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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Laboratório remoto no ensino de circuitos elétricos
ABDUL HAMID MATOS MOREIRA
DISSERTAÇÃO
22/07/2022

Este trabalho elaborou uma proposta de ensino e experimento baseado em laboratórios controlados remotamente. Para a realização do experimento utilizou novos recursos eletrônicos, sistemas embarcados e osciloscópio. Para produzir o laboratório remoto foi necessário criar um servidor com o auxílio de uma webcam a fim de transmitir para os alunos imagens do circuito proposto, que neste caso o circuito resistor capacitor (RC). A câmera possibilitou a integração entre a coleta de dados e as medidas de tensão e corrente no osciloscópio. Foi estruturado um gráfico que lê a tensão, baseado em conversor analógico-digital (AD) composto por quatro canais, ou seja, suporta quatro leituras de sensores ou componentes eletrônicos. Feito isso, é visualizado através de um browser o experimento proposto com gráficos em tempo real. Assim como, botões digitais para que os discentes possam interagir com o experimento. O produto pode ser utilizado para diversos circuitos, porém é preciso adaptá-lo para um circuito pretendido. Os resultados mostraram que os estudantes conseguem compreender melhor a teoria e conectá-la com a prática. Além disso, os discentes afirmaram que o uso laboratório remoto é de fácil manuseio e prático. Portanto, esta proposta não pretende substituir o laboratório presencial, mas apresentar o laboratório remoto como uma ferramenta alternativa para o ensino de Física, seja na educação básica ou no ensino superior.

Ensino de Física;Laboratório;Circuitos elétricos
This work elaborated a proposal of teaching and experiment based on laboratories remotely controlled. To carry out the experiment, new resources were used electronics, embedded systems and oscilloscope. To produce the remote laboratory it was necessary to create a server with the help of a webcam in order to transmit to the students pictures of the proposed circuit, which in this case is the capacitor resistor circuit (RC). The camera enabled the integration between data collection and voltage measurements and current on the oscilloscope. A graph that reads the voltage was structured, based on a converter analog-digital (AD) composed of four channels, that is, it supports four readings of sensors or electronic components. Once this is done, it is visualized through a browser the proposed experiment with real-time graphics. As well as digital buttons for so that students can interact with the experiment. The product can be used for different circuits, but you must adapt it to a desired circuit. The results showed that students can better understand the theory and connect it with the practice. In addition, the students stated that using the remote laboratory is easy handling and practical. Therefore, this proposal is not intended to replace the on-site laboratory, but to present the remote laboratory as an alternative tool for teaching Physics, whether in basic education or higher education.
Physics Teaching;Laboratory;Electric Circuits
1
98
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Laboratório remoto no ensino de circuitos elétricos.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

ANTONIO JOEL RAMIRO DE CASTRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANTONIO JOEL RAMIRO DE CASTRO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
LABORATÓRIO REMOTO NO ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
LABORATÓRIO REMOTO NO ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
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