• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
“BICICLETA DINÂMICA”– UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR TRANSFORMAÇÕES DE ENERGIA
MARIO FERNANDO SASSO
DISSERTAÇÃO
08/04/2022

Ensinar Física tem sido um grande desafio nos tempos atuais, pois de acordo com as legislações vigentes esta componente curricular está inserida no contexto de Ciências da Natureza e Tecnologia, com no máximo duas horas aulas semanais. Portanto, buscar ferramentas didáticas em que se possa abranger o maior conteúdo possível de um mesmo tema mostrou-se uma proposta bastante útil. Além disso, buscou-se algo que despertasse o interesse dos alunos, e a escolha do tema foi baseada na realidade do público alvo cuja instituição de ensino situa-se a 1,3 Km da Usina Hidroelétrica a fio d´água de Rosana (SP). Nesse contexto, este trabalho tem como base um produto educacional (PE) que contém uma sequência didática (seguindo as diretrizes de Antoni Zabala) para abordar a utilização de uma montagem experimental em sala de aula. Esse consiste em uma bicicleta acoplada a uma estrutura metálica que possui um alternador automotivo instalado e, entre outros, um calorímetro. O tema a ser trabalhado envolve o conteúdo de mecânica, eletricidade e magnetismo, e termodinâmica, direcionado ao conceito de energia, e suas transformações de forma contínua, com ênfase na mecânica e termodinâmica. Efeito esse obtido ao pedalar girando o pneu traseiro da bicicleta, que por sua vez gira o eixo do alternador convertendo energia cinética em energia elétrica, que é transformada em energia térmica. Dessa forma, ao utilizar a montagem experimental que envolve os conceitos básicos das transformações da energia, obtiveram-se os seguintes resultados: o valor da potência média dissipada pelo resistor elétrico (R = 6,7Ω) imerso em 0,1 Kg de água contida no calorímetro foi de 15,11 kJ, e a quantidade média de energia térmica convertida pelo efeito joule, no tempo de 492 s do aquecimento da água de 28,3 ℃ a 63,0 ℃, foi de 14,52 kJ e assim, verificou-se a quantidade de energia que foi transferida no sistema. Bem como, explicou-se o princípio da conservação da energia em sistemas reais. O PE foi utilizado no 1º ano do ensino médio do Centro Estadual de Educação Profissional do Noroeste do Município de Diamante do Norte – PR. Os aspectos metodológicos foram baseados na Teoria de Aprendizagem Significativa proposto por David Ausubel. Os resultados foram bastante satisfatórios, e ressaltamos a participação e interesse dos alunos durante e posteriormente ao uso do PE.

Transformações de Energia;Bicicleta Adaptada;Teoria de Aprendizagem Significativ
Teaching Physics has been a great challenge in the present times, because according to current legislation this curricular component is inserted in the context of Natural Sciences and Technology, with a maximum of two hours of weekly classes. Thus, seeking didactic tools in which one can cover the greatest possible content of the same theme proved to be a very useful proposal. Therefore, we sought something that would arouse the interest of the students, and the choice of the theme was based on the reality of the target audience whose educational institution is located 1.3 Km from the Rosana´s Water-fired Hydroelectric Power Plant (SP). In this context, this work is based on an educational product (EP) that contains a didactic sequence (following the guidelines of Antoni Zabala) to address the use of an experimental setup in the classroom. This consists of a bicycle coupled to a metal structure that has an automotive alternator installed and, among others, a calorimeter. The theme to be worked on involves the content of mechanics, electricity and magnetism, and thermodynamics, directed to the concept of energy, and its transformations continuously, with emphasis on mechanics and thermodynamics. This effect is obtained by pedaling by turning the rear tire of the bike, which in turn rotates the alternator shaft, converting kinetic energy into electrical energy, which is transformed into thermal energy. Thus, by using the experimental setup that involves the basic concepts of energy transformations, the following results were obtained: the value of the average power dissipated by the electrical resistor (R = 6.7Ω) immersed in 0.1 kg of water contained in calorimeter was 15.11 kJ, and the average amount of thermal energy converted by the Joule effect, at the time of 492 s of heating water from 8.3℃ to 63.0℃, was 14.52 kJ, and so, the amount of energy that was transferred in the system was verified. As well as, explained the principle of energy conservation in real systems. The Educational Product was used in the 1st year of high school, of the Centro Estadual de Educação Profissional do Noroeste in the Diamante do Norte´s city – PR state. The methodological aspects were based on the Meaningful Learning Theory proposed by David Ausubel. The results were very satisfactory, and we highlighted the participation and interest of the students during and after the use of the Educational Product.
Energy´s Transformations;Adapted Bicycle;Meaningful Learning Theory
1
256
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Mario Fernando Sasso.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

HATSUMI MUKAI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
BRENO FERRAZ DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
ANDRE MAURICIO BRINATTI Docente - PERMANENTE
HATSUMI MUKAI Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
BICICLETA DINÂMICA – COMO COMPREENDER O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA PEDALANDO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer