A tese, intitulada Por uma leitura filológica dos causos sertanejos de Eulálio Motta nas aulas de Língua Portuguesa: plataforma digital Bahia Humorística na escola, inserida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), tem como objetivo apresentar a edição dos causos sertanejos do escritor Eulálio de Miranda Motta, por meio de uma plataforma digital, voltada para a leitura em turmas do Ensino Médio, na Educação Básica. Como corpus para esta pesquisa, foram utilizados os 50 causos sertanejos presentes no caderno Bahia Humorística (BARREIROS, 2012; 2016), bem como os documentos prototextuais e paratextuais relacionados aos textos. Para isso, foi desenvolvida pela pesquisadora, especialmente para essa pesquisa, a plataforma Bahia Humorística na escola: plataforma digital dos causos sertanejos de Eulálio Motta, que se encontra disponível no domínio https://www.bahiahumoristicanaescola.com/ ou no domínio alternativo https://bahiahumoristica.wixsite.com/naescola2. A construção da plataforma foi pautada, principalmente, nos princípios e diretrizes para edições em meio digital propostos por autores como Shillingsburg (1993; 1996; 2010) e Sahle (2016), além das recomendações propostas por Barreiros (2013; 2015; 2018). Em relação à metodologia, a tese encontra-se inserida no âmbito da filologia digital, da sociologia dos textos e da crítica textual aplicada à prática pedagógica. Por meio da plataforma digital Bahia Humorística na escola, os causos sertanejos de Eulálio Motta foram apresentados a partir de camadas editoriais, como a edição fac-similada, a edição topográfica, a edição linearizada (com adaptação dos aparatos genéticos em legendas explicativas interativas) e as edições atualizadas, impressa, digital e com o glossário integrado ao texto. Os elementos bibliográficos e contextuais relacionados aos textos são acessados de maneira hipertextual por meio de recursos hipermidiáticos. A partir dos causos, elaborou-se recursos didáticos, impressos e digitais, tendo em vista discutir a inclusão de escritores não canônicos em salas de aula de Língua Portuguesa, levantar debates acerca das questões linguísticas e identitárias voltadas para a variação do português popular, bem como, contribuir para a formação leitora e o desenvolvimento de competências filológicas de professores e estudantes inseridos em uma sociedade tecnológica digital. Desse modo, a partir deste trabalho de tese, apresenta-se um possível caminho para aliar a práxis filológica aos propósitos educacionais, por meio de recursos tecnológicos digitais, tendo em vista o uso de materiais provenientes de acervo de escritores que passaram por tratamento filológico em salas de aulas de Língua Portuguesa.