O objetivo neste trabalho é projetar, desenvolver e aplicar um Produto Educacional dentro da disciplina de Física, tendo a interdisciplinaridade com a Biologia e Química, no que tange à Saúde Humana, visando a contextualização e a utilização deste como um Aparato Experimental e uma Proposta Didática no estudo das Ondas Eletromagnéticas, em específico a Radiação Ultravioleta, conceito contemplado em Eletromagnetismo, Óptica e Física Moderna. Para a elaboração do UV-ômetro, aparato experimental de custo acessível, utilizou-se a plataforma de prototipagem Arduino e componentes eletrônicos para aferir a radiação ultravioleta utilizando o índice UV. Para tanto, o presente trabalho valeu-se da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel em conjunto de Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira, e dos Mapas Conceituais de Novak – fazendo uso de quadros de afirmações (pré e pós aula) e elaborando atividades utilizando o UV-ômetro. Essas tecnologias educacionais foram ajuntadas em uma Proposta Didática com o tema da Radiação Ultravioleta, que trabalha os conceitos, fenômenos relevantes, aplicações e a importância da interação com a Saúde Humana. A Proposta Didática foi aplicada em turmas de segundo e terceiro ano do Ensino Médio. Pensando nos processos de ensino–aprendizagem, os conteúdos abordados foram colocados de forma que estejam em consonância com os documentos que norteiam o Ensino de Ciências da Natureza, em especial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC – 2018) e o Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP – 2020). Procurou-se fazer com que o aluno fosse sujeito ativo e protagonista no processo de ensino-aprendizagem e, a partir dos subsunçores, desenvolvesse as habilidades de discutir, investigar, interpretar, construir e analisar como parte de sua rotina de estudo, assim, visou-se que este observasse o seu modo de aprender e, consequentemente, ampliasse seus subsunçores. Deste modo, o estudante deixou de ser um sujeito passivo, mero receptor de informações do professor e do livro didático, e passou a ser sujeito ativo no processo de ensino–aprendizagem.