• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Matemática em Rede Nacional (31075010001P2)
Jogo dos Investimentos: a matemática financeira entrando na sala de aula do Ensino Médio sob a perspectiva do pensamento crítico e criativo
MATHEUS DELAINE TEIXEIRA ZANETTI
DISSERTAÇÃO
19/08/2022

Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e a reforma do Ensino Médio, novos objetos de ensino foram introduzidos de forma explícita no currículo escolar, entre eles, a matemática financeira. Considerando esse tópico, esta dissertação foi desenvolvida com o objetivo de analisar as potencialidades de um jogo para trabalhar com tópicos do campo da matemática financeira junto a alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal, construído e sustentado por teorias que se baseiam em técnicas e estratégias de estímulo ao pensamento crítico e criativo em matemática. O jogo em análise, configura-se como um produto educacional desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – ProfMat. A pesquisa produziu informações de natureza qualitativa por meio de 4 (quatro) instrumentos: a) Questionário para diagnóstico inicial; b) Jogo de tabuleiro, intitulado “Jogo dos Investimentos”; c) Formulário “Projeções Futuras”; d) Roda de Conversa. A partir dessas informações, foi possível analisar a manifestação do pensamento crítico e criativo em matemática por meio do Jogo dos Investimentos, concluindo a sua adequação ao propósito de sua criação, bem como identificando potencialidades e limitações no que diz respeito ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo na resolução de situações-problema com matemática financeira

Criatividade em matemática;Pensamento Crítico e Criativo em Matemática;Oficinas de Criatividade;Jogos dos Investimentos;Matemática Financeira
With the implementation of the National Curricular Common Base – BNCC and the reform of High School, new teaching objects were explicitly introduced in the school curriculum, including financial mathematics. Considering this topic, this dissertation was developed with the objective of analyzing the potential of a game to work with topics in the field of financial mathematics together with students of the 1st year of high school from a public school in the Federal District, built and supported by theories that are based on techniques and strategies to stimulate critical and creative thinking in mathematics. The game under analysis is an educational product developed within the scope of the Professional Master's in Mathematics in National Network - ProfMat. The research produced information of a qualitative nature through 4 (four) instruments: a) Questionnaire for initial diagnosis; b) Board game, entitled “Jogo dos Investimentos”; c) “Future Projections” form; d) Conversation Wheel. From this information, it was possible to analyze the manifestation of critical and creative thinking in mathematics through the Investment Game, concluding its suitability for the purpose of its creation, as well as identifying potentialities and limitations regarding the development of critical thinking and creative in solving problem situations with financial mathematics.
Mathematical Creativity;Critical and Creative Thinking in Mathematics;Creativity Workshops;Investment Game;Financial mathematics
1
79
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
O trabalho possui divulgação autorizada
MATHEUS_DELAINE_TEIXEIRA_ZANETTI.pdf

Contexto

ENSINO DE MATEMÁTICA
ENSINO BÁSICO DE MATEMÁTICA
A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Banca Examinadora

CLEYTON HERCULES GONTIJO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
REGINA DA SILVA PINA NEVES Docente - COLABORADOR
CLEYTON HERCULES GONTIJO Docente - PERMANENTE
REGINA DA SILVA PINA NEVES Docente - PERMANENTE
MATEUS GIANNI FONSECA Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer