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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
A COMUNICAÇÃO/INTERAÇÃO ENTRE SURDOS, DEFICIENTES AUDITIVOS, OUVINTES E ESCOLA: um estudo de caso
AURORA MARIA BAPTISTA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
26/01/2022

A escola inclusiva foi um dos direitos conquistados pelas pessoas com deficiência, através de movimentos sociais iniciados na década de 1980. No que se refere aos surdos e deficientes auditivos, percebe-se a defasagem acadêmica com que chegam nas escolas de nível técnico. Parte desse problema pode estar relacionado às dificuldades de comunicação/interação estabelecida entre esse público e os profissionais da educação, provocando a evasão e impossibilitando sua formação integral. A presente pesquisa objetivou investigar como a comunicação/interação dos surdos e deficientes auditivos com os ouvintes, contribui no desenvolvimento educacional para uma formação omnilateral no IF Sudeste MG – Campus Barbacena. A pesquisa foi desenvolvida no IF Sudeste MG – Campus Barbacena, entre os meses de novembro e dezembro de 2020, tendo como universo amostral: um aluno surdo, matriculado, no terceiro período do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet - TSI, usuário de Libras; um ex-aluno deficiente auditivo, oralizado, egresso do curso Técnico em Informática; os discentes matriculados no terceiro período do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, que estudavam com o aluno surdo; quatro professores do Núcleo de Informática que lecionaram para estes alunos; um psicólogo; uma orientadora educacional; uma pedagoga e um intérprete de Libras do IF Sudeste MG. Para a coleta de dados foram aplicados questionários semiestruturados ao discente surdo e ao egresso deficiente auditivo; questionários estruturados aos alunos que estudaram com o discente surdo; e foram aplicadas entrevistas aos quatro docentes, quatro servidores da equipe pedagógica e ao tradutor intérprete de Libras do IF Sudeste MG. As entrevistas foram transcritas e procedeu-se a análise dos dados quantitativos através do cômputo da frequência dos temas citados, e para os dados qualitativos, desenvolveu-se a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram de forma unânime que não há como efetivar o processo de ensino-aprendizagem sem comunicação/interação, entretanto todos afirmaram ter dúvidas sobre como se comunicar com estes alunos, já que não têm capacitação na área da surdez. E o número insuficiente de intérpretes de Libras, citado por todos, faz com que o suporte que dão aos alunos surdos fique restrito ao ensino, excluindo-os da pesquisa e da extensão, o que inviabiliza sua formação integral. A partir desses resultados, foi criado um produto educacional, no formato de cartilha, com conceitos básicos, orientações para os profissionais da escola de acolhimento e atuação junto aos alunos surdos ou deficientes auditivos, estratégias pedagógicas baseadas nas principais dúvidas dos entrevistados, sinais em libras relacionados aos ambientes escolares, filmes e associações de surdos. É esperado, com o auxílio da cartilha, melhorar a comunicação/interação entre os atores e contribuir para a inclusão escolar dos surdos e deficientes auditivos no Campus Barbacena. Conclui-se que a comunicação é essencial para interação com os alunos e sua formação integral e que o Campus Barbacena apresenta dificuldades neste quesito, sendo necessário que os gestores empreendam esforços para capacitação dos docentes e demais servidores na área de libras, além da contratação de mais tradutores e intérpretes, para que estes alunos tenham tratamento igualitário e ocorra, de fato, a sua inclusão.

Comunicação/interação;Formação integral;Inclusão
The inclusive school was one of the rights won by people with disability, through social movements that began in the 1980’s. In relation to the deaf and hearing impaired, one perceives the academy defasage with which they arrive at technical schools. Part of this problem may be related to the difficulties of communication/interaction established between this public and the education professionals, causing them to drop out and making their integral formation impossible. The present search aims to investigate how the communication/interaction of the deafs and hearing impaired, with the hearings, contributes for the educational development for an omnilateral at the IF Sudeste MG – Campus Barbacena. The search was developed at the IF Sudeste MG – Campus Barbacena, between november and december of 2020. The sample universe was: a deaf student, enrolled in the third period of Technology in Internet Systems course – TSI, Libras user; a former deaf student, oral, egress of the Technical Computer Science course; the students enrolled in the third period of the Techonology in Internet Systems course, who studied with the deaf student; four teachers of the Computer Science Center who taught these students; a psychologist; an educational counselor; an educator and a Libras interpreter of IF Sudeste MG. For data collection, semi-structured questionnaires were applied to the deaf student and the hearing impaired egress; structured questionnaires to students who studied with the deaf student; and interviews were applied to the deaf student and the hearing impaired egress; structured questionnaires to students who studies with the deaf student; and interviews were applied to four teachers, four servers of the pedagogical team and the interpreter translator of Libras of IF Sudeste MG. The interviews were transcribed and the quantitative data was analyzed by calculating the frequency of the themes mentioned, and for the qualitative data, content analysis was developed. The results showed unanimously that there is no way to effectuate the teaching- learning process without communication/interaction, however all said they have doubts about how to communicate with these students, since they have no training in the area of deafblindness. And the insuficiente number of interpreters of Libras, cited by all, means that the support they give to deaf students is restricted to teaching, excluding them from research and extension, which prevents their full training. From these concepts, guidelines for school professionals to receive and work with deaf or hard of hearing students, pedagogical strategies based on the main doubts of the interviwees, signs in libras related to school environments, movies and associations of the deaf. It is expected, with the help of the booklet, to improve the communication/interaction between the actors and contribute to school inclusion of the deaf and hearing impaired on the Barbacena Campus. It is concluded that communication is essential for interaction with students and their full education and that Barbacena Campus has difficulties in this aspect, requiring managers to make efforts to train teachers and other servers in the area of Libras, in addition to hiring more translators and interpreters, so that these students have equal treatment and their inclusion does in fact occur.
Communication/Interaction;Integral Formation;Inclusion
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Aurora Maria Baptista da Silva.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

ADRIANO REDER DE CARVALHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ADRIANO REDER DE CARVALHO Docente - PERMANENTE
NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
MARCELO NOCELLE DE ALMEIDA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CARTILHA COMUNICAÇÃO/INTERAÇÃO: A GÊNESE PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DOS SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS NO CAMPUS BARBACENA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
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