• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
PROPOSTA DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DOS CONCEITOS FÍSICOS PRESENTES NA EVOLUÇÃO DAS ESTRELAS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ELIENE MACHADO QUEIROZ
DISSERTAÇÃO
27/05/2022

Esta dissertação apresenta uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) aplicada no Ensino Fundamental sobre Astrofísica, com foco em alguns conceitos de estrelas e seu ciclo de vida. A aprendizagem significativa diz respeito à interação do novo conhecimento com o conhecimento prévio. Já as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) são sequências de ensino fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa que visam atuar como facilitadora da aprendizagem significativa. Desse modo, objetiva-se, de modo geral, compreender o processo de aprendizagem dos conceitos de física no ensino fundamental tendo como base uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), com foco nas estrelas, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. As estratégias de Ensino de Física foram aplicadas no 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais e ocorreu em uma escola municipal de uma cidade no interior da Bahia. Com a mediação da professora, a aplicação da UEPS desenvolvida em atividades nos modelos individual e coletiva contribuiu para realizar a análise da aprendizagem significativa a partir das perspectivas de cada aluno. O objetivo foi alcançado e contou com a contribuição de toda a escola, principalmente dos próprios alunos, os principais atores deste processo, que se mantiveram empenhados para a realização das atividades propostas. Além disso, o dinamismo e diversidade dos exercícios, principalmente com a criação dos mapas conceituais, estimularam o processo de aprendizagem significativa dos alunos.

UEPS;Ensino de Física;Astrofísica;Aprendizagem Significativa
This dissertation presents a Potentially Significant Teaching Unit (LIFO) applied in Elementary School on Astrophysics, focusing on some concepts of stars and their life cycle. Significant learning concerns the interaction of new knowledge with previous knowledge. Potentially Significant Teaching Units (UIFRs) are teaching sequences based on the Theory of Meaningful Learning that aim to act as a facilitator of meaningful learning. Thus, it is objective, in general, to understand the process of learning the concepts of physics in elementary school based on a Potentially Significant Teaching Unit (LIFO), focusing on the stars, in a class of the 9th year of Elementary School Final Years. The physics teaching strategies were applied in the 9th year of Elementary School Final Years and occurred in a municipal school of a city in the interior of Bahia. With the mediation of the teacher, the application of The URE developed in activities in the individual and collective models contributed to perform the analysis of meaningful learning from the perspectives of each student. The objective was achieved and counted on the contribution of the whole school, especially the students themselves, the main actors of this process, who remained committed to the realization of the proposed activities. In addition, the dynamism and diversity of the exercises, especially with the creation of conceptual maps, stimulated the students' significant learning process.
Potentially significant teaching unit - UEPS;Teaching Physics;Astrophysics
1
138
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação-Eliene.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

LUIZDARCY DE MATOS CASTRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
BENEDITO GONCALVES EUGENIO Participante Externo
LUIZDARCY DE MATOS CASTRO Docente - PERMANENTE
SILVANIO BEZERRA DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PRODUTO EDUCACIONAL: PROPOSTA DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DOS CONCEITOS FÍSICOS PRESENTES NA EVOLUÇÃO DAS ESTRELAS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer