• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
O PLANEJAMENTO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES NÃO LICENCIADOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARANÁ A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA
SIMONE LORENA TOBBIN PEREIRA
DISSERTAÇÃO
17/10/2022

Considerando o planejamento de ensino como uma prática educativa intrínseca à docência e que existem peculiaridades quanto à sua concepção na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a presente pesquisa, que se insere na linha de Práticas Educativas em EPT e Macroprojeto 1 – Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT – tem como objetivo geral compreender quais as concepções de um grupo de professores não licenciados atuantes na EPT sobre o planejamento de ensino nesse contexto e os possíveis impactos de uma formação continuada sobre tais concepções. Para o alcance deste objetivo estabelecemos como objetivos específicos: 1) Identificar as peculiaridades do planejamento de ensino no contexto da Educação Profissional e Tecnológica; 2) Explicitar o que o professor não licenciado entende sobre planejamento de ensino na Educação Profissional e Tecnológica, antes e depois de vivenciar uma formação continuada específica; e 3) Evidenciar quais elementos e características de uma formação continuada podem contribuir para um novo olhar sobre o planejamento de ensino na Educação Profissional e Tecnológica. Em uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-explicativa e caráter intervencionista, elaboramos, aplicamos e analisamos como produto educacional, uma formação continuada em formato de atividade de extensão (curso) e estabelecemos como instrumentos de coleta de dados, entrevista semiestruturada, pré e pós-formação, a observação e a análise documental. Pautamos o produto educacional nos pressupostos da colaboração por meio de atividades desenvolvidas em encontros online. Os resultados da pré- formação apontam que a maioria dos participantes concebem a EPT como uma modalidade de ensino, que prepara o estudante para o mercado de trabalho. O planejamento de ensino é evidenciado como um instrumento organizador de uma sequência de conteúdos a serem transmitidos pelo docente. Após a formação, constatamos mudanças nas concepções, que passam a reconhecer a EPT como uma modalidade de ensino que objetiva a formação integral do estudante para o mundo do trabalho, por meio da prática de um currículo que se desenvolve na integração entre formação geral e profissional. No contexto de tal compreensão, o planejamento de ensino é ressignificado, como um instrumento organizador de uma prática pedagógica, concebida enquanto processo de ensino-aprendizagem, em um movimento dialógico, contínuo e articulado de sistematização do saber. A colaboração, envolta aos princípios da voluntariedade, identidade, espontaneidade, apoio e respeito mútuo, contribuiu para que os participantes da pesquisa se aproximassem dos saberes e fazeres da prática educativa em EPT, em específico, o planejamento de ensino. Assim, nos certificamos de que uma formação continuada, desenvolvida sob um enfoque colaborativo, onde grupos que se identificam, buscam o diálogo reflexivo, a partir de situações da prática que os inquietam, contribui significativamente para que a subjetividade de um pensar, por vezes estático, converja na objetividade de um fazer exequível e transformador de contextos peculiares como o da EPT.

Formação Continuada;Colaboração;Pedagogia Histórico-Crítica
Considering teaching planning as an educational practice intrinsic to teaching and that there are peculiarities regarding its conception in Vocational and Technological Education (EPT), the present research, which is part of the line of EPT Educational Practices and Macroproject 1 - Methodological and didactic resources in formal and non-formal teaching spaces at EPT – its general objective is to understand the conceptions of a group of unlicensed teachers working in EPT on teaching planning in this context and the possible impacts of continuing education on such conceptions. To achieve this objective, we established the following specific objectives: 1) Identify the peculiarities of teaching planning in the context of Vocational and Technological Education; 2) Explain what the unlicensed teacher understands about teaching planning in Vocational and Technological Education, before and after experiencing a specific continuing education; and 3) Evidencing which elements and characteristics of continuing education can contribute to a new look at teaching planning in Vocational and Technological Education. In a qualitative approach of descriptive-explanatory nature and interventionist character, we elaborated, applied and analyzed as an educational product, an extension activity (course) and established as instruments for data collection, semi-structured interviews, pre and post-training, observation and document analysis. We base the educational product on the assumptions of collaboration through activities developed in online meetings. The results of pretraining show that most participants conceive EPT as a teaching modality that prepares the student for the job market. Teaching planning is evidenced as an organizing tool for a sequence of contents to be transmitted by the teacher. After training, we found changes in conceptions, which began to recognize EPT as a teaching modality that aims at the integral formation of the student for the world of work, through the practice of a curriculum that develops in the integration between general and professional training. . In the context of such understanding, teaching planning is re-signified, as an organizing instrument of a pedagogical practice, conceived as a teaching-learning process, in a dialogic, continuous and articulated movement of systematization of knowledge. Collaboration, wrapped around the principles of voluntarism, identity, spontaneity, support and mutual respect, contributed to the research participants getting closer to the knowledge and practices of educational practice in EPT, specifically, teaching planning. Thus, we make sure that continuing education, developed under a collaborative approach, where groups that identify themselves, seek reflective dialogue, from situations of practice that worry them, significantly contributes to the subjectivity of a thinking, sometimes static, converge in the objectivity of a feasible and transforming action of peculiar contexts such as the EPT.
Continuing Education;Collaboration;Historical-Critical Pedagogy
1
229
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Simone Lorena Tobbin Pereira.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica: Propostas Formativas Docentes II

Banca Examinadora

CLAUDIO ZARATE SANAVRIA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GESILANE DE OLIVEIRA MACIEL Docente - PERMANENTE
MARIA RAQUEL MIOTTO MORELATTI Participante Externo
CLAUDIO ZARATE SANAVRIA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
FORMAÇÃO CONTINUADA COM ENFOQUE COLABORATIVO: PLANEJAMENTO DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE O PLANEJAMENTO DE ENSINO: POSSIBILIDADES PARA UMA NOVA PRÁTICA PEDAGÓGICA AOS DOCENTES NÃO LICENCIADOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
PROCESSOS FORMATIVOS COLABORATIVOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer