• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: reflexões sobre a pesquisa como princípio pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica no IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora
HELEN CHRISTIAN PEROBELI BARBOSA
DISSERTAÇÃO
24/02/2022

A presente dissertação teve como objetivo analisar a participação docente e discente na política de iniciação científica implementada no Ensino Médio Integrado do Campus Juiz de Fora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, a fim de verificar a efetividade de sua utilização enquanto Princípio Pedagógico e as suas contribuições para uma formação humana mais ampliada dos estudantes, de caráter emancipador e omnilateral. abordando aspectos históricos, políticos e legais que propiciam a superação da histórica dualidade no ensino. Para tanto, partiu-se dos pressupostos do ensino médio integrado, da análise da importância da pesquisa científica no ensino e da influência da gestão escolar, para a promoção da transformação social pela educação. Quanto à metodologia, a proposta consistiu em uma pesquisa de cunho quanti qualitativo e exploratório, sob a forma de um estudo de caso único, para maior conhecimento, precisão e esclarecimento sobre o problema de pesquisa. Evidenciou-se, através do estudo, que a educação profissional no Brasil, desde a sua criação, ainda se destina a um mecanismo político de manutenção das estruturas de poder da classe dominante e reforço da histórica dualidade social e educacional. Concluiu-se, também, que o Ensino Médio Integrado, estruturado segundo os eixos trabalho, ciência e cultura, e pelos princípios educativo do trabalho e pedagógico da pesquisa, com a contribuição da iniciação científica, tem sido uma alternativa hábil para uma superação dessas concepções perversas da sociedade, e, por fim, que o ambiente escolar democrático é o campo fértil para que a gestão escolar possa atuar na promoção de um modelo de educação emancipatória.

Ensino Médio Integrado;Pesquisa como princípio pedagógico;Educação emancipadora
The present dissertation aimed to analyze the teaching and student participation in the scientific initiation policy implemented in the Integrated High School of the Juiz de Fora Campus of the Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, in order to verify the effectiveness of its use as a Pedagogical Principle and its contributions to a broader human formation of students, of an emancipatory and omnilateral character. approaching historical, political and legal aspects that provide the overcoming of the historical duality in teaching. For that, it started with the assumptions of integrated secondary education, the analysis of the importance of scientific research in teaching and the influence of school management, for the promotion of social transformation through education. As for the methodology, the proposal consisted of a qualitative and exploratory quantitative research, in the form of a single case study, for greater knowledge, precision and clarification of the research problem. It was shown, through the study, that professional education in Brazil, since its creation, is still intended as a political mechanism for maintaining the power structures of the ruling class and reinforcing the historical social and educational duality. It was also concluded that Integrated High School, structured according to the axes of work, science and culture, and by the educational principles of work and pedagogical research, with the contribution of scientific initiation, has been a skillful alternative to overcome these conceptions. perverse aspects of society, and, finally, that the democratic school environment is the fertile field for school management to act in the promotion of an emancipatory education model.
Integrated High School;Research as a pedagogical principle;Emancipatory education
1
108
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Helen Christian Perobeli Barbosa.PDF

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

GABRIEL LUIS DA CONCEICAO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GABRIEL LUIS DA CONCEICAO Docente - PERMANENTE
BEATRIS CRISTINA POSSATO Docente - PERMANENTE
ILAINE DA SILVA CAMPOS Participante Externo

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: COMO ASSIM? TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer