• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DO FÓTON E ALGUMAS DE SUAS APLICAÇÕES
MESSIAS ANTONIO DA SILVA
DISSERTAÇÃO
29/04/2022

A presente pesquisa tem o objetivo oferecer uma proposta alternativa para o ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio, inserindo o estudo do Fóton e algumas de suas aplicações, através da construção de uma sequência didática com base em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), fundamentada na Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e norteada pela proposta de Marco Antônio Moreira. Este estudo qualitativo e investigativo foi realizado em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, na escola da rede estadual de ensino de Minas Gerais, munícipio de Rio Pardo de Minas. E apresentamos uma sequência didática que incentiva o ensino-aprendizagem de FMC no Ensino Médio por meio de conceitos iniciais sobre o estudo do Fóton e as relações do cotidiano. Utilizamos, nesta estratégia didática, ferramentas com variados recursos pedagógicos, a saber, questionários eletrônicos e físicos, vídeos, texto, construção de mapas conceituais, simulações virtuais, e experimentos. Percebemos, durante o processo de intervenção pedagógica, as evidências de elementos necessários para considerar dentro dos objetivos da pesquisa que esta apresentou êxito, após concluir todas as etapas.

Aprendizagem Significativa;Fóton;Física Moderna Contemporânea;Formação de Professor;Unidade de Ensino Potencialmente Significativa
The present research aims to offer an alternative proposal for the teaching of Modern and Contemporary Physics (FMC) in High School, inserting the study of the Photon and some of its applications, through the construction of a didactic sequence based on a Teaching Unit Potentially Significant (UEPS), based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning and guided by Marco Antônio Moreira's proposal. This qualitative and investigative study was carried out in a class of the third year of high school, in the school of the state education network of Minas Gerais, municipality of Rio Pardo de Minas, presents as a proposal to improve the teaching of FMC in high school through initial concepts on the study of the Photon and everyday relationships. In this didactic strategy, we use tools with various pedagogical resources, namely, electronic and physical questionnaires, videos, text, construction of conceptual maps, virtual simulations, and experiments. We noticed, during the process of pedagogical intervention, the evidence of elements necessary to consider within the objectives of the research that it was successful, after completing all the steps.
Meaningful Learning;Photon;Contemporary Modern Physics;Teacher Training;Potentially Significant Teaching Unit
1
185
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação -Messias-.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

CRISTINA PORTO GONCALVES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CRISTINA PORTO GONCALVES Docente - PERMANENTE
VALMIR HENRIQUE DE ARAUJO Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PRODUTO EDUCACIONAL: UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA ESTUDO DO FÓTON E ALGUMAS DE SUAS APLICAÇÕES TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer