• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
AS TRÊS LEIS DE NEWTON POR INTERMÉDIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM
NUBIA ROCHA RIBEIRO
DISSERTAÇÃO
26/08/2022

Os desafios encontrados no ensino de ciências têm sido muitos, tais como: abordagem de leis Físicas com ênfase em cálculos e a indiferença por parte dos estudantes. Frente a essa realidade, surge a necessidade de adotar novas medidas educativas para que o processo de ensino e aprendizagem tenha melhora. Nesse sentido, temos as metodologias ativas que trazem o aluno para o centro do processo educativo, possibilitando uma participação ativa do estudante. Esses métodos de estudo têm sido aplicados em várias partes do mundo, desde o Ensino Fundamental ao Ensino Superior. O presente trabalho apresenta uma sequência didática com quatro planos de aula, dividido em oito aulas com o estudo das Três Leis de Newton, para o sétimo ano do Ensino Fundamental, aplicado em uma turma de uma escola pública municipal na cidade de Ilhéus. Na proposta apresentada, foram utilizadas de maneira conjunta as metodologias ativas, a saber, a Sala de Aula Invertida (SAI), Instrução pelos Colegas (IpC) e Ensino sob Medida (EsM). Ainda foi possível relacionar as metodologias com a Teoria de Aprendizagem Sociointeracionista de Lev Vygotsky. Foi possível perceber durante a implementação desse trabalho que, a partir da interação entre os estudantes durante as atividades presenciais, houve um maior nível de acertos das questões conceituais apresentadas. Os dados ainda revelaram que os alunos, em sua maioria, tiveram tempo para realizar as atividades pré e pós aula, fatos que demostram a importância da interação e do estudo prévios para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem.

Metodologias Ativas;Leis de Newton;Ensino e Aprendizagem
The challenges encountered in Science teaching have been many, such as the approach of Physical Laws with emphasis on calculations and the indifference on the part of students. Faced with this reality, there is a need to adopt new educational measures so that the teaching and learning process improves. In this sense, we have active methodologies, which bring the student to the center of the educational process, enabling active student participation. These study methods have been applied in many parts of the world, from elementary to higher education. The present work presents a didactic sequence with four lesson plans, divided into 8 classes with the study of Newton's Three Laws, for the seventh year of elementary school, applied in a class of a municipal public school in the city of Ilhéus. In the proposal presented, the active methodologies, the Inverted Classroom (SAI), Instruction by Colleagues (IpC) and Tailored Teaching (EsM) were used together. It was still possible to relate the methodologies with Lev Vygotsky's Sociointeractionist Learning Theory. It was possible to perceive during the implementation of this work that from the interaction between the students during the face-to-face activities there was a higher level of correctness of the conceptual questions presented, the data also revealed that most students took time to perform the pre and post class activities, facts that demonstrate the importance of previous interaction and study for the development of teaching and learning.
Active Methodologies;Newton's Laws;Teaching and Learning
107
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Mestrado versão final corrigida - Núbia Rocha Ribeiro-1.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
AS TRÊS LEIS DE NEWTON POR INTERMÉDIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM

Banca Examinadora

MAXWELL ROGER DA PURIFICACAO SIQUEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES Docente - PERMANENTE
MAXWELL ROGER DA PURIFICACAO SIQUEIRA Docente - PERMANENTE
GEORGE KOUZO SHINOMIYA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
AS TRÊS LEIS DE NEWTON POR INTERMÉDIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer