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UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
POLÍTICA SOCIAL (53001010035P1)
INSTITUTOS FEDERAIS: UMA CONQUISTA CONTRA-HEGEMÔNICA DA CLASSE TRABALHADORA
KLEBERSON PIERRE CARDOSO DE JESUS
TESE
30/01/2023

Este trabalho analisa a operação da classe trabalhadora, dos movimentos de luta pela educação e dos intelectuais que formularam uma proposta estratégica de educação integral contra-hegemônica que foi cravada na burocracia do Estado brasileiro, durante os governos petistas. Para isso, buscou-se analisar os fundamentos basilares da nova institucionalidade a partir das categorias desenvolvimento econômico, trabalho e emancipação humana. Analisou-se 41 (quarenta e um) Projetos Pedagógicos Institucionais (PPIs) dos institutos federais. O tratamento dos dados foi realizado por meio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ). Combinou-se a literatura teórico-metodológica e crítico-dialética marxiana com o trato empírico documental para revelar as determinações históricas, sociais, políticas e econômicas da política de educação profissional no percurso da educação e do desenvolvimento do capitalismo periférico e dependente do Brasil. A disputa pela hegemonia de concepções entre as classes burguesa e trabalhadora na educação profissional no século XXI foram evidenciadas pelos (04) documentos dos aparelhos privados de hegemonia da burguesia industrial (CNI e Fiesp), e as evidências empíricas apontam que o ambiente de conciliação de classes possibilitou que a classe trabalhadora realizasse uma inflexão contra-hegemônica na educação profissional com o projeto de expansão dos institutos federais. Os PPIs indicam uma concepção de desenvolvimento voltada a projetos locais ou regionais. Quanto às categorias trabalho e emancipação humana, verifica-se uma predominância do trabalho no sentido ontológico e o conceito de emancipação vinculado aos processos integradores políticos ou pedagógicos. Os PPIs carecem de reorientação de suas diretrizes para indicar pragmaticamente o caráter ineliminável entre trabalho e emancipação humana. Isso requer ações estratégicas para formação de uma moral coletiva e solidária dos estudantes (novos intelectuais orgânicos) na disputa pela hegemonia do pensamento emancipatório, por meio de programas, projetos e ações que pautem destruição do trabalho explorado e a ascensão e hegemonia do trabalho coletivo e solidário.

Educação profissional. Desenvolvimento econômico. Trabalho. Emancipação Humana
This work analyzes the operation of the working class, education struggle movements, and intellectuals who formulated a strategic proposal for integral, counter-hegemonic education that was embedded in the bureaucracy of the Brazilian state during the Workers' Party governments. To do so, the basic foundations of the new institutional framework were analyzed based on the categories of economic development, work, and human emancipation. 41 Institutional Pedagogical Projects (PPIs) from the federal institutes were analyzed. The data treatment was carried out through the software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ). The theoretical-methodological and critical-dialectical Marxist literature was combined with empirical documentary treatment to reveal the historical, social, political, and economic determinations of the professional education policy in the course of education and the development of Brazil's peripheral and dependent capitalism. The dispute for hegemony of conceptions between the bourgeois and working-class in professional education in the 21st century was evidenced by the (04) documents from the private devices of industrial bourgeoisie hegemony (CNI and Fiesp), and empirical evidence points that the environment of class conciliation enabled the working class to make a counter-hegemonic inflection in professional education with the project of expanding federal institutes. The PPIs indicate a conception of development focused on local or regional projects. As for the categories of work and human emancipation, there is a predominance of work in the ontological sense, and the concept of emancipation is linked to political or pedagogical integration processes. The PPIs lack a reorientation of their guidelines to pragmatically indicate the ineliminable character between work and human emancipation. This requires strategic actions to form a collective and solidary morality of students (new organic intellectuals) in the dispute for the hegemony of emancipatory thought, through programs, projects, and actions that aim to destroy exploited work and the rise and hegemony of collective and solidary work.
Professional education. Economic development. Work. Human emancipation
01
183
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Tese Kleberson.pdf

Contexto

Estado, Política Social e Direitos
TRABALHO, QUESTÃO SOCIAL E EMANCIPAÇÃO
TRABALHO, ACUMULAÇÃO E CRISE

Banca Examinadora

CARLOS ALBERTO FERREIRA LIMA
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
NEWTON NARCISO GOMES JUNIOR Docente - PERMANENTE
LILIANE CAPILE CHARBEL NOVAIS Participante Externo
CARLOS ALBERTO FERREIRA LIMA Docente - COLABORADOR
GAUDENCIO FRIGOTTO Participante Externo
CAMILA POTYARA PEREIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não
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