• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL: RECONTEXTUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DOCENTE
VITORIA MARIA CUNHA
DISSERTAÇÃO
26/07/2022

O presente trabalho, de caráter qualitativo, tem como objetivo analisar a recontextualização do currículo, na perspectiva docente, na escola de ensino médio em tempo integral no Estado do Ceará. Como objetivos específicos pretende-se: 1. Historicizar os caminhos da educação em tempo integral no Brasil e no Ceará. 2. Discutir a política educacional das escolas de ensino médio em tempo integral a partir da abordagem do ciclo contínuo de políticas de Stephen Ball e colaboradores. 3. Descrever práticas docentes que recontextualizam o currículo na política da escola de ensino médio em tempo integral no Estado do Ceará. Com essa pesquisa, buscamos compreender como acontece a recontextualização do currículo na escola de ensino médio em tempo integral na perspectiva docente . Para realização do trabalho, utilizou-se como base teórica o ciclo de políticas de Ball e Bowe (Bowe et al., 1992), que nos faz compreender que o contexto da prática é onde a política está sujeita à interpretação e recriação e onde a política produz efeitos e consequências que podem representar mudanças e transformações significativas na política original. Também nos apoiamos em estudos realizados por Macedo e Lopes que refletem sobre a articulação e recontextualização do currículo dentro do contexto da escola. Para construção da pesquisa, utilizaremos, além da abordagem teórica, a análise dos documentos oficiais que norteiam a política da escola de ensino médio em tempo integral e entrevista semiestruturada com os docentes da escola em análise. A pesquisa propõe contribuir com a visão teórica pós-estruturalista, buscando compreender o processo de recontextualização do currículo em uma perspectiva docente na política da escola de Ensino Médio em tempo integral.

Escola em tempo integral;Currículo;Ensino Médio;Docente
This qualitative study aims to analyze, under a teaching perspective, the recontextualization of a full-time secondary school curriculum in the state of Ceará. The specific objectives are: 1. To historicize the paths of full-time education in Brazil and in Ceará. 2. To discuss the educational policy in full-time secondary schools from the approach of a continuous policy cycle proposed by Stephen Ball et al. 3. To describe teaching practices that recontextualize the curriculum in the full-time secondary school policy in the state of Ceará. In this study, we aim to understand how the recontextualization of a full-time secondary school curriculum takes place under a teaching perspective. The theoretical framework for this study was the policy cycle proposed by Ball and Bowe (Bowe et al., 1992), which leads to understanding that the context of practice is where the policy is subject to interpretation and recreation and where the policy causes effects and consequences that can represent significant changes and transformations in the original policy. We also rely on studies by Macedo and Lopes that reflect on the articulation and recontextualization of the curriculum within the school context. This research will be conducted using, in addition to the theoretical approach, the analysis of the official documents that guide the full-time secondary school policy and semi-structured interviews with teachers at the school analyzed. This research aims to contribute to the post-structuralist theoretical framework, seeking to understand the process of recontextualization of the curriculum from a teaching perspective in the full-time secondary school policy.
Full-time school;Curriculum;Secondary school;Teaching
1
112
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Vitória Cunha.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Políticas para o ensino médio: atuação e contexto nas políticas de currículo

Banca Examinadora

JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES Participante Externo
EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS Docente - PERMANENTE
JOSELIA CARVALHO DE ARAUJO Docente - PERMANENTE
JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer