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Dados do Trabalhos de Conclusão

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCOMUNICATIVAS
MONICA APARECIDA ASQUINO
DISSERTAÇÃO
29/07/2022

Vivemos em um mundo onde a tecnologia influencia o modo como aprendemos, nos relacionamos, agimos. Portanto, para promover uma formação dos educandos, é necessário antes pensar na formação do professor. Nesse contexto, esta dissertação apresenta uma pesquisa de natureza mista, realizada com o objetivo de promover uma formação de professores em educomunicação, voltada a professores da rede municipal de Joinville/SC. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar de que forma promover uma formação por meio da criação de um ecossistema educomunicativo na forma online. Portanto, partiu-se de revisões de literatura, a fim de verificar a importância do tema e sua aplicabilidade no campo da formação de professores. Adicionalmente, por se tratar de uma formação em educomunicação, buscou-se construir esta formação forma colaborativa e dialógica. Desse modo, partiu-se de um questionário aplicado para professores da rede municipal, com a finalidade de conhecer o público para o qual se destina a formação. A pesquisa se aprofundou em um grupo focal com os participantes, para compreender seus conhecimentos prévios, necessidades e anseios, de modo a estruturar uma formação adequada ao grupo geral. Sendo assim, pode-se basear a formação em apresentação de materiais educomunicativos já existentes, aliados à prática, visando proporcionar aos professores conhecimentos em ferramentas disponíveis, analisadas previamente com equipamentos compatíveis das unidades escolares municipais. Os principais resultados provenientes desta pesquisa foram a constatação da necessidade que nossos professores têm em formações continuadas, que lhes permitam atuar na realidade atual, e que a troca de conhecimentos entre esses professores é a chave principal de uma formação educomunicativa, mas que, no entanto, necessita-se de políticas públicas que promovam esta formação, haja vista que a rotina do professor dificulta sua participação em formações extracurriculares. Neste contexto, a partir dos resultados obtidos, desenvolveu-se como produto educacional um Guia de Práticas Educomunicativas e um Site Educacional, ambos intitulados “Educomunica com Ação - Formando professores em Educomunicação”.

Educomunicação;Formação de Professores;Ecossistemas Educomunicativos;Práticas Pedagógicas Educomunicativas;. Tecnologias Digitais
We live in a world where technology influences the way we learn, relate, and act. Therefore, to promote the formation of the students, it is necessary to think about the formation of the teacher first. In this context, this dissertation presents a research of mixed nature, carried out with the objective of promoting teacher training in educommunication, aimed at teachers from the municipal network of Joinville/SC. The main objective of this research was to analyze how to promote training through the creation of an educommunicative ecosystem in the online form. Therefore, we started with literature reviews, in order to verify the importance of the theme and its applicability in the field of teacher education. Additionally, because it is a training in educommunication, we sought to build this training in a collaborative and dialogic way. In this way, it started with a questionnaire applied to teachers of the municipal network, with the purpose of knowing the public for which the training is intended. The research was deepened in a focus group with the participants, to understand their previous knowledge, needs and desires, in order to structure an adequate formation for the general group. Therefore, training can be based on the presentation of existing educational-communicative materials, combined with practice, aiming to provide teachers with knowledge of available tools, previously analyzed with compatible equipment from municipal school units. The main results from this research were the realization of the need that our teachers have in continuing education, which allow them to act in the current reality, and that the exchange of knowledge between these teachers is the main key of an educommunicative formation, but that, however, , public policies that promote this training are needed, given that the teacher's routine makes it difficult for them to participate in extracurricular training. In this context, based on the results obtained, a Guide to Educommunication Practices and an Educational Website were developed as an educational product, both entitled “Educommunication with Action - Training teachers in Educommunication”.
Educommunication;Teacher Training;Educommunication Ecosystems;Educommunication Pedagogical Practices;. Digital Technologies
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PORTUGUES
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Monica Aparecida Asquino.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
PRÁTICAS EDUCATIVAS E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
Metodologias ativas e aprendizagem colaborativa na educação formal e informal com suporte das tecnologias de informação e comunicação

Banca Examinadora

FABIOLA SUCUPIRA FERREIRA SELL
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCIEL APARECIDO CONSANI Participante Externo
FABIOLA SUCUPIRA FERREIRA SELL Docente - PERMANENTE
RAFAEL GUE MARTINI Participante Externo
LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS Docente - COLABORADOR

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
EDUCOMUNICA COM AÇÃO - FORMANDO PROFESSORES EM EDUCOMUNICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
EDUCOMUNICA COM AÇÃO - FORMANDO PROFESSORES EM EDUCOMUNICAÇÃO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
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