A exploração das imagens na publicidade em veículos digitais, como as mídias sociais, tem se
destacado amplamente. Ela se aproveita de hábitos, valores e culturas, transformando-as em
mercadoria em um contexto no qual até o próprio consumidor (o usuário das mídias) também é
produto à venda. Tomou-se como ponto de partida a seguinte questão de pesquisa: de que modo
os aspectos multimodais são representados em postagens do Instagram para (des)posicionar
ideológica e hegemonicamente potenciais consumidores por meio do perfil de celebridades no
Instagram? Diante disso, a pesquisa empreendida objetiva analisar criticamente o discurso de
posts publicitários em perfis no Instagram, que instauram relações assimétricas de poder,
ideológica e hegemonicamente marcadas pelo consumismo. Ademais, tem-se como objetivos
específicos: a) descrever como as imagens são estruturadas, com vistas a reforçar o consumo,
por meio de mecanismos de modalização; b) avaliar os estilos, por meio das modalidades
imagéticas, que midiatizam a venda de produtos em um jogo de disfarces; e, c) interpretar como
a ideologia do consumismo é operacionalizada, a fim de midiatizar o discurso consumista de
maneira velada. Os pressupostos teóricos-metodológicos empregados na pesquisa foram os da
Análise de Discurso Crítica (ADC), de Fairclough (1990; 2003), teoria de base da pesquisa, na
qual enfocou-se nas concepções de ideologia, poder, hegemonia e discurso; e, da Gramática do
Design Visual (GDV), desenhada por Kress e van Leeuwen (2006), teoria de análise de dados,
que faz a leitura dos significados metafuncionais (representacionais, interativos e
composicionais) das imagens. Quanto ao método, a pesquisa segue uma abordagem qualitativa
com viés interpretativista, de caráter crítico e documental. Além disso, utiliza-se dos
mecanismos de análise das próprias teorias, a ADC (discurso, poder, ideologia e hegemonia) e
a GDV (todas as categorias e subcategorias dos significados representacionais, interativos e
composicionais). As análises possibilitaram evidenciar uma diversidade de recursos
modalizadores de imagens do gênero discursivo post no feed do Instagram, em posts
publicitários em perfis de celebridades brasileiras, que estão a serviço da manipulação das
imagens para cumprimento de estratégias de mercado. Essas consistem na idealização de
padrões, imitação de personalidades e alimentação de mercado verticalizado, que amplia as
discrepâncias sociais com base nos preceitos do capitalismo moderno com vistas ao
consumismo. Concluiu-se que as imagens de posts publicitários de perfis de celebridades no
Instagram se comportam com a mesma capacidade comunicativa que a de um texto verbal,
além de possuírem um padrão de organização frequente dentro de uma diversidade de
possibilidades, de forma que fortalecem a publicidade, pois os recursos são operacionalizados
para seduzir internauta/seguidor e atingir o objetivo principal que é a compra. Ademais, os
principais modos gerais da operação da ideologia consumista e as respectivas estratégias típicas
de construção simbólica na manipulação dos posts publicitários analisados são a legitimação
(universalização), a unificação (padronização e simbolização) e a reificação (naturalização e
nominalização/passivação).