• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM MEDIADOS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
LEANDRO FERREIRA PAZ
DISSERTAÇÃO
17/11/2022

No mundo globalizado, a presença da tecnologia impacta muitos aspectos da vida humana. Quando se trata de educação, percebe-se uma evolução constante nos processos e métodos que mudam de forma disruptiva a maneira como se ensina e como se aprende. Esses movimentos envolvem Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como a Inteligência Artificial que proporciona uma educação mais personalizada, inclusiva, interativa e flexível. Na formação integral, a Inteligência Artificial se torna fundamental para que estudantes se apropriem dos conhecimentos em atividades de pesquisa, assim como no mundo do trabalho e no social. A concepção de Inteligência Artificial no meio educacional levanta a necessidade de aproximação da escola com os avanços das tecnologias e estas adaptarem-se ao ambiente em que o estudante está inserido. Nessa linha de pensamento, algumas pesquisas em Inteligência Artificial na educação abordam aprendizagem adaptativa, tutores inteligentes, ferramentas de diagnóstico, sistemas de recomendação, classificação de estilos de aprendizagem, mundos virtuais, gamificação, mineração de dados aplicada à escola e chatbot (assistente virtual, agente conversacional). Chatbot ou chatterbot ou agente de conversação é um programa de Inteligência Artificial criado para conversar com seres humanos usando linguagem natural por meio de texto ou voz, estabelecendo-se uma interação humano-computador. Na academia, dados apontam que agentes conversacionais na educação contribuem para a construção do conhecimento, desenvolvimento cognitivo e maior envolvimento dos alunos, no entanto, o uso de qualquer Inteligência Artificial como ferramenta pedagógica desprovida de qualquer pedagogia tende a sucumbir, cair em desuso e no esquecimento. Portanto, esta pesquisa pretende se apropriar dos conceitos socioconstrutivistas de Lev Semionovitch Vygotsky. Três pilares sustentam seu trabalho: os processos mentais do sujeito surgem dos processos sociais; instrumentos e signos interligam a compreensão dos processos mentais do sujeito. O terceiro é o método genético-experimental para analisar o desenvolvimento cognitivo do indivíduo. O objetivo dessa pesquisa é analisar se os princípios da Inteligência Artificial à luz da teoria socioconstrutivista possibilitam a efetiva customização do processo de ensino e aprendizagem. O enfoque desta pesquisa é quali-quantitativa de natureza aplicada, com procedimentos experimentais e de pesquisa-ação, tendo como coleta de dados quantitativos o System Usability Scale (SUS), e a entrevista semiestruturada para coleta de dados qualitativos. A análise reflexiva foi o método utilizado na análise. Como resultado emergiram as categorias automatização de processos, interessante e tranquilo, aprendizado e mediação. E por fim, a pesquisa resultou também na elaboração do produto educacional: um assistente virtual denominado IF Robot; um chatbot para atuar como instrumento mediador de práticas educativas elaboradas pelo professor tornando o ensino mais dinâmico.

Zona de Desenvolvimento Proximal;Inteligência Artificial;Chatbot.
In the globalized world, the presence of technology impacts many aspects of human life. When it comes to education, there is a constant evolution in the processes and methods that disruptively change the way we teach and learn. These movements involve Information and Communication Technologies (ICTs), such as Artificial Intelligence, which provides a more personalized, inclusive, interactive and flexible education. In comprehensive training, Artificial Intelligence becomes essential for students to appropriate knowledge in research activities, as well as in the world of work and in the social world. The conception of Artificial Intelligence in the educational environment raises the need for the school to approach the advances of technologies and these to adapt to the environment in which the student is inserted. In this line of thought, some research on Artificial Intelligence in education addresses adaptive learning, intelligent tutors, diagnostic tools, recommender systems, classification of learning styles, virtual worlds, gamification, data mining applied to school and chatbot (virtual assistant, conversational agent). Chatbot or chatterbot or conversational agent is an Artificial Intelligence program created to converse with humans using natural language through text or voice, establishing a human-computer interaction. In the academy, data indicate that conversational agents in education contribute to the construction of knowledge, cognitive development and greater student involvement, however, the use of any Artificial Intelligence as a pedagogical tool devoid of any pedagogy tends to succumb, fall into disuse and fall into disuse. forgetfulness. Therefore, this research intends to appropriate the socio-constructivist concepts of Lev Semionovitch Vygotsky. Three pillars support his work: the subject's mental processes arise from social processes; instruments and signs interconnect the understanding of the subject's mental processes. The third is the genetic-experimental method to analyze the cognitive development of the individual. The objective of this research is to analyze whether the principles of Artificial Intelligence in the light of socio-constructivist theory enable the effective customization of the teaching and learning process. The focus of this research is quali-quantitative of an applied nature, with experimental and action research procedures, having the System Usability Scale (SUS) as quantitative data collection, and the semi-structured interview for qualitative data collection. Reflective analysis was the method used in the analysis. As a result, the categories process automation, interesting and quiet, learning and mediation emerged. Finally, the research also resulted in the development of the educational product: a virtual assistant called IF Robot; a chatbot to act as a mediating instrument of educational practices developed by the teacher, making teaching more dynamic.
Zone of Proximal Development;Artificial Intelligence;Chatbot.
92
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO LEANDRO FERREIRA PAZ.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

MARCELE TEIXEIRA HOMRICH RAVASIO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SERGIO DA COSTA NUNES Participante Externo
MARCELE TEIXEIRA HOMRICH RAVASIO Docente - PERMANENTE
RICARDO ANTONIO RODRIGUES Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: UMA ATIVIDADE DE PESQUISA-OBSERVAÇÃO NO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA VYGOTSKYANA BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer