• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
O EFEITO FOTOELÉTRICO: UMA DEMONSTRAÇÃO DE QUE A EXPERIÊNCIA NÃO LEVA AO CONHECIMENTO DA “VERDADE”
JORGE RAPHAEL RODRIGUES DE OLIVEIRA COTINGUIBA
DISSERTAÇÃO
25/08/2022

Este trabalho apresenta a elaboração, aplicação e os resultados da dissertação vinculada ao programa do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física do polo 62, sediado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, campus Vitória da Conquista – BA e tem por título “O Efeito Fotoelétrico: um fenômeno que demonstrou que experiência não leva ao conhecimento da ‘verdade’”. A aplicação desta pesquisa foi realizada na 18ª Semana Nacional Ciência e Tecnologia com o tema “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”, realizada no Instituto Federal da Bahia, campus Irecê - BA. A proposta tem como marco teórico a metodologia dos “Três Momentos Pedagógicos”, (DELIZOICOV E ANGOTTI, 1992 E 1994; DELIZOICOV; ANGOTTI E PERNAMBUCO, 2011), fundamentada na concepção de educação de Paulo Freire. O tema Efeito Fotoelétrico abrangeu os estudos científicos na perspectiva de Hertz (1886), Lenard (1903) e Einstein (1905). O objetivo foi verificar se a experiência leva ao conhecimento da “verdade” de forma absoluta. O público-alvo são estudantes que cursam o segundo ano do ensino médio. A aplicação da proposta foi desenvolvida através do formato remoto (on-line), com atividades síncronas e assíncronas, conforme orientação das resoluções 01 e 02 de 2020, elaboradoras pela Coordenação Nacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, que regulamente as atividades acadêmicas do MNPEF no âmbito nacional no período pandêmico devido à COVID-19. Durante o minicurso utilizamos o software “efeito fotoelétrico”, disponível no site PheT Colorado. Foi feita uma abordagem histórica sobre o fenômeno “Efeito Fotoelétrico”, nos limitando aos estudos experimentais e teóricos realizados por Hertz (1886), Lenard (1903) e Einstein (1905). O efeito fotoelétrico foi descoberto por Hertz de uma maneira inusitada: a luz incidente arrancava elétrons de alguns metais. Hertz estava focado na comprovação experimental das leis de Maxwell e não continuou a explorar sua descoberta. Já Lenard, discípulo de Hertz, buscou maior profundidade neste fenômeno e conseguiu formular as leis que o regem. Einstein traz uma ideia revolucionária que demonstra através do efeito fotoelétrico a natureza corpuscular da luz. Apresentamos também diversas aplicações tecnológicas que utilizam o efeito fotoelétrico como base para seu funcionamento. Aplicamos a metodologia qualitativa (ZANELLA, 2013). Ao final, os participantes também realizaram simulações mediadas com o software “Efeito Fotoelétrico Phet” e responderam a um questionário com perguntas referente ao tema. Os resultados das respostas foram analisados na expectativa de que cada participante tenha compreendido o que significa o efeito fotoelétrico e suas aplicações tecnológicas.

Ensino de Física;Efeito Fotoelétrico;Experimentação;Tecnologia;Simulador Interativo
This work presents the elaboration, application and results of the dissertation linked to the program of the National Professional Master's Degree in Physics Teaching at pole 62, based at the State University of Southwest Bahia – UESB, campus Vitória da Conquista – BA and is entitled “The Photoelectric Effect: a phenomenon that demonstrated that experience does not lead to knowledge of the 'truth'”. The application of this research was carried out at the 18th National Science and Technology Week with the theme "The Transversality of Science, Technology and Innovations for the Planet", held at the Federal Institute of Bahia, Irecê - BA campus. The proposal has as its theoretical framework the methodology of the “Three Pedagogical Moments”, (DELIZOICOV AND ANGOTTI, 1992 AND 1994; DELIZOICOV; ANGOTTI AND PERNAMBUCO, 2011), based on Paulo Freire's concept of education. The topic Photoelectric Effect covered scientific studies from the perspective of Hertz (1886), Lenard (1903) and Einstein (1905). The objective was to verify if the experience leads to the knowledge of the “truth” in an absolute way. The target audience is students who are in their second year of high school. The application of the proposal was developed through the remote format (online), with synchronous and asynchronous activities, according to the guidance of resolutions 01 and 02 of 2020, prepared by the National Coordination of the National Professional Master's Degree in Physics Teaching, which regulates academic activities of the MNPEF at the national level in the pandemic period due to COVID-19. During the mini-course we used the “photoelectric effect” software, available on the PheT Colorado website. A historical approach was made to the phenomenon “Photoelectric Effect”, limiting ourselves to the experimental and theoretical studies carried out by Hertz (1886), Lenard (1903) and Einstein (1905). The photoelectric effect was discovered by Hertz in an unusual way: incident light stripped electrons from some metals. Hertz was focused on experimentally proving Maxwell's laws and did not continue to explore his discovery. Lenard, a disciple of Hertz, sought greater depth in this phenomenon and managed to formulate the laws that govern it. Einstein brings a revolutionary idea that demonstrates the corpuscular nature of light through the photoelectric effect. We also present several technological applications that use the photoelectric effect as a basis for their operation. We applied the qualitative methodology (ZANELLA, 2013). At the end, the participants also performed simulations mediated with the software "Photoelectric Phet Effect" and answered a questionnaire with questions related to the theme. The results of the answers were analyzed in the expectation that each participant has understood what the photoelectric effect means and its technological applications.
Physics Teaching;Photoelectric Effect;Experimentation;Technology;Interactive Simulator
1
103
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação-versao-aprovada-pela-banca-Jorge-1.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

VALMIR HENRIQUE DE ARAUJO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
VALMIR HENRIQUE DE ARAUJO Docente - PERMANENTE
LUIZDARCY DE MATOS CASTRO Docente - PERMANENTE
JOABSON GUIMARAES DA SILVA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PRODUTO EDUCACIONAL: O EFEITO FOTOELÉTRICO: UMA DEMONSTRAÇÃO DE QUE A EXPERIÊNCIA NÃO LEVA AO CONHECIMENTO DA “VERDADE” TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer