• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
Sequência didática para ensinar os conceitos do Pêndulo Simples através do uso do e-lab
KLEBER SOUZA DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
04/05/2022

O objetivo central deste trabalho foi entender como um experimento de e-lab pode ser uma ferramenta estratégica e uma prática significativa para o aprendizado dos alunos. O presente estudo tem uma abordagem quali-quantitativa, os dados obtidos caracterizam-se como quantificados e qualificados, tendo um corte transversal de informações obtidas a partir das duas abordagens em questão. A metodologia partiu de uma pesquisa de campo com 22 alunos de uma escola pública e foi pautada na revisão bibliográfica das teorias de Fernandes (2010) e Leal (2010), Zômpero e Laburu, (2011) Nelson e Olsson (1986), Ausubel (1989), dentre outros, que tratam do tema em discussão. Foram desenvolvidas uma sequência didática em sete etapas em aulas de física na modalidade online, via google meet, e mescladas com experimentação laboratorial, que tentaram deixar claro o interesse em aprender dos alunos. Os resultados da pesquisa mostram que os alunos se interessaram pela metodologia aplicada, utilizando o celular como suporte. Ficou evidente que a utilização da plataforma de experimentação remota em celulares não atendeu às expectativas, por questão de compatibilidade do aplicativo necessário para acessar a plataforma e não apresentar compatibilidade nos celulares dos alunos. Todos os alunos que participaram demonstraram entusiasmo pelas atividades, apesar da internet precária e aparelhos celulares de pouca compatibilidade com o aplicativo. Outrossim, destaca-se de grande valia a plataforma do e-lab, por contextualizar a tecnologia para qualquer pessoa que tenha interesse, deixando claro da possibilidade de outros equipamentos compatíveis para os alunos.

Aprendizagem significativa;E-lab;Física;Sequência Didática
The central objective of this work was to understand how an e-lab experiment can be a strategic tool and a meaningful practice for student learning. The present study has a quali-quantitative approach, the data obtained are characterized as quantified and qualified, having a cross-section of information obtained from the two approaches in question. The methodology started from a field research with 22 students from a public school and was based on the literature review of the theories of Fernandes (2010) and Leal (2010), Zômpero and Laburu, (2011) Nelson and Olsson (1986), Ausubel (1989), among others, who deal with the topic under discussion. A didactic sequence was developed in seven steps in physics classes in the online modality, via google meet, and mixed with laboratory experimentation, which tried to make clear the students' interest in learning. The results of the research show that the students were interested in the methodology applied, using the cell phone as a support. It was evident that the use of the remote experimentation platform on cell phones did not meet expectations, due to the compatibility of the application needed to access the platform and the fact that the students' cell phones were not compatible. All the students who participated showed enthusiasm for the activities, despite the precarious internet and cell phones with little compatibility with the application. Furthermore, the e-lab platform is of great value, for contextualizing the technology for anyone who is interested, making clear the possibility of other compatible equipment for the students.
E-lab;Physics;Didactic Sequence;meaningful learning
100
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação e produto - Kleber Souza de Oliveira (1).pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

GESIL SAMPAIO AMARANTE SEGUNDO
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
CASSIO HENRIQUE DOS SANTOS AMADOR Participante Externo
JUNIO MARCIO ROSA CRUZ Participante Externo
GESIL SAMPAIO AMARANTE SEGUNDO Docente - COLABORADOR

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINAR OS CONCEITOS DO PÊNDULO SIMPLES ATRAVÉS DO USO DO E-LAB TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer