Ensinar Física tem sido um grande desafio nos tempos atuais, pois de acordo com as
legislações vigentes esta componente curricular está inserida no contexto de Ciências da
Natureza e Tecnologia, com no máximo duas horas aulas semanais. Portanto, buscar
ferramentas didáticas em que se possa abranger o maior conteúdo possível de um
mesmo tema mostrou-se uma proposta bastante útil. Além disso, buscou-se algo que
despertasse o interesse dos alunos, e a escolha do tema foi baseada na realidade do
público alvo cuja instituição de ensino situa-se a 1,3 Km da Usina Hidroelétrica a fio
d´água de Rosana (SP). Nesse contexto, este trabalho tem como base um produto
educacional (PE) que contém uma sequência didática (seguindo as diretrizes de Antoni
Zabala) para abordar a utilização de uma montagem experimental em sala de aula. Esse
consiste em uma bicicleta acoplada a uma estrutura metálica que possui um alternador
automotivo instalado e, entre outros, um calorímetro. O tema a ser trabalhado envolve o
conteúdo de mecânica, eletricidade e magnetismo, e termodinâmica, direcionado ao
conceito de energia, e suas transformações de forma contínua, com ênfase na mecânica
e termodinâmica. Efeito esse obtido ao pedalar girando o pneu traseiro da bicicleta, que
por sua vez gira o eixo do alternador convertendo energia cinética em energia elétrica,
que é transformada em energia térmica. Dessa forma, ao utilizar a montagem
experimental que envolve os conceitos básicos das transformações da energia,
obtiveram-se os seguintes resultados: o valor da potência média dissipada pelo resistor
elétrico (R = 6,7Ω) imerso em 0,1 Kg de água contida no calorímetro foi de 15,11 kJ,
e a quantidade média de energia térmica convertida pelo efeito joule, no tempo de 492 s
do aquecimento da água de 28,3 ℃ a 63,0 ℃, foi de 14,52 kJ e assim, verificou-se a
quantidade de energia que foi transferida no sistema. Bem como, explicou-se o princípio
da conservação da energia em sistemas reais. O PE foi utilizado no 1º ano do ensino
médio do Centro Estadual de Educação Profissional do Noroeste do Município de
Diamante do Norte – PR. Os aspectos metodológicos foram baseados na Teoria de
Aprendizagem Significativa proposto por David Ausubel. Os resultados foram bastante
satisfatórios, e ressaltamos a participação e interesse dos alunos durante e
posteriormente ao uso do PE.