• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Contribuições de Vygotsky para alunos com Deficiência Intelectual: uma proposta de sequência didática sobre Circuitos Elétricos
MAGNA LANE DOS SANTOS PENA
DISSERTAÇÃO
28/09/2022

Este trabalho pesquisa trata da elaboração de uma proposta de Sequência Didática (doravante – SD) para o estudo de circuitos elétricos no oitavo ano do Ensino Fundamental (anos finais). A SD foi elaborada para promover um ensino inclusivo, com ênfase nos alunos que apresentem Deficiência Intelectual. Além disso, a SD busca colaborar com os professores que trazem consigo os seguintes questionamentos “como oferecer uma prática pedagógica que atenda às especificidades das crianças que apresentam necessidades especiais de forma a proporcionar aprendizagem que tenha sentido para sua vida? Como incluir, de fato, esses educandos no ensino regular?”. Partindo desses questionamentos, este trabalho de pesquisa embasou-se nos referenciais teóricos de Lev Semynovitch Vygotsky, bem como nos documentos legais como a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e o Currículo Paulista (Currículo em Ação) do Ensino Fundamental – anos finais, e ainda, nas propostas de metodologias ativas de José Moran. Com base nesses referenciais, foi realizado um levantamento de conhecimento prévios dos alunos, a partir do qual, norteou o desenvolvimento da SD. Essa SD, por sua vez, está de acordo com as propostas do Currículo em Ação do oitavo ano. No entanto, seu diferencial consiste em propor uma metodologia que permita o protagonismo dos alunos, promovendo um ensino contextualizado e inclusivo respeitando as dificuldades, valorizando as diferenças e explorando o potencial de aprendizagem de cada indivíduo. As atividades propostas na SD são, portanto, as mesmas para todos os alunos, assim como as competências e habilidades almejadas. Nesta proposta de SD, destacam-se atividades investigativas, curiosas e contextualizadas, permitindo que os alunos percebam a importância da eletricidade em sua vida cotidiana. A aplicação da SD apresentou resultado muito satisfatório, visto que podemos observar que os alunos adquiriram compreensão além do esperado em relação à observação do cotidiano, à leitura e à interpretação e aos seus processos atitudinais em lidar com situações-problema.

Deficiência intelectual;Rotação por estação;Circuito elétrico;Eletricidade;Ensino fundamental
This research work deals with the elaboration of a proposal of Didactic Sequence (hereinafter - DS) for the study of electrical circuits in the eighth year of Elementary School (final years). The DS was designed to promote inclusive education, with an emphasis on students with Intellectual Disabilities. In addition, DS seeks to collaborate with teachers who bring with them the following questions “how to offer a pedagogical practice that meets the specificities of children who have special needs in order to provide learning that has meaning for their lives? How to actually include these students in regular education?”. Based on these questions, this research work was based on the theoretical references of Lev Semynovitch Vygotsky, as well as on legal documents such as the Base Nacional Curricular Comum (BNCC) and the Paulista Curriculum (Curriculum in Action) of Elementary School - final years, and still, in the proposals of active methodologies of José Moran. Based on these references, a survey of the students' previous knowledge was carried out, from which, it guided the development of DS. This DS, in turn, is in accordance with the proposals of the Curriculum in Action of the eighth year. However, its differential consists in proposing a methodology that allows students to take the lead, promoting a contextualized and inclusive teaching, respecting difficulties, valuing differences and exploring the learning potential of each individual. The activities proposed in the DS are, therefore, the same for all students, as well as the desired skills and abilities. In this DS proposal, investigative, curious and contextualized activities are highlighted, allowing students to perceive the importance of electricity in their daily life. The application of the DS presented a very satisfactory result, since we can observe that the students acquired understanding beyond what was expected in relation to everyday observation, reading and interpretation and their attitudinal processes in dealing with problem situations.
Intellectual disability;Station rotation;Electric circuit;Electricity;Elementary school
1
147
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO
O trabalho possui divulgação autorizada
pena_mls_me_prud.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
Inovação no Ensino de Física (Polo 16-FCT/UNESP)

Banca Examinadora

AGDA EUNICE DE SOUZA ALBAS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
AGDA EUNICE DE SOUZA ALBAS Docente - PERMANENTE
ANA MARIA OSORIO ARAYA Docente - PERMANENTE
GISLENE APARECIDA DA SILVA BARBOSA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE CIRCUITOS ELÉTRICOS TÉCNICA OUTRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer