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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
MONICA RAQUEL DE ANDRADE BRITO
DISSERTAÇÃO
26/07/2022

Nossa pesquisa tem como objetivo analisar a recontextualização da interdisciplinaridade do Programa de Educação em Tempo Integral do Rio Grande do Norte no contexto da prática, perpassando pelos seguintes objetivos específicos: 1. Apresentar estado do conhecimento sobre as práticas interdisciplinares na educação básica; 2. Discutir o conceito de interdisciplinaridade na educação básica nos documentos curriculares para o ensino médio e 3. Analisar, na perspectiva dos professores, como a interdisciplinaridade se constrói no espaço escolar. Como meio para responder aos objetivos aferidos realizaremos uma pesquisa de cunho qualitativo, de natureza básica e percorremos o seguinte caminho metodológico: iniciamos com levantamento bibliográfico para o estado do conhecimento, análise dos documentos oficiais nacionais e estaduais para o ensino médio e finalizando com a realização de entrevistas semiestruturadas. No estado do conhecimento procuramos mapear e perceber práticas interdisciplinares desenvolvidas na educação básica, em seguida discutimos o conceito de interdisciplinaridade nos documentos oficiais para o ensino médio e por fim realizamos entrevistas semiestruturadas no intuito de compreender a recontextualização da interdisciplinaridade na perspectiva dos professores. Para tanto, nos aproximamos do aporte teórico o ciclo de políticas de Ball e Bowe (2016) que nos auxilia pensar a política como processo que é diverso e formulado em diferentes níveis de compreensão e tradução, traçado por influências econômicas e sociais das instituições, pessoas e interesses. Compreendemos a política de currículo como texto e discurso, nunca entendidos de forma isolada e sempre sujeitos aos contextos, incorporando os sentidos por onde transitam. Nos apoiamos no entendimento de recontextualização por hibridismo a partir das concepções de Lopes, Cunha e Costa (2013) que nos permite compreender como os sujeitos e as instituições se articulam na formulação de políticas no contexto escolar. Na análise do contexto da prática da escola Sonhar ressaltamos os principais pontos das falas dos professores entrevistados no direcionamento para o entendimento de como acontece a recontextualização do currículo na escola. Concluímos esse texto com a seção do contexto da prática, onde fomos percebendo a recontextualização da interdisciplinaridade na tentativa constante de entrelaçamento dos conhecimentos e métodos das diferentes disciplinas escolares, além da busca pela conexão entre o conhecimento prévio do estudante ao conhecimento desenvolvido nas disciplinas escolares, uma busca constante desses professores pelo fazer sentido entre o que se ensina ao que os estudantes já sabem e apreendem.

Currículo;Interdisciplinaridade;Educação Integral
Our research aims to analyze the recontextualization of the interdisciplinarity of the Education Program in Full Time of Rio Grande do Norte in the context of practice, passing through the following specific objectives: 1. Present the state of knowledge about interdisciplinary practices in basic education; 2. Discuss the concept of interdisciplinarity in basic education in curriculum documents for high school and 3. Analyze, from the teachers' perspective, how interdisciplinarity is built in the school space. As a means to respond to the objectives, we will carry out a qualitative research, of a basic nature, and we will follow the following methodological path: we started with a bibliographic survey for the state of knowledge, analysis of official documents for high school and ending with semi-structured interviews. In the state of knowledge we seek to map and understand interdisciplinary practices developed in basic education, then we discuss the concept of interdisciplinarity in official documents for high school and finally we conducted semi-structured interviews in order to understand the recontextualization of interdisciplinarity from the perspective of teachers. In order to do so, we approach the theoretical support of Ball and Bowe's (2016) policy cycle, which helps us to think of politics as a process that is diverse and formulated at different levels of understanding and translation, traced by economic and social influences of institutions, people and interests. We understand curriculum policy as text and discourse, never understood in isolation and always subject to contexts, incorporating the meanings through which they transit. We rely on the understanding of recontextualization through hybridism from the conceptions of Lopes, Cunha and Costa (2013) that allow us to understand how subjects and institutions are articulated in the formulation of policies in the school context. In the analysis of the context of the practice of the Sonhar school, we emphasize the main points of the speeches of the interviewed teachers in the direction for the understanding of how the recontextualization of the curriculum in the school happens. We conclude this text with the section on the context of practice, where we noticed the recontextualization of interdisciplinarity in the constant attempt to intertwine the knowledge and methods of the different school subjects, in addition to the search for the connection between the student's previous knowledge and the knowledge developed in the school subjects, a constant search by these teachers to make sense between what is taught and what students already know and learn.
Curriculum;Interdisciplinarity;Integral Education
1
106
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
ESCRITO VERSÃO FINAL_COM FICHA CATALOGRÁFICA.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Políticas para o ensino médio: atuação e contexto nas políticas de currículo

Banca Examinadora

JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ELCIMAR SIMAO MARTINS Participante Externo
JOSELIA CARVALHO DE ARAUJO Docente - PERMANENTE
PAULO AUGUSTO TAMANINI Docente - PERMANENTE
SILVIA MARIA COSTA BARBOSA Participante Externo
JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS Docente - PERMANENTE

Vínculo

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Sim
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