Nesta dissertação apresentamos uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), cujo objetivo principal foi elaborar um Caderno Pedagógico como Produto Educacional. Com o intuito de aproximar o cotidiano aos conteúdos matemáticos, objetiva-se com as atividades propostas, relacionar a Educação Ambiental (EA) a Matemática, com o tema Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca. A APA Serra Dona Francisca ocupa a região rural, praticamente 35% do município de Joinville, é responsável pelo abastecimento e/ou reserva de água da cidade. Haja vista, a importância da APA e em consequência da Rodovia SC-418, que interliga os municípios de Joinville a São Bento do Sul, com a crescente demanda de circulação de veículos, com o fluxo de cargas perigosas, com os possíveis riscos de acidentes de trânsito, com a degradação ambiental, ocupações indevidas, além da não implementação do Plano de Manejo, despertaram o interesse para verificar quais são os impactos socioambientais causados à APA. A proposta de trabalho consistiu em atividades das quais os estudantes necessitavam pesquisar no Plano de Manejo da APA, pesquisar informações e reportagens relacionadas ao abastecimento de água, aos acidentes de trânsito, por exemplo. Após o reconhecimento dos estudantes da importância da APA Serra Dona Francisca para a nossa região, foi proposto aos alunos que montassem um estande sobre o tema para algumas turmas da comunidade escolar. Desse modo, sob a perspectiva da EA Crítica, os alunos são postos como sujeitos principais da ação, em que são capazes de perceber o meio, de enxergar a realidade para poder transformá-la. Diante disso, a Matemática pode auxiliar esse processo, mais do que apenas repetir cálculos, transmitir conteúdos e utilizar fórmulas para serem decoradas, que não tem relação alguma com a realidade. Dessa maneira, contribuiu aos estudantes participantes especificamente quanto a forma de compreenderem e agirem no local onde vivem.