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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
UMA EXPERIÊNCIA DESEQUILIBRADORA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE EQUILIBRIO TÉRMICO
ROGERIO DOS SANTOS BITTENCOURT
DISSERTAÇÃO
15/03/2022

Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um aparato científico-pedagógico para a construção do conhecimento do tema Equilíbrio Térmico, em sala de aula. O objetivo é abordar o equilíbrio térmico através de discussões sobre resultados apresentados por um experimento, que diferem do que é defendido nos livros didáticos, caracterizado como um problema de uma atividade investigativa, conforme os pressupostos do Ensino por Investigação de Anna Maria Pessoa de Carvalho. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, exploratória e de cunho experimental. Os textos utilizados foram selecionados após análise bibliográfica, tendo em vista à discussão do ensino de física, que serviram de base para a elaboração do experimento, como foco de discussão da aplicação desse recurso no ensino do equilíbrio térmico. As estratégias metodológicas constituem da aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI), com textos, vídeos, questionários, roteiros, simulações, mural interativo, relacionadas ao experimento didático sobre o equilíbrio térmico. Os recursos supracitados foram aplicados em turmas de 2º ano do Ensino Médio do colégio Centro Integrado de Educação Navarro de Brito (CIENB). A participação dos discentes nas atividades constituintes do Produto Educacional, constitui como uma das ações para a iniciação do processo de alfabetização científica

Ensino de Física;Ensino por Investigação;Equilíbrio Térmico;Termologia
This work presents the development and application of a scientific-pedagogical apparatus for the construction of knowledge on the theme Thermal Equilibrium, in the classroom. The objective is to approach thermal balance through discussions about results presented by an experiment, which differ from what is defended in textbooks, characterized as a problem of an investigative activity, according to the assumptions of Teaching by Investigation by Anna Maria Pessoa de Carvalho. The research is characterized as qualitative, exploratory and experimental in nature. The texts used were selected after a bibliographic analysis, with a view to discussing the teaching of physics, which served as the basis for the elaboration of the experiment, as a focus of discussion of the application of this resource in the teaching of thermal balance. The methodological strategies consist of the application of an Investigative Teaching Sequence (SEI), with texts, videos, questionnaires, scripts, simulations, interactive mural, related to the didactic experiment on thermal balance. The aforementioned resources were applied in 2nd year high school classes at the Centro Integrado de Educação Navarro de Brito (CIENB) school. The participation of students in the activities that make up the Educational Product constitutes one of the actions for the initiation of the scientific literacy process.
Teaching Physics;Thermal Equilibrium;Teaching by Investigation;Thermology
1
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação-versao-aprovada-pela-banca-Rogério-Bittencourt.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

VALMIR HENRIQUE DE ARAUJO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
WAGNER DUARTE JOSE Docente - PERMANENTE
JOABSON GUIMARAES DA SILVA Participante Externo
VALMIR HENRIQUE DE ARAUJO Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PRODUTO EDUCACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA DESEQUILIBRADORA PARA A CONSTRUÇÃO DE EQUILIBRIO TÉRMICO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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