• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
O Ensino De Física e o Uso Consciente Da Energia Elétrica: Reflexões a Partir Da Sequência Didática e Uso de Aplicativo Digital.
ALISSON XAVIER BARRETO COELHO
DISSERTAÇÃO
24/01/2022

O presente trabalho refere-se à construção e elaboração de uma proposta de sequência didática voltada ao Ensino Médio, pretendendo subsidiar o docente que esteja em atuação na sala de aula com um produto organizado e bem-conceituado que versa principalmente sobre eletricidade no ensino médio e uso Consciente da Energia Elétrica. É registrado também discussões referentes a conformidade do Ensino Médio referindo-se a situações e circunstâncias no âmbito cultural ou da legislação educacional, e fazendo uma breve explanação das principais propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) voltada a competência 3 e habilidades específicas EM13CNT106 e EM13CNT308. É relatado procedimento de um projeto pedagógico (dividido em quatro encontros, com no máximo duas aulas) baseado metodologicamente nos conceitos de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, com foco na ideia de subsunçores, onde o desenvolvimento do plano pedagógico é a partir do conhecimento prévio dos alunos e posteriormente agrega novas aprendizagens, fundamentadas numa série de estruturas cognitivas já solidificadas, produzindo novos conhecimentos de forma eficaz e significativa. Por último, a metodologia foi aplicada observando-se resultados satisfatórios no desenvolvimento da sequência didática, originando um produto educacional onde professores de Física possam fazer uso e aperfeiçoar suas atividades quando o assunto tratado for o mesmo do projeto.

ENSINO DE FÍSICA;ENERGIA ELÉTRICA;SEQUENCIA DIDÁTICA
This present work refers to construction and elaboration of a proposal for a didactic sequence focused on High School, intending to support the teacher that’s working in the classroom with an organized and well-regarded product that is mainly about electricity in high school and Conscious use of Electric Energy. Debates regarding high school compliance are also recorded, referring to situations and circumstances in the cultural sphere or educational legislation, and making a brief explanation of the main proposals of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aimed at competence 3 and specific skills EM13CNT106 and EM13CNT308. It is reported the procedure of a pedagogical project (divided into four meetings, with a maximum of two classes) methodologically based on the concepts of Meaningful Learning by David Ausubel, focusing on the idea of subsumptions, where the development of the pedagogical plan is based on the prior knowledge of the students and subsequently aggregates new learning, based on a series of cognitive structures already solidified, producing new knowledge in an effective and meaningful way. Finally, the methodology was applied observing satisfactory results in the development of the didactic sequence, resulting in an educational product where Physics teachers can use and improve their activities when the subject covered is the same as the project.
TEACHING PHYSICS;ELETRIC ENERGY;FOLLOWING TEACHING
1
104
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃODEALISSONXAVIERBARRETOCOELHO.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

JOSE ROBSON MAIA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSE ROBSON MAIA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
O LECIONAR DE FÍSICA E O USO CONSCIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA: REFLEXÕES A PARTIR DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E USO DE APLICATIVO DIGITAL. TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer