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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
O BULLYING NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS: confrontando documentos e realidades
JOSEFINA MARIA SUCASAS BRAZ
DISSERTAÇÃO
19/01/2022

Uma das metas prioritárias para a educação em nosso país é a formação dos jovens de maneira que tenham condições de escolher conscientemente sua profissão e possam exercer sua cidadania de forma ampla. Tal prerrogativa é ainda mais esperada na Educação Profissional e Tecnológica que tem função precipuamente social. Assim sendo, resta claro que quaisquer práticas de desrespeito aos discentes deverão ser abolidas. Realizou-se, então, uma análise bibliográfica nos documentos do IF SUDESTE MG com a intenção de aferir como a temática bullying é tratada na instituição. Paralelamente a essa análise documental, desenvolveu-se um estudo de caso junto às terceiras séries do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IF SUDESTE MG - Campus Barbacena, no intuito de verificação da possível ocorrência de prática de bullying e sua influência no comportamento dos estudantes bem como a opinião deles sobre esse tipo de prática e sobre o combate a ela. Houve a constatação, através de análise de documentos institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, associada a um estudo de caso com as turmas de terceira série do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, que, embora estejam presentes em todo o corpo documental objetivos, metas, missão, todos vinculados ao exercício da inclusão social, quebra de vulnerabilidades, formação integral dos discentes, eliminação de formas de exclusão, somente em um deles, o Regulamento de Conduta Discente, há a menção específica do termo. Pode-se verificar, através das respostas ao questionário apresentado na pesquisa, que os (as) discentes percebem a existência de bullying em grau leve e moderado na instituição, denotando o impacto de tais ocorrências nas atividades acadêmicas e concentração no ambiente escolar. Depreende-se que há uma extrema necessidade de pautar o assunto mais diretamente no quotidiano escolar, através de vários procedimentos que envolvam toda a comunidade acadêmica no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

Bullying;Documentos Institucionais;Prevenção e combate
One of the priority goals for education in our country is the training of young people so that they are able to consciously choose their profession and can exercise their citizenship in a broad way. Such a prerogative is even more expected in Vocational and Technological Education, which has a primarily social function. Therefore, it is clear that any practices of disrespect to students must be abolished. A bibliographic analysis was then carried out on the documents of the IF SUDESTE MG with the intention of assessing how the topic of bullying is treated in the institution. In parallel with this document analysis, a case study was developed with the third grades of the Technical Course in Agriculture and Livestock Integrated to High School at IF SUDESTE MG - Campus Barbacena, in order to verify the possible occurrence of bullying and its influence on behavior. of students as well as their opinion on this type of practice and on combating it. Through the analysis of institutional documents of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Southeast of Minas Gerais, it was found, associated with a case study with the third grade classes of the Technical Course in Agriculture and Livestock Integrated to High School, which, although objectives, goals, mission, all linked to the exercise of social inclusion, breaking vulnerabilities, integral training of students, elimination of forms of exclusion, only in one of them, the Student Conduct Regulation, there is mention term specific. It can be verified, through the answers to the questionnaire presented in the research, that the students perceive the existence of bullying in a light and moderate degree in the institution, denoting the impact of such occurrences in academic activities and concentration in the school environment. It appears that there is an extreme need to guide the subject more directly in the school routine, through various procedures that involve the entire academic community at the Institute of Education, Science and Technology of the Southeast of Minas Gerais.
Bullying;Institutional Documents;Prevention and combat
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertao_Josefina Maria Sucasas Braz.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

ATAUALPA LUIZ DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ATAUALPA LUIZ DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
ADRIANO REDER DE CARVALHO Docente - PERMANENTE
MARCOS EDUARDO CARVALHO GONCALVES KNUPP Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PRODUTO EDUCACIONAL – PROGRAMA NO IF SUDESTE MG SOBRE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO AO BULLYING E À VIOLÊNCIA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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