Este trabalho dissertativo está inserido no campo dos debates sobre a utilização da Pedagogia da Cooperação no componente curricular de Educação Física, através da prática dos Jogos Cooperativos, por parte de professores da Educação Básica. Tem como objetivo, analisar como os professores de Educação Física utilizam a Pedagogia da Cooperação, através da prática de Jogos Cooperativos, no contexto do Ensino Médio, em uma escola pública estatual da cidade de Cajazeiras/PB. Em relação ao percurso metodológico, esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, enveredando pela pesquisa de campo. Nesse caminho, para a construção dos dados, utilizou-se a observação não-participativa, a entrevista semiestruturada com os professores participantes e os seus planos de ensino anuais. No que se refere à fundamentação teórica, este estudo foi estruturado a partir das contribuições dos autores, professores Fabio Otuzi Brotto e Terry Orlick, dentre outros, que exploram questões, relacionadas ao trabalho docente com a Pedagogia da Cooperação e dos Jogos Cooperativos, no âmbito do ensino, e com referências ao desenvolvimento da Educação Física Escolar na Educação Básica. Com base na análise dos dados coletados e as devidas interpretações acerca do objeto de estudo, averiguou-se que os professores não tinham conhecimento da existência e nem utilizavam de forma direta a Pedagogia da Cooperação em suas aulas, todavia, tinham conhecimento e utilizavam os Jogos Cooperativos em suas aulas de forma indireta. Constatou-se um certo distanciamento entre teoria e prática, a partir da análise dos argumentos dos professores nas entrevistas e dos registros constatados nos Planos de Ensino dos mesmos. As maiores dificuldades encontradas na pesquisa foram a falta de oferta de cursos de formação docente continuada sobre a temática em tela, a ausência de materiais didáticos específicos disponibilizados pelos órgãos e instituições responsáveis. Diante do exposto, este trabalho soma-se ao debate acadêmico sobre a Pedagogia da Cooperação e os Jogos Cooperativos apresentando possibilidades para a utilização desta abordagem pedagógica e desta proposta didática por parte de professores de Educação Física em escolas do Ensino Médio, contribuindo como forma de discussões e reflexões pelos professores e profissionais que se interessarem pela respectiva temática, visando a uma contribuição para a transformação de um mundo melhor através da educação.