• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CURRÍCULO E OS DESAFIOS DO PNEDH NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL SUDESTE DE MINAS GERAIS, CAMPUS BARBACENA
ANA CAROLINA CORREA
DISSERTAÇÃO
18/07/2022

Esta pesquisa tem como objetivo verificar como a Educação em Direitos Humanos (EDH) está inserida no currículo formal e oficial dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, à luz do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH), no âmbito do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTEMG), Campus Barbacena – MG. Metodologicamente, caracteriza-se como pesquisa aplicada, já que pretende produzir conhecimentos direcionados à pratica pedagógica escolar. Acerca dos objetivos, possui caráter exploratório, de cunho descritivo, pois busca aclarar o problema pesquisado. Sobre a abordagem da investigação, diz respeito a uma pesquisa qualitativa. Os procedimentos técnicos adotados foram pesquisa bibliográfica e documental. Os dados coletados foram avaliados à luz da análise de conteúdo, mediante matriz de análise de registro e contexto. A pesquisa bibliográfica centrou-se em revisão de literatura sobre o currículo na EDH e Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Ensino Médio Integrado (EMI). Para tanto, foram utilizadas bibliografias específicas na área, além de artigos publicados em periódicos especializados, a fim de demonstrar as aproximações teóricas e conceituais entre os temas, assim como definir os conceitos essenciais do currículo pautado nos princípios da EDH. A pesquisa documental consistiu em estudo dos documentos e legislações vigentes sobre a EDH, do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSUDESTEMG, e também dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), dos cursos técnicos integrados em agroindústria, agropecuária, hospedagem e química, do Campus Barbacena. A matriz de análise foi elaborada a partir do disposto no PNEDH (BRASIL, 2013) para Educação Básica, “princípios norteadores da EDH, alínea e”, “ações programáticas, item 9”, e nas DNEDH (BRASIL, 2012), artigos 6° e 7°. Em uma breve análise, constatou-se que a forma pela qual os temas da EDH estão dispostos nos documentos, tanto no PDI quanto nos PPC, distancia-se do que preceituam o PNEDH e as DNEDH, bem como da bibliografia selecionada. Como o currículo formal, explícito e oficial do IFSUDESTEMG, expresso nestes documentos, faz referência a temas pertinentes à EDH de forma muito tímida – e ainda, no que tange a certos conteúdos, nem o faz – não se pode afirmar que a EDH transversaliza o currículo, sendo trabalhada de forma interdisciplinar. A EDH figura no currículo disciplinarmente, como assunto a ser abordado, em parcas disciplinas e de forma precária. Ao final da pesquisa, a partir dos resultados, produziu-se o documentário: “Apontamentos para Educação em Direitos Humanos na Educação Básica”, com o objetivo de fornecer subsídios e informações relevantes às instituições educacionais e educadores/as que desejem educar em direitos humanos.

Diretrizes Nacionais;Ensino Médio Integrado;Escola Unitária Omnilateralidade;Documentário
This research aims to verify how Education in Human Rights (EDH) is inserted in the formal and official curriculum of technical courses integrated to High School, in the light of the National Plan for Education in Human Rights (PNEDH) and the National Guidelines for Education in Human Rights (DNEDH), within the scope of the Southeast Federal Institute of Minas Gerais (IFSUDESTEMG), Campus Barbacena – MG. Methodologically, it is characterized as applied research, since it intends to produce knowledge directed to school pedagogical practice. Regarding the objectives, it has an exploratory character, of a descriptive nature, as it seeks to clarify the researched problem. About the investigation approach, it concerns a qualitative research. The technical procedures adopted were bibliographic and documental research. The collected data were evaluated in the light of content analysis, through a registry and context analysis matrix. The bibliographic research focused on a literature review on the curriculum in EDH and Vocational and Technological Education (EPT), in Integrated High School (EMI). For that, specific bibliographies in the area were used, in addition to articles published in specialized journals, in order to demonstrate the theoretical and conceptual approximations between the themes, as well as define the essential concepts of the curriculum based on the principles of EDH. The documentary research consisted of studying the documents and legislation in force on the EDH, the Institutional Development Plan (PDI) of IFSUDESTEMG, and also the Pedagogical Course Projects (PPC), the integrated technical courses in agribusiness, agriculture, accommodation and chemistry. , from Campus Barbacena. The analysis matrix was prepared based on the provisions of the PNEDH (BRASIL, 2013), for Basic Education, “guiding principles of the EDH, subparagraph e”, “programmatic actions, item 9”, and in the DNEDH (BRASIL, 2012), articles 6th and 7th. In a brief analysis, it was found that the way in which the EDH themes are arranged in the documents, both in the PDI and in the PPC, is far from the precepts of the PNEDH and the DNEDH, as well as the selected bibliography. Since the formal, explicit and official curriculum of IFSUDESTEMG, expressed in these documents, makes reference to topics relevant to the EDH in a very timid way, and still, with regard to certain contents, it does not even do so. Therefore, it cannot be said that the EDH cuts across the curriculum, being worked on in an interdisciplinary way. The EDH appears in the curriculum disciplinary, as a subject to be addressed, in few disciplines and in a precarious way. At the end of the research, based on the results, the documentary was produced: “Notes for Education in Human Rights in Basic Education”, with the objective of providing subsidies and relevant information to educational institutions and educators who wish to educate in human rights.
National Guidelines;Integrated Secondary-School;Unitarian School. Omnilaterality;Documentary
1
141
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertao_Ana Carolina Corrêa Salvio.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

HELDER ANTONIO DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
HELDER ANTONIO DA SILVA Docente - PERMANENTE
ALEXANDRE JOSE PINTO CADILHE DE ASSIS JACOME Participante Externo
NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS ENTRE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E AS BASES TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
APONTAMENTOS PARA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer