Diante das profundas transformações nos processos de comunicação e nas nossas práticas
sociais, cabe à escola e aos professores atentar para essa pluralidade de signos denominada
multimodalidade. Considerando-a um traço característico da linguagem, e notadamente, dos
textos midiáticos, nossas concepções de texto e, consequentemente, de leitura se ampliam
significativamente. Sob essa perspectiva, voltamos o nosso olhar para o âmbito escolar e para
as possibilidades de construção de sentidos que esse espaço pode desenvolver na formação
discente. Para tanto, nossa pesquisa tem amparo teórico na Semiótica Social, na
Multimodalidade e na Pedagogia dos Multiletramentos, a partir dos postulados de Bourdieu
(1998), Kress e van Leeuwen (1996, 2006), Kress (2010), o manifesto do Grupo Nova Londres
(1996) e no modelo Show Me, proposto por Callow (2008, 2013). Este trabalho utiliza o seriado
Anne with an “e” como recurso didático na sala de aula de língua inglesa, com vistas a
investigar o potencial das séries de tv como ferramenta pedagógica à luz da multimodalidade e
do letramento visual crítico, explorando o papel social da mulher nas cenas e fomentando a
discussão sobre a desigualdade de gênero. Objetivamos explorar representações sociais da
mulher presentes na série Anne with an “e” na sala de aula de língua inglesa do ensino médio;
identificar como o uso da série Anne with an “e” contribui para o letramento visual crítico dos
alunos por meio do modelo Show Me de Jon Callow e verificar como a série pode estimular o
letramento visual crítico dos alunos para as suas práticas sociais, a partir dos sentidos
veiculados. Nossa investigação, de natureza aplicada, consiste em uma pesquisa/ação e tem
abordagem qualitativa, descritiva e interpretativista quanto aos procedimentos de análise. O
corpus da pesquisa se constitui das informações retiradas das gravações das aulas e do roteiro
de análise semiestruturado e tem a sala de aula do ensino médio de uma escola pública da rede
estadual do Ceará como locus para a intervenção. Através dos nossos resultados, percebemos
que, as séries de tv oferecem grande potencial como ferramenta pedagógica, visto que,
promovem o engajamento dos alunos. Considerando o roteiro de análise semiestruturado,
constatamos que, a leitura das cenas feitas pelos alunos se deu, majoritariamente, pelos nossos
estímulos durante a intervenção, ou seja, sem esses estímulos os estudantes focariam suas
interpretações no discurso verbal, além disso, identificamos que, os discentes tiveram certa
dificuldade em analisar criticamente o conteúdo veiculado nas cenas e relacioná-los às suas
vivências sociais. Diante disso, percebemos o quanto é necessário introduzir a abordagem
multimodal na prática pedagógica visando um melhor desempenho dos nossos alunos enquanto
leitores e produtores de sentidos.