• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
Abordagem de conceitos de física moderna nos anos finais do ensino fundamental com o uso de uma unidade de ensino potencialmente significativa
PAULO GOMES BATISTA
DISSERTAÇÃO
04/03/2022

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o ensino de noções da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF), através da elaboração e implementação de uma sequência didática nos moldes da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), tendo como fundamento a Aprendizagem Significativa de David Ausubel e a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica na visão de Marco Antônio Moreira. A pesquisa foi realizada em uma turma do Nono Ano do EFAF, em um colégio privado, no município de Montes Claros – MG, com a finalidade de despertar nos alunos o interesse em compreender alguns fenômenos relacionados à FMC, tão presentes no cotidiano. A questão da pesquisa é verificar quais alterações podem ser identificadas no processo ensino-aprendizagem de estudantes do nono ano do ensino fundamental anos finais, após a aplicação de uma sequência didática baseada na Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o ensino dos conceitos de Física Moderna e Contemporânea. O referencial teórico teve como base a Aprendizagem Significativa de Ausubel e a Teoria da Aprendizagem Significativa Critica na visão de Marco Antônio Moreira, com objetivo principal em elaborar e execução de uma UEPS. Nesta perspectiva, foram utilizados os mais variados recursos didáticos, como por exemplo, a apresentação de slides e vídeo, leitura, simulações interativas, experimentos reais, situações problema e a aplicação da UEPS. Ao longo da intervenção foram apresentadas várias evidências de aprendizagem, suficientes para considerar o exitoso o trabalho, como por exemplos, confecção de mapas conceituais, participação de aulas práticas, realização de atividades somativas ou não e com fechamento participando de uma jornada científica. Concluindo, portanto, a eficácia da implementação e da aplicação da sequência didática para turmas do nono ano ensino fundamental anos finais.

Ensino de Física;Aprendizagem Significativa;Unidade de Ensino Potencialmente Significativa;Física Moderna;Mapas Conceituais
This paper aims to contribute to the teaching of notions of Modern and Contemporary Physics (MCP) in the Fundamental Education Final Years (EFAF), through the development and implementation of a didactic sequence along the lines of the Potentially Significant Teaching Unit (PSU), based on the Significant Learning of David Ausubel and the Critical Significant Learning Theory in the view of Marco Antônio Moreira. The research was conducted in a ninth-grade class of EFAF, in a private school, in the city of Montes Claros - MG, with the purpose of awakening in students the interest in understanding some phenomena related to FMC, so present in everyday life. The research question is to verify which changes can be identified in the teaching-learning process of ninth grade students of the final year of elementary school, after the application of a didactic sequence based on the Potentially Significant Teaching Unit for the teaching of Modern and Contemporary Physics concepts. The theoretical framework was based on Ausubel's Meaningful Learning and Marco Antônio Moreira's Critical Significant Learning Theory, with the main objective of elaborating and executing a UEPS. In this perspective, the most varied didactic resources were used, such as, for example, the presentation of slides and video, reading, interactive simulations, real experiments, problem situations and the application of the UEPS. Throughout the intervention several learning evidence were presented, enough to consider the work successful, as for example, making conceptual maps, participating in practical classes, performing summative activities or not, and with closure participating in a scientific journey. Concluding, therefore, the effectiveness of the implementation and application of the didactic sequence for classes of ninth grade of elementary school final years.
Physics Teaching;Meaningful Learning;Potentially Meaningful Teaching Unit;Modern Physics;Concept Maps
1
168
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação-versao-aprovada-pela-banca-Paulo-Gomes.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

CRISTINA PORTO GONCALVES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SILVANA PEREZ Docente - PERMANENTE
BENEDITO GONCALVES EUGENIO Participante Externo
CRISTINA PORTO GONCALVES Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

-
-
-
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PRODUTO EDUCACIONAL: ABORDAGEM DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer