• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Estudos Linguísticos (28002016012P3)
DISCURSO, LITERATURA E RESISTÊNCIA: UMA ANÁLISE FOUCAULTIANA DE ESCRITAS DE SI DA POETA NEGRA BAIANA JÚLIA SUZARTE
EDNA RIBEIRO MARQUES AMORIM
TESE
17/11/2022

Este trabalho analisa os poemas da escritora negra Júlia Suzarte, por meio de suas postagens no Facebook, no Instagram e nos escritos no livro No meu quintal, como prática discursiva de resistência, a partir da qual se pode fazer o diagnóstico do presente. Esta investigação tem, como objetivo geral, analisar o discurso da poeta negra e seus modos de subjetivação ao produzir literatura, atravessado pelo universo midiático, centralizando a discussão nos textos postados no em suas redes sociais, de 2015 a 2020, e também aqueles publicados no livro No meu quintal, em 2019. Temos, ainda, como objetivos específicos, descrever o acervo literário da poeta, seu modo de enunciar a si, caracterizando o processo de constituição da escrita de si e suas condições de emergência; identificando os enunciados, descrevendo seu funcionamento e as regularidades discursivas presentes nas produções literárias da mulher negra poeta. Questionamos qual o espaço ocupado pela poética dessa escritora, pensando a literatura como lugar de constituição dos sujeitos e levando em conta as experiências estéticas da mulher negra nordestina hoje, mobilizando o método arqueogenealógico, o qual aponta para uma complementaridade da arqueologia com a genealogia, conforme definidos por Foucault (2016, 2018b). A análise do corpus aconteceu em três momentos: 1) descrição de sete poemas retirados do livro publicado pela escritora, com atenção aos enunciados produzidos e às regularidades encontradas; 2) discussão de cinco postagens com fotos do Facebook e cinco do Instagram (além de outras quatorze postagens analisadas ao longo do texto), que foram selecionadas pelos temas mais frequentes e por elementos discursivos, com atenção aos corpos que aparecem, observando o cabelo, o modo de apresentar-se, as expressões do rosto, os espaços, as cores; 3) análise de dois vídeos publicados no Facebook, um de 2018, com forte abordagem política, e outro de 2020, com reflexões sobre aprendizagens oportunizadas pelo isolamento social, provocadas pela pandemia do coronavírus. Neles, além das regularidades discursivas, observamos as diferenças existentes, os espaços, a temática, a apresentação dos corpos. Como resultados, identificamos, nesse estudo, que o discurso dessa escritora ocupa um lugar de resistência a práticas disciplinares - o que permite a sua autoinserção no mundo, que tenta colocá-la em um lugar de invisibilidade, como sujeita subalterna que não pode falar. Outra questão a que chegamos é que a literatura aqui tratada é uma prática histórico-discursiva de constituição dessa sujeita, possibilitando fazer o diagnóstico da realidade (FOUCAULT, 2014b), a partir da escrita de si (FOUCAULT, 2017) e da escrevivência (EVARISTO, 2020a).

Literatura negra;Resistência;Escrita de si;Escrevivência;Diagnóstico do presente.
This paper analyzes the poems of the black writer Júlia Suzarte, through her posts on Facebook, Instagram and writings in the book No meu quintal, as a discursive practice of resistance, from which we can make the diagnosis of the present. This research has, as a general objective, to analyze the discourse of the black poet and her modes of subjectivation when producing literature, crossed by the media universe, focusing the discussion on the texts posted on her social networks, from 2015 to 2020, and also those published in the book No meu quintal, in 2019. We also have, as specific objectives, to describe the literary collection of the poet, her way of self-writing, characterizing the process of constitution of the self-writing and its conditions of emergence; identifying the utterances, describing their functioning and the discursive regularities present in the literary productions of the black woman poet. We have inquired what is the place occupied by the poetics of this writer, thinking literature as a place of constitution of subjects and taking into account the aesthetic experiences of the northeastern black woman today, deploying the archaeogenealogical method, which points to a complementarity of archaeology with genealogy, as defined by Foucault (2016, 2018b). The analysis of the corpus took place in three moments: 1) description of seven poems drawn from the book published by the writer, with attention to the utterances produced and the regularities found; 2) discussion of five posts with photos from Facebook and five from Instagram (in addition to other fourteen posts analysed throughout the text), which were selected by the most frequent themes and discursive elements, with attention to the bodies that appear, observing the hair, the way of presenting oneself, the expressions of the face, the spaces, the colours; 3) analysis of two videos published on Facebook, one from 2018, with a strong political approach, and another from 2020, with reflections on learning opportunized by social isolation, caused by the coronavirus pandemic. Besides the discursive regularities, we observed the existing differences, the spaces, the theme, the presentation of the bodies. As results, we identify, in this study, that the discourse of this writer occupies a place of resistance to disciplinary practices - which allows her self-insertion in the world that tries to put her in a place of invisibility, as a subordinating subject who cannot speak. The literature treated here is a historical-discursive practice of constitution of this subject, making possible the diagnosis of the present (FOUCAULT, 2014b), from the self-writing (FOUCAULT, 2017) and from escrevivência (EVARISTO, 2020a).
Black Literature;Resistance;Self-writing;Escrevivência;Diagnosis of the present.
1
231
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
O trabalho possui divulgação autorizada
Tese Edna R. M. Amorim versão final.pdf

Contexto

LINGUAGEM E SOCIEDADE
PRÁTICAS TEXTUAIS E DISCURSIVAS
AUDIOVISUALIDADES: ELABORAR COM FOUCAULT

Banca Examinadora

CARLA LUZIA CARNEIRO BORGES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CARLA LUZIA CARNEIRO BORGES Docente - PERMANENTE
PALMIRA VIRGINIA BAHIA HEINE ALVAREZ Docente - PERMANENTE
MARISA MARTINS GAMA KHALIL Participante Externo
RENAILDA FERREIRA CAZUMBA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer