• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Estudos Linguísticos (28002016012P3)
POR UMA LEITURA FILOLÓGICA DOS CAUSOS SERTANEJOS DE EULÁLIO MOTTA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PLATAFORMA DIGITAL BAHIA HUMORÍSTICA NA ESCOLA
ELIZABETH MOTA NAZARETH DE ALMEIDA
TESE
27/10/2022

A tese, intitulada Por uma leitura filológica dos causos sertanejos de Eulálio Motta nas aulas de Língua Portuguesa: plataforma digital Bahia Humorística na escola, inserida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), tem como objetivo apresentar a edição dos causos sertanejos do escritor Eulálio de Miranda Motta, por meio de uma plataforma digital, voltada para a leitura em turmas do Ensino Médio, na Educação Básica. Como corpus para esta pesquisa, foram utilizados os 50 causos sertanejos presentes no caderno Bahia Humorística (BARREIROS, 2012; 2016), bem como os documentos prototextuais e paratextuais relacionados aos textos. Para isso, foi desenvolvida pela pesquisadora, especialmente para essa pesquisa, a plataforma Bahia Humorística na escola: plataforma digital dos causos sertanejos de Eulálio Motta, que se encontra disponível no domínio https://www.bahiahumoristicanaescola.com/ ou no domínio alternativo https://bahiahumoristica.wixsite.com/naescola2. A construção da plataforma foi pautada, principalmente, nos princípios e diretrizes para edições em meio digital propostos por autores como Shillingsburg (1993; 1996; 2010) e Sahle (2016), além das recomendações propostas por Barreiros (2013; 2015; 2018). Em relação à metodologia, a tese encontra-se inserida no âmbito da filologia digital, da sociologia dos textos e da crítica textual aplicada à prática pedagógica. Por meio da plataforma digital Bahia Humorística na escola, os causos sertanejos de Eulálio Motta foram apresentados a partir de camadas editoriais, como a edição fac-similada, a edição topográfica, a edição linearizada (com adaptação dos aparatos genéticos em legendas explicativas interativas) e as edições atualizadas, impressa, digital e com o glossário integrado ao texto. Os elementos bibliográficos e contextuais relacionados aos textos são acessados de maneira hipertextual por meio de recursos hipermidiáticos. A partir dos causos, elaborou-se recursos didáticos, impressos e digitais, tendo em vista discutir a inclusão de escritores não canônicos em salas de aula de Língua Portuguesa, levantar debates acerca das questões linguísticas e identitárias voltadas para a variação do português popular, bem como, contribuir para a formação leitora e o desenvolvimento de competências filológicas de professores e estudantes inseridos em uma sociedade tecnológica digital. Desse modo, a partir deste trabalho de tese, apresenta-se um possível caminho para aliar a práxis filológica aos propósitos educacionais, por meio de recursos tecnológicos digitais, tendo em vista o uso de materiais provenientes de acervo de escritores que passaram por tratamento filológico em salas de aulas de Língua Portuguesa.

Crítica Textual;Plataformas Digitais;Causos Sertanejos;Eulálio Motta
This thesis, entitled For a philological reading of causos sertanejos of Eulálio Motta in Portuguese language classes: Bahia Humorous Digital Platform at school, inserted in scope of Postgraduate Program in Linguistic Studies (PPGEL), of Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), aims to present the edition of causos sertanejos by Eulálio de Miranda Motta, through a digital platform, aimed at reading in high school classes, in Basic Education. As a corpus for this research, 50 causos sertanejos present in Bahia Humorística notebook (BARREIROS, 2012; 2016) were used, as well as prototextual and paratextual documents related to the texts. For this, researcher developed, especially for this research, platform Bahia Humorística na Escola: Plataforma Digital dos sertanejos de Eulálio Motta, which is available at https://www.bahiahumoristicanaescola.com/ or at alternative address https://bahiahumoristica.wixsite.com/naescola2. The construction of platform was based mainly on principles and guidelines for editions in digital media proposed by authors such as Shillingsburg (1993; 1996; 2010) and Sahle (2016), in addition to recommendations proposed by Barreiros (2013; 2015; 2018). Regarding methodology, this thesis is inserted in the scope of digital philology, the sociology of texts and textual criticism applied to pedagogical practice. Through the Bahia Humorística na Escola digital platform, causos sertanejos of Eulálio Motta were presented from editorial layers, such as facsimile editing, topographical editing, linearized editing (with adaptation of genetic apparatus in interactive explanatory captions) and updated editions, printed, digital and with the glossary integrated into the text. The bibliographic and contextual elements related to texts are accessed in a hypertextual way through hypermedia resources. From the causos, didactic resources were elaborated, printed and digital, with a view to discussing the inclusion of non-canonical writers in Portuguese Language classrooms, raising debates about linguistic and identity issues focused on variation of popular Portuguese, as well as how to contribute to reading formation and development of philological competences of teachers and students inserted in a digital technological society. Thus, from this thesis work, a possible way is presented to combine philological praxis with educational purposes, through digital technological resources, in view of use of materials from collection of writers who underwent philological treatment in Portuguese language classrooms.
Textual Criticism;Digital Platforms;Causos sertanejos;Eulálio Motta
1
479
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
O trabalho possui divulgação autorizada
Tese Elisabeth.pdf

Contexto

LINGUAGEM E SOCIEDADE
VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICA NO PORTUGUÊS
HIPEREDIÇÃO DA OBRA DE EULÁLIO MOTTA

Banca Examinadora

PATRICIO NUNES BARREIROS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MANOEL MOURIVALDO SANTIAGO ALMEIDA Participante Externo
LILIANE LEMOS SANTANA BARREIROS Docente - PERMANENTE
ALICIA DUHA LOSE Docente - PERMANENTE
ARIVALDO SACRAMENTO DE SOUZA Pós-Doc
PATRICIO NUNES BARREIROS Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 1

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer