• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
O ensino de eletricidade para alunos com deficiência visual através de uma sequência didática
DAVI MACEDO BARBOSA
DISSERTAÇÃO
17/08/2022

Na expectativa de ajudar a melhorar o ensino de Física para alunos deficientes visuais, o presente trabalho tem como proposta a elaboração de uma sequência didática focada em modelos tátil – visuais e experimentos abordando conceitos da Eletricidade e que tivesse um baixo custo, sendo atrativo e motivador para os alunos. As maquetes abordam os temas de cargas elétricas, força elétrica, campo elétrico e circuito elétrico. Todos os modelos apresentados são adequados não apenas para o ensino de alunos com deficiência visual, como também, para alunos videntes. A sequência didática é sustentada pela teoria sócio cultural de Levy Vygotsky, no qual considera que a aprendizagem ocorre de fato com a compreensão fenomenológica dos conceitos. A pesquisa é de cunho bibliográfico, metodológica e qualitativa e foi aplicada na Escola de Ensino Médio Governador Adalto Bezerra da cidade de Fortaleza/CE onde na ocasião, foi aplicado com um aluno deficiente visual de uma turma da terceira série do Ensino Médio em 3 encontros, totalizando, aproximadamente 5 horas aulas durante o mês de abril de 2022. Após a elaboração da sequência didática e da sua aplicação, os dados foram coletados por meio do registro com gravações de áudios e observações. Os resultados obtidos mostraram-se satisfatórios com a metodologia aplicada no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo ministrado.

ENSINO DE FÍSICA;ELETRICIDADE;DEFICIENTES VISUAIS
Hoping to help improve the teaching of Physics for visually impaired students, the present work proposes the elaboration of a didactic sequence focused on tactile - visual models and experiments approaching concepts of Electricity and that had a low cost, being attractive and motivating. for students. The models address the topics of electric charges, electric force, electric field and electric circuit. All models presented are suitable not only for teaching visually impaired students, but also for sighted students. The didactic sequence is supported by the socio-cultural theory of Levy Vygotsky, in which he considers that learning actually occurs with the phenomenological understanding of concepts. The research is of a bibliographic, methodological and qualitative nature and was applied at the Governador Adalto Bezerra High School in the city of Fortaleza/CE, where at the time, it was applied with a visually impaired student from a third grade high school class in 3 meetings. , totaling approximately 5 hours of classes during the month of April 2022. After the elaboration of the didactic sequence and its application, data were collected through recording with audio recordings and observations. The results obtained were satisfactory with the methodology applied in the teaching and learning process of the taught content.
TEACHING PHYSICS;ELECTRICITY;VISUALLY DISABLED
1
133
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇAODEDAVIMACEDO.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

MARCONY SILVA CUNHA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCONY SILVA CUNHA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
O MINISTRAR DE ELETRICIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer