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FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
SAÚDE E ENVELHECIMENTO (33029016002P0)
Avaliação da Cultura de Segurança do Paciente em um Hospital Público de Ensino
RICARDO KRIEGER AZZOLINI
DISSERTAÇÃO
06/09/2022

Introdução: A Cultura de Segurança (CS) caracteriza-se por ser resultado de valores, atitudes, crenças e comportamentos individuais, ou em grupo, que representam interesses coletivos no oferecimento de uma assistência segura. A CS tem recebido crescente atenção nas organizações pelo aumento da complexidade dos cuidados, o que aumenta a potencialidade da ocorrência de incidentes, erros ou falhas, especialmente em hospitais. A avaliação do status da Cultura de Segurança do Paciente (CSP) em hospitais permite identificar e administrar, prospectivamente, questões relevantes nas rotinas de trabalho. Objetivo: Avaliar as características da Cultura de Segurança do Paciente (CSP) dos profissionais de um hospital público de ensino no interior do estado de São Paulo. Métodos: Estudo quantitativo, observacional, do tipo transversal, realizado nos meses de agosto a dezembro de 2021, em hospital terciário público que desenvolve atividades de ensino. Foram coletadas respostas de 174 profissionais com o questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture 1.0 (HSOPSC). Os dados foram analisados descritivamente, com dados de frequência, pelos softwares Hospital Data Entry and Analysis Tool e SPSS 2.0, e a avaliação da confiabilidade foi feita pelo alfa de Cronbach. Os preceitos éticos estabelecidos para pesquisas com seres humanos foram cumpridos. Resultados: Não foi observada nenhuma dimensão (D1-12) que pudesse ser nomeada “fortalecida” para a CSP. Duas dimensões (D1, D2) foram caracterizadas “neutras”, e dez dimensões (D3-12), “enfraquecidas”. As dimensões “trabalho em equipe no âmbito das unidades” (54%, α=0,68), “aprendizado organizacional” (65%, α=0,79) e “expectativas e ações dos supervisores e gerentes para promoção da segurança do paciente” (49%, α=0,58) apresentaram maior positividade, enquanto as dimensões “trabalho em equipe entre as unidades/áreas” (28%, α=0,65), “passagem de plantão/turno e transferências” (27%, α=0,74) e “respostas não punitivas ao erro” (19%, α=0,39) tiveram a menor positividade. A avaliação geral da segurança do paciente na unidade de trabalho foi positiva para 36% dos profissionais. Foi verificado que 75% dos participantes não notificaram evento adverso nos últimos 12 meses. Conclusões: Os resultados encontrados nas 12 dimensões demonstraram a necessidade de um eficiente esforço institucional para aperfeiçoar a segurança do paciente que, de maneira geral, mostrou-se deficiente.

Segurança do Paciente;Qualidade da Assistência à Saúde;Cultura Organizacional;Equipe de Assistência ao Paciente, Avaliação de serviços de saúde.
Introduction: Safety Culture (SC) is best known for being the result of individual or group values, attitudes, beliefs, and behaviors, which represent collective interests in offering health care. SC has received increasing attention in organizations due to the increased complexity of health care, which increases the potential for incidents, mistakes, or failures, especially in hospitals. Assessing the Patient Safety Culture (PSC) status in hospitals allows the prospective identification and management of relevant issues in work routines. Objective: To evaluate the characteristics of the Patient Safety Culture (PSC) of professionals at a public teaching hospital in the interior of the state of São Paulo. Methods: Quantitative, observational, cross-sectional study, carried out from August to December 2021, in a public tertiary hospital that develops teaching activities. We have collected answers from 174 professionals by using the Hospital Survey on Patient Safety Culture 1.0 (HSOPSC) questionnaire. Data were analyzed descriptively, with frequency data, using Hospital Data Entry and Analysis Tool and SPSS 2.0 software, and reliability was assessed using Cronbach's alpha. The ethical precepts established for research with human beings were complied with. Results: No dimension (D1-12) that could be named “strengthened” for PSC was observed. Two dimensions (D1, D2) were characterized as “neutral”, and ten dimensions (D3-12), were “weakened”. The dimensions of “teamwork within the units” (54%, α=0.68), “organizational learning” (65%, α=0.79) and “expectations and actions of supervisors and managers to promote the safety of the patient” (49%, α=0.58) showed greater positivity, while the dimensions “teamwork between units/areas” (28%, α=0.65), “shift handover and transfers” ( 27%, α=0.74) and “non-punitive responses to mistakes” (19%, α=0.39) had the lowest positivity. The general assessment of patient safety in the work unit was positive for 36% of professionals. It has been observed that 75% of the participants did not report an adverse event in the last 12 months. Conclusions: The results found in the 12 dimensions demonstrated the need for an efficient institutional effort to improve patient safety, which, in general, proved to be deficient.
Patient Safety;Health Care Quality;Organizational culture;Patient Care Team, Health Services Assessment.
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PORTUGUES
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Ricardo_Krieger_Azzolini_Dissertação_Mestrado.pdf

Contexto

SAÚDE E ENVELHECIMENTO
EDUCAÇÃO E CUIDADO À SAÚDE NO CICLO DA VIDA
Farmacoepidemiologia no envelhecimento

Banca Examinadora

CARLOS ALBERTO LAZARINI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CARLOS ALBERTO LAZARINI Docente - PERMANENTE
MARIA ELIZABETH DA SILVA HERNANDES CORREA Participante Externo
AGNALDO BRUNO CHIES Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Profissional Autônomo
Não
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