• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
O ensino da entropia de forma lúdica: uma proposta de sequência didática baseada no ensino híbrido
CESAR AMERICO OLIVEIRA SOUSA
DISSERTAÇÃO
26/01/2022

A presente dissertação e produto educacional desenvolvidos tiveram como principal objetivo a elaboração e construção, junto aos alunos, de uma sequência didática desenvolvida no modelo híbrido com a aplicação de questionário, material lúdico e vídeos com o objetivo de trazer o conceito de entropia de forma prazerosa aos estudantes de uma turma de 3ª série do ensino médio do Colégio Coração Imaculado de Maria, no Município de Russas- Ce, e que ao ser concluída funcionou como uma ferramenta eficaz de apoio, no aprendizado de um conteúdo que não é ministrado na grade curricular do ensino médio. A presente sequência mostrou a importância do lúdico, cuja finalidade foi contribuir com a aprendizagem e aproveitamento de habilidades dos alunos, tais como; argumentação, criação de um mapa conceitual e a socialização, que em muitas das vezes, não são contempladas no método tradicional de ensino. Foi observada maior interatividade entre os alunos e o professor, havendo estímulos que proporcionaram um interesse a mais por um assunto tão intrigante como é a entropia, cabe salientar que nos anos de 2020/2021 a sociedade mundial passou por uma pandemia de covid19 que fez os educadores procurarem novas técnicas de ensino. A importância de novas metodologias se fez necessário para que o processo de ensino aprendizagem pudesse avançar num momento tão conturbado na esfera mundial. O trabalho foi desenvolvido num primeiro momento, no modelo rotacional de alunos, em que numa semana metade da sala estava presencial e na outra semana remota o que fez o autor ser instigado a desenvolver atividades práticas que atendessem aos dois públicos simultaneamente.

ENSINO DE FÍSICA;SEQUENCIA DIDÁTICA;ENTROPIA
The present dissertation and educational product developed had as main objective the elaboration and construction, with the students, of a didactic sequence developed in the hybrid model with the application of quiz, playful material and videos in order to bring the concept of entropy in a pleasurable way to the students of a 3rd grade high school class at Colégio Coração Imaculado de Maria, in the city of Russas-Ce, and which, when completed, served as an effective support tool in learning content that is not taught in the curriculum from highschool. This sequence showed the importance of play, whose purpose was to improve the learning and use of students' skills, such as; argumentation, creation of a conceptual map and socialization, which are often not contemplated in the traditional teaching method. Greater interactivity between students and the teacher was observed, with stimuli that provided an extra interest in a subject as intriguing as entropy, it should be noted that in the years 2020/2021 the world Society went through a pandemic of covid19 that made educators look for new teaching techniques. The importance of new methodologies was necessary so that the teaching-learning process could advance at such a troubled time in the world. The work was developed at first, in the rotational model of students, in which half of the classroom was present in one week and in the other remote week, which made the author instigated to develop practical activities that served both audiences simultaneously.
TEACHING PHYSICS;FOLLOWING TEACHING;ENTROPY
1
113
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
O ensino da entropia de forma lúdica - uma proposta de sequência didática baseada no ensino híbrido.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

JOSE ROBSON MAIA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSE ROBSON MAIA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
O ESTUDO DA ENTROPIA DE FORMA LÚDICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO ENSINO HÍBRIDO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer