• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
A ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ESTUDO DA FÍSICA MODERNA DIRECIONADA AO ENSINO MÉDIO
ATILA CHELES KELER
DISSERTAÇÃO
30/09/2022

Esta dissertação versa sobre uma proposta educacional para a introdução de conceitos da física moderna no ensino médio. O objetivo foi o de verificar como os estudantes interpretam os conceitos da física moderna a serem implementados no ensino médio. A metodologia é qualitativa e, quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada. As estratégias metodológicas são com base na metodologia dos três momentos pedagógicos e envolveram o uso de questionário, pesquisa direcionada, discussão de texto impresso, apresentação de vídeos, roteiro que indica os passos para a realização do experimento e produção intelectual gerada pelos estudantes acerca dos conceitos introduzidos de física moderna. As atividades foram realizadas em duas turmas do 3º ano do ensino médio, do Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED). A conclusão foi a de que a implementação da física moderna no ensino médio obteve êxito. Tal conclusão considera os resultados obtidos, no qual os alunos, expressam as interpretações acerca dos conceitos de física moderna abordados durante as aulas.

Física Moderna;Metodologia direcionada ao ensino médio;Três momentos pedagógicos
This dissertation deals with an educational proposal for the introduction of modern physics concepts in high school. The objective was to verify how students interpret the concepts of modern physics to be implemented in high school. The methodology is qualitative and, in terms of nature, it is applied research. The methodological strategies are based on the methodology of the three pedagogical moments and involved the use of a questionnaire, targeted research, discussion of printed text, video presentation, script that indicates the steps for carrying out the experiment and intellectual production generated by students about the concepts introduced from modern physics. The activities were carried out in two classes of the 3rd year of high school, at the Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED). The conclusion was that the implementation of modern physics in high school was successful. Such a conclusion considers the obtained results, in which the students, express the interpretations about the concepts of modern physics approached during the classes.
Modern physics;Methodology directed to high school;Three pedagogical moments
1
153
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação versao aprovada pela banca - Atila Cheles Keler.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

VALMIR HENRIQUE DE ARAUJO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
VALMIR HENRIQUE DE ARAUJO Docente - PERMANENTE
CLEBERSON RODRIGUES ALVES Participante Externo
LUIZDARCY DE MATOS CASTRO Docente - PERMANENTE
SANDRA CRISTINA RAMOS Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PRODUTO EDUCACIONAL: A ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ESTUDO DA FÍSICA MODERNA DIRECIONADA AO ENSINO MÉDIO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer