• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Sequência Didática para o ensino teórico-prático de máquinas térmicas usando materiais potencialmente significativos
RENAN DA SILVA AMOR
DISSERTAÇÃO
22/12/2022

Este trabalho apresenta a construção de uma sequência didática (SD) usando metodologias ativas como alternativa aos modelos tradicionais de ensino. O tema escolhido foi Máquinas Térmicas, tendo em vista a sua interdisciplinaridade e sua presença no cotidiano. A sequência foi desenvolvida segundo a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel que proporciona uma assimilação do que o indivíduo traz consigo para a construção de algo novo. Foi aplicada em uma turma de 2° ano do ensino médio de uma escola estadual do estado de São Paulo, no modelo de ensino integral. A SD apresenta seis aulas com diferentes abordagens, atividades e metodologias, de modo que o aluno se torne protagonista de seu próprio aprendizado, sendo o professor o mediador do mesmo. Os alunos realizaram ativamente as atividades propostas, tais como, leituras e interpretação de textos, aulas experimentais, visualização e discussão de vídeos e utilização de simuladores. As atividades propostas foram desenvolvidas de forma a otimizar o tempo em sala de aula, priorizando argumentações e soluções de problemas contextualizados, permitindo, portanto, uma interação evidente entre professor e aluno. Em todas as aulas da sequência houve algum tipo de metodologia que evidenciasse a participação ativa do estudante, cuja avaliação do conhecimento ocorreu durante todo o processo de desenvolvimento da SD. Ao final, foi proposta uma avaliação contendo questionários abertos e dissertativos, além de uma pesquisa qualitativa de satisfação dos alunos para com a sequência. Os resultados de aplicação desta proposta de SD foi satisfatório, tendo em vista o desempenho dos alunos nas atividades desenvolvidas, bem como as opiniões reveladas pela turma. Para complementar o trabalho desenvolvido, os resultados de aplicação desta SD foram comparados a outros, apresentados por outra sala de 2 ano do ensino médio da mesma escola, porém, sem a utilização da sequência didática proposta. Novamente, pôde-se notar, mediante a performance dos alunos na avaliação final, que a SD pode ter sido um diferencial para os alunos, cujo aprendizado apresentou indícios de significância, como prevê a teoria de Ausubel, adotada neste trabalho.

Máquinas térmicas;Termodinâmica;Aprendizagem significativa;Ensino de física;Metodologias ativas
This work presents the construction of a didactic sequence (DS) using active methodologies as an alternative to traditional teaching models. The theme chosen was thermal machines, in view of its interdisciplinarity and its presence in everyday life. The sequence was developed according to David Ausubel theory of meaningful learning, which provides an assimilation of what the individual brings with him to build something new. It was applied in a 2nd year high school class at a state school in the state of São Paulo, in the integral teaching model. SD presents six classes with different approaches, activities and methodologies, so that the student becomes the protagonist of his own learning, with the teacher as its mediator. The students actively carried out the proposed activities, such as reading and interpreting texts, experimental classes, viewing and discussing videos and using simulators. The proposed activities were developed in order to optimize the time in the classroom, prioritizing arguments and solutions to contextualized problems, allowing, therefore, an evident interaction between teacher and student. In all the classes in the sequence, there was some kind of methodology that evidenced the active participation of the student, whose knowledge assessment took place throughout the DS development process. In the end, an evaluation was proposed containing open and essay questionnaires, in addition to a qualitative survey of students' satisfaction with the sequence. The results of applying this SD proposal were satisfactory, considering the performance of the students in the activities developed, as well as the opinions revealed by the class. To complement the work carried out, the results of applying this SD were compared to others, presented by another 2nd year high school class at the same school, however, without using the proposed didactic sequence. Again, it could be noted, through the students' performance in the final evaluation, that the DS may have been a differential for the students, whose learning showed signs of significance, as predicted by Ausubel theory, adopted in this work
Thermal machines;Thermodynamics;Meaningful learning;Physics teaching;Active methodologies
1
158
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO
O trabalho possui divulgação autorizada
amor_rs_me_prud.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
Inovação no Ensino de Física (Polo 16-FCT/UNESP)

Banca Examinadora

AGDA EUNICE DE SOUZA ALBAS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
AGDA EUNICE DE SOUZA ALBAS Docente - PERMANENTE
JOAO RICARDO NEVES DA SILVA Participante Externo
DEUBER LINCON DA SILVA AGOSTINI Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO DE MÁQUINAS TÉRMICAS USANDO MATERIAIS POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS TÉCNICA OUTRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer