluated the adequacy of content and language. Content validity index (CVI) were calculated for each item (I-CVI) and for the folder (F-CVI). A questionnaire about the content of the folder was developed and the effectiveness of its application was evaluated, using tests for paired data for C/A answers, before and after reading the folder. Generalized and mixed linear models were used to assess associations, followed by sampling power analysis. Results from I-CVI and F-CVI confirmed items and folder as relevant, representative, with good operability and valid. For the total number of C/A included (n=23), there was an increase in the average number of correct answers after reading the folder (p<0.001 – power 99%). It is concluded that more studies are important for the prevention of TDIs in different countries and different types of sport, as well as with interventions for a better understanding of the population’s view related to the use of MG. Additionally, the folder was validated and can be considered capable of increasing the knowledge of C/A about MG, and should be disseminated and used as a tool to prevent TDIs for C/A in future studies.
Athletic injuries;Child;Validation studies;Mouth protetors;Tooth injuries
1
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Mariana Pires - 2022 FINAL (UFRJ).pdf

Contexto

ODONTOPEDIATRIA
EPIDEMIOLOGIA E PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL
TRAUMATISMOS DENTOALVEOLARES E SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: ETIOLOGIA, DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO, PROGNÓSTICO E FATORES ASSOCIADOS.

Banca Examinadora

LUCIANNE COPLE MAIA DE FARIA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUCIANNE COPLE MAIA DE FARIA Docente - PERMANENTE
GLORIA FERNANDA BARBOSA DE ARAUJO CASTRO Docente - PERMANENTE
MATHEUS MELO PITHON Docente - PERMANENTE
TIAGO BRAGA RABELLO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Programa Bolsa Nota 10 12
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 12

Vínculo

Bolsa de Fixação
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer