A presente dissertação foi dividida em dois estudos. No primeiro (I), objetivou-se identificar e caracterizar as tendências mundiais das pesquisas sobre protetores bucais (PB) por meio de uma revisão bibliométrica; e no
segundo (II), desenvolver, validar e avaliar a eficácia de um material educativo para crianças e adolescentes (C/A) entre 8 e 15 anos sobre PB na prevenção de lesões dentárias traumáticas (LDTs). Para responder o objetivo I, seis bases de dados foram pesquisadas em busca de publicações in vivo sobre PB na prevenção de LDTs durante a prática esportiva. Análises métricas sobre autores, ano de publicação, país de origem e periódico de publicação foram realizadas no programa Vantage Point™. Adicionalmente, tipo e população do estudo, faixa etária dos participantes, modalidade esportiva, classificação do esporte, tipo de PB, desfecho principal, e métodos de avaliação do desfecho foram analisados no Microsoft Office Excel 2010™. Verificou-se que o número de publicações
sobre o assunto (n=206) aumentou a partir dos anos 2000, com destaque para o período entre 2011-2020. Os Estados Unidos (n=39) e o Brasil (n=29) foram os países que mais produziram, e a Dental Traumatology (n=53; 25.7%) a revista que mais publicou sobre o tema. A maioria dos estudos eram observacionais (n=183; 88,8%), avaliando a frequência de uso do PB (n=154; 44,6%), realizados com atletas (n=95; 68,9%) adultos (n=159; 49,3%), e com
questionários/entrevistas (n=194; 83,3%). O PB personalizado foi mais avaliado para esportes de contato (n=77; 43,5%) e não contato (n=13; 42%), e a maioria dos estudos avaliavam mais de uma modalidade esportiva (n=57; 28,8%). No objetivo II, para a validação do folder desenvolvido, alunos e/ou professores de pós-graduação em odontologia, especialistas em educação, e público alvo - C/A avaliaram a adequação de conteúde e linguagem. Calcularam-se os índices de validade de conteúdo (IVC) para cada item (I-IVC) e do folder (F-IVC). Elaborou-se um questionário sobre o conteúdo do folder e avaliou-se a eficácia de sua aplicação, utilizando-se testes para dados pareados para as respostas de C/A, antes e após a leitura do folder. Modelos linear generalizado e misto foram
usados para avaliar associações, seguido de análise do poder amostral. Resultados de I-IVC e F-IVC confirmaram itens e folder como relevantes, representativos, com boa operacionalidade e válidos. Para o total de C/A
incluídos (n=23), houve aumento na média de respostas corretas após a leitura do folder (p<0,001 – poder 99%). Conclui-se que mais estudos com C/A são importantes para a prevenção de LDTs em diferentes países e diferentes tipos de esporte, bem como estudos com intervenções para melhor compreensão sobre a visão da população relacionada ao uso de PB. Adicionalmente, o folder foi validado e pode ser considerado um instrumento capaz de aumentar o conhecimento de C/A sobre PB, devendo ser divulgado e utilizado como ferramenta de prevenção de LDTs para C/A em estudos futuros.