• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
A LUZ ULTRAVIOLETA E A SAÚDE HUMANA: UMA ABORDAGEM DA FÍSICA NO CONTEXTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA BNCC
ROBSON ANTONIO LEITE
DISSERTAÇÃO
27/05/2022

O objetivo neste trabalho é projetar, desenvolver e aplicar um Produto Educacional dentro da disciplina de Física, tendo a interdisciplinaridade com a Biologia e Química, no que tange à Saúde Humana, visando a contextualização e a utilização deste como um Aparato Experimental e uma Proposta Didática no estudo das Ondas Eletromagnéticas, em específico a Radiação Ultravioleta, conceito contemplado em Eletromagnetismo, Óptica e Física Moderna. Para a elaboração do UV-ômetro, aparato experimental de custo acessível, utilizou-se a plataforma de prototipagem Arduino e componentes eletrônicos para aferir a radiação ultravioleta utilizando o índice UV. Para tanto, o presente trabalho valeu-se da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel em conjunto de Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira, e dos Mapas Conceituais de Novak – fazendo uso de quadros de afirmações (pré e pós aula) e elaborando atividades utilizando o UV-ômetro. Essas tecnologias educacionais foram ajuntadas em uma Proposta Didática com o tema da Radiação Ultravioleta, que trabalha os conceitos, fenômenos relevantes, aplicações e a importância da interação com a Saúde Humana. A Proposta Didática foi aplicada em turmas de segundo e terceiro ano do Ensino Médio. Pensando nos processos de ensino–aprendizagem, os conteúdos abordados foram colocados de forma que estejam em consonância com os documentos que norteiam o Ensino de Ciências da Natureza, em especial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC – 2018) e o Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP – 2020). Procurou-se fazer com que o aluno fosse sujeito ativo e protagonista no processo de ensino-aprendizagem e, a partir dos subsunçores, desenvolvesse as habilidades de discutir, investigar, interpretar, construir e analisar como parte de sua rotina de estudo, assim, visou-se que este observasse o seu modo de aprender e, consequentemente, ampliasse seus subsunçores. Deste modo, o estudante deixou de ser um sujeito passivo, mero receptor de informações do professor e do livro didático, e passou a ser sujeito ativo no processo de ensino–aprendizagem.

aprendizagem significativa;radiação ultravioleta solar;espectro eletromagnético;Arduino;ondas eletromagnéticas
The objective of this work is to design, develop and apply an Educational Product within the discipline of Physics, and to show the interdisciplinarity with Biology and Chemistry, regarding Human Health. It also aims to contextualize and use an Experimental Apparatus and a Didactic Proposal in the study about Waves. Electromagnetics, specifically Ultraviolet Radiation, a concept covered in Electromagnetism, Optics and Modern Physics. For the elaboration of the UV-meter, the Arduino prototyping platform and electronic components were used to measure the ultraviolet radiation using the UV index, which is an inexpensive experimental apparatus. So, this work put on practice Ausubel's Theory of Meaningful Learning in conjunction with Moreira's Critical Meaningful Learning, and Novak's Concept Maps – working with a statement framework (pre and post class) and activities that were developed using the UV-meter. These educational technologies were put together in a Didactic Proposal with the theme of Ultraviolet Radiation, that works the concepts, relevant phenomena, applications and the importance of interaction with Human Health. The Didactic Proposal was applied in classes of second and third year of the high school model of education in Brazil. Thinking about the teaching-learning processes, this work contents are in consonance with the documents that guide the Teaching of Natural Sciences, in particular the National Common Curricular Base (BNCC – 2018) and the Curriculum of the Paraná State Network (CREP – 2020). It was sought to make the student an active subject and a protagonist in the teaching-learning process and, from the subsumers, to develop the skills to discuss, investigate, interpret, construct and analyze as part of their study routine, so, it was aimed that they, by observing their own way of learning, could consequently expand their subsumers. Thus, the student left a position of passive subject, a mere receiver of information from the teacher and the textbook, and became an active subject in the teaching-learning process.
critical meaningful learning;solar ultraviolet radiation;electromagnetic spectrum;Arduino;electromagnetic waves
1
218
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Robson_Antonio_Leite_Dissertação_MNPEF.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

MAURICIO ANTONIO CUSTODIO DE MELO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RONALDO CELSO VISCOVINI Docente - PERMANENTE
MAURICIO ANTONIO CUSTODIO DE MELO Docente - PERMANENTE
OSCAR RODRIGUES DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
MIGUEL JORGE BERNABE FERREIRA Docente - COLABORADOR

Vínculo

Servidor Público
Outros
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
UV-ÔMETRO SOLAR: A LUZ ULTRAVIOLETA E A SAÚDE HUMANA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer